CliqueVestibular - Portal de Vestibular e Enem

NOTÍCIAS

Como funciona o copo Stanley

Entenda o funcionamento técnico do Stanley ou copo Stanley

Vaso de Dewar

“A novidade veio dar à praia, Na qualidade rara de sereia, Metade o busto de uma deusa maia, metade um grande rabo de baleia. A novidade era o máximo, um paradoxo estendido na areia…” começo esse texto com essa letra do Gilberto Gil e Os Paralamas do Sucesso para falar da novidade do momento, o tão falado copo Stanley, esse mesmo que mantém a cerveja gelada por 6 horas. Na qualidade de um leigo, mas admirador do marketing, quem vai deixar a cerveja em um copo por 6 horas? Bom… eu não consigo me responder essa pergunta, mas sempre tem uma segunda pergunta que é sempre feita, como esse copo consegue manter a temperatura do líquido durante tanto tempo? Meu caro leitor, aqui está agora o porquê da escolha da música, pois não há novidade alguma nesse processo, aliás, podemos dizer que a novidade sempre esteve em nosso cotidiano, contudo nós não prestamos a devida atenção nela. Observe, em sua casa você tem uma garrafa térmica, que se você não bebe café, alguém em sua casa faz isso e para conservar a temperatura do café em um longo intervalo de tempo, o café é colocado na garrafa térmica, pois é o copo Stanley também é uma garrafa térmica, só que agora com o intuito de não deixar a bebida ficar “quente”. A primeira coisa, vamos dá o nome técnico dessa garrafa térmica. Esse material é chamado de vaso de Dewar, agora que você foi apresentado a novidade, ou a não tão novidade assim, não sei como vamos falar sobre isso. Podemos agora começar a entender como isso funciona. Agora, terei que usar um pouco de linguagem científica, mas vou tentar fazer isso da forma mais simplificada.

Conceito

O conceito de calor é que essa é uma forma de energia que está em trânsito. Naturalmente calor passa do corpo mais quente para o corpo mais frio, até que ocorra o equilíbrio térmico. Observe aqui nesse conceito que calor não é uma coisa quente como falamos em nosso cotidiano. Um objeto quente tem alta temperatura. Uma hora iremos conversar de forma bem informal, mas científica pra que você entenda a diferença entre calor e temperatura, mas voltando a nosso foco inicial, percebemos que nesse caso, o equilíbrio térmico nesses casos é que a temperatura dos objetos esteja igual a temperatura do ambiente onde esse está inserido. Aqui então temos uma análise muito importante para ser observada, esse ambiente pode ceder ou receber calor de qualquer objeto que esteja com uma temperatura diferente da temperatura do ambiente. Esse processo se dá de duas formas temos o calor latente, quando um objeto muda de estado físico – uma pedra de gelo, quando colocada na pia e derrete – passa tanto por calor latente e também por calor sensível., esse tem a função de fazer a temperatura da substância ser elevada até a temperatura de equilíbrio térmico (ambiente).

O detalhe é que há ambientes que dificultam essa troca de calor – chamamos esses ambientes de adiabáticos – um caso desse ambiente é aquele isopor onde num show você compra sua cervejinha naquela festa, por exemplo, temos uma colega aqui no nosso site que já vai pro show com seu isopor e as bebidas, mas depois vocês descobrirão quem é, então trazendo novamente o nosso foco. Quando a substância que está com a temperatura é diferente do ambiente, mas que deseja-se seja colocada para que essa troca de calor seja dificultada colocamos nesses recipientes adiabáticos – um pequeno detalhe que preciso te contar é que não há na Física qualquer recipiente perfeitamente adiabático, mas ambientes eficientes em dificultar a troca de calor. Te contei a função desse copo, mas você quer saber como ele é formado

Como funciona o copo Stanley

Na imagem podemos observar algumas coisas importantes. Essa parede dupla espelhada tem a função de refletir o calor, ou seja, quando esse calor é refletido é impedido de sair pro ambiente, claro quando devidamente fechado – isolado do ambiente. Claro que uma parte desse calor vai conseguir sair desse ambiente espelhado e quando isso ocorre esse calor encontra o vácuo. Esse vácuo é muito importante para impedir o contato desse calor com o ambiente externo “aprisionando” o calor nesse ambiente. Sempre fazendo a ressalva de que isso ocorre sempre quando o conteúdo está devidamente isolado do ambiente. Porém, como nós sabemos calor é uma energia que flui, o que esse recipiente consegue é dificultar a troca de calor com o ambiente. O copo Stanley coloca o tempo de 6 horas pra demonstrar que é tão eficiente que consegue deixar a cerveja gelada nesse tempo. Quando mais eficiente esse copo for, mais difícil a troca de calor com o ambiente.

Caro leitor, espero que eu tenha te explicado isso no texto de forma muito eficiente e didática. Se quiser saber mais entra em contato com o pessoal do Clique Vestibular. Escreva pra nós colocando sua dúvida.

Até a próxima.

Por prof. Tairone