Clique Vestibular

NOTÍCIAS

Corona vírus e Exponencial, como ENEM pode e cobrará isso na próxima prova.

Devido ao calendário e a pandemia, este ano a pandemia não foi cobrada, porém na próxima prova as coisas serão diferentes.

Photo by Anton on Unsplash

A prova do ENEM de 2020 não cobrou muita coisa da atualidade, mas o motivo é que a Covid 19 fez com que a prova abordasse temas e questões criadas antes da pandemia.

Porém a crise continua, e a pandemia continua matando milhões de brasileiros, e deve sim ser cobrada em massa na próxima prova. Biologia, Química, História, Redação tem muita chance de abordar o tema, porém, eu apostaria na prova de matemática, sim ela mesma.

Questões de crescimento populacional de bactérias  costumam cair muito nas provas, principalmente as que têm logaritmo e crescimento exponencial.

Sobre o covid

Na cidade de Wuhan, na China, em torno de 31/12/2020 foram constatados os primeiros casos de coronavírus (Covid – 19), e a incidência aumentou de maneira exponencial nas semanas seguintes.

Veja o vírus Covid – 19 na imagem:

Desde o início da pandemia até os dias atuais, confirmam-se milhões de pacientes diagnosticados e mortos pelo mundo, sendo que apenas no Brasil a conta já ultrapassou 250.000 mortes.

Lembrando o gráfico de uma função exponencial:

Mostraremos agora, em forma de gráfico, o avanço das mortes no Brasil:

 Podemos perceber que é muito semelhante às mortes provocadas pelo Covid – 19 com o gráfico de uma função exponencial.

Para se ter uma noção das mortes causada pela pandemia do Covid – 19 no Brasil, acompanhe a representação abaixo:

E como pode ser cobrado?

Exemplo de atividade envolvendo função exponencial.

Um grupo de biólogos está estudando o desenvolvimento de uma determinada colônia de bactérias e descobriu que sob condições ideais, o número de bactérias pode ser encontrado através da expressão 

,

sendo t em horas.

Considerando essas condições, quanto tempo após o início da observação, o número de bactérias será igual a 8.192.000?

Resolução

Na situação proposta, conhecemos o número de bactérias, ou seja, sabemos que N(t) = 8.192.000 e queremos descobrir o valor de t. Então, basta substituir esse valor na expressão dada: