Clique Vestibular

NOTÍCIAS

Correção Biologia da UECE 2020-2 pela professora Kátia Kern

Prova de Biologia da UECE 2020-2

Correção Biologia da EUCE pela professora Kátia Kern

55. De acordo com a hipótese heterotrófica da origem da vida, é correto afirmar que

A) a obtenção de energia dos primeiros organismos era feita por sistemas simples utilizando oxigênio.

B) os primeiros organismos eram heterótrofos aeróbios por não utilizarem oxigênio.

C) os primeiros seres vivos heterótrofos realizavam quimiossíntese sintetizando moléculas orgânicas diversas.

D) os primeiros seres vivos teriam surgido em mares repletos de moléculas orgânicas que serviam de alimento para esses organismos.

A hipótese heterotrófica afirma que os primeiros seres vivos não eram capazes de produzir seu próprio alimento, ou seja, apresentavam uma nutrição heterotrófica, para isso eles absorvia a matéria orgânica presente no meio.

56. Em relação a vitaminas e sais minerais, assinale a afirmação verdadeira.

A) As vitaminas e alguns sais minerais como o ferro e o zinco são macronutrientes que precisam ser ingeridos em grandes quantidades.

B) O ácido ascórbico, vitamina C, e as vitaminas do complexo B são lipossolúveis.

C) A carência de vitaminas provoca estados clínicos conhecidos como hipervitaminoses.

D) Vitaminas, por serem moléculas orgânicas necessárias aos animais, quando não são por eles sintetizadas, ou o são em quantidades inadequadas, devem ser obtidas por meio da dieta.

As vitaminas são nutrientes essenciais para o funcionamento adequado do nosso organismo e são obtidas por meio de uma dieta balanceada e saudável.

 

57. A respeito da membrana plasmática, é correto dizer que

A) é o envoltório rígido e espesso que reveste todas as células.

B) é uma bicamada de proteínas com lipídeos nela inseridos.

C) desempenha funções de reconhecimento e transporte de substâncias e tem permeabilidade seletiva.

D) as fosfoproteínas que compõem sua bicamada são moléculas anfipáticas.

Entre as principais funções da membrana plasmática é controlar o que entra e o que sai do interior da célula, uma propriedade conhecida como permeabilidade seletiva. Por ser formada por uma bicamada lipídica, ela é impermeável à maior parte das moléculas solúveis em água, além disso por meio do glicocálice ela apresenta função de reconhecimento celular e transporte de substâncias.

58. Atente para o que se diz a seguir sobre a doença Covid-19 e assinale com V o que for verdadeiro e com F o que for falso.

( ) É considerada uma pandemia, pois o vírus SARS-CoV-2, que infecta seres humanos causando uma doença infecciosa, consegue disseminar-se de forma fácil e sustentável entre um grande número de pessoas de todos os continentes do planeta.

( ) Os sintomas mais comuns da Covid-19, que afeta diferentes pessoas de diferentes maneiras, são febre, cansaço e tosse seca. Outros sintomas incluem congestão nasal, dor de cabeça, dor de garganta, diarreia, dificuldade de respirar, perda de paladar e/ou olfato.

( ) As principais medidas de proteção contra a Covid-19 são lavar as mãos frequentemente com água e sabão ou higienizá-las com álcool em gel, cobrir a boca quando tossir ou espirrar, manter-se a pelo menos 1 metro de distância das outras pessoas e usar máscara.

( ) O vírus SARS-CoV-2, causador da Covid-19, por apresentar metabolismo próprio e independer de outros seres vivos para realizar suas funções vitais, é chamado de parasita intracelular. Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:

A) F, V, V, F.

B) V, V, V, F.

C) F, F, F, V.

D) V, F, F, V.

Todos os vírus são denominados de parasitas intracelulares obrigatórios, pois apenas se reproduzem no interior de células, portanto, esses organismos não possuem célula e metabolismo próprio.

 

59.As briófitas são organismos

A) vasculares, autótrofos e multicelulares.

B) avasculares, autótrofos e multicelulares.

C) avasculares, heterótrofos e unicelulares.

D) vasculares, heterótrofos e unicelulares.

As briófitas são plantas avasculares (não possuem vasos condutores de seiva) que crescem em solos úmidos, pedras ou troncos de árvores,  e como todos os indivíduos do Reino Plantae são capazes de produzir seu próprio alimento, ou seja, autótrofos e são multicelulares (muitas células).

 

60. São características dos representantes do filo Annelida:

A) ter respiração cutânea, corpo alongado e segmentado, e ser celomado.

B) ter simetria radial, corpo achatado e sistema circulatório fechado.

C) ter simetria bilateral, respiração pulmonar e ser celomado.

D) ter corpo cilíndrico, sistema circulatório aberto e ser acelomado.

 O corpo dos anelídeos é todo segmentado, formado por estruturas circulares, como se fossem anéis, característica que dá o nome do filo, são os primeiros animais há apresentar celomas e possuem respiração cutânea, ou seja, através da pele.

61. O tecido que forma os diversos tecidos vegetais e cujas células apresentam alta capacidade de se dividir é denominado de

A) meristema.

B) colênquima.

C) xilema.

D) parênquima.

O meristema, pode ser considerado as células tronco dos vegetais, pois é um tecido vegetal responsável pelo crescimento da planta e pela formação de outros tipos de tecidos vegetais. É constituído de células indiferenciadas ou que se encontram em estágio embrionário.

 

62. Quanto às verminoses humanas, é correto afirmar que

A) a esquistossomose é reconhecida como um dos causadores da diarreia dos viajantes em zonas endêmicas.

B) oxiuríase é adquirida pela ingestão de carne malcozida contendo cisticercos.

C) a teníase tem como característica principal coceira retal, frequentemente noturna, que causa irritabilidade, desassossego, desconforto e sono intranquilo.

D) ancilostomose é uma infecção intestinal, causada por nematódeos, que pode apresentar-se assintomática em caso de infecções leves.

 A ancilostomose pode ser denominada a doença do Jeca Tatu, ou amarelão, é uma infecção intestinal causada por nematódeos, que pode apresentar-se assintomática, em caso de infecções leves. Essa doença é adquirida por meio do contato com solo contaminado com a larva desses parasitas. Uma das formas de prevenção, portanto, é sempre andar calçado.

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS