Clique Vestibular

NOTÍCIAS

Dicas para melhorar seu desempenho no inglês

Muitas vezes erramos a questão por falta de atenção à leitura do enunciado.
Antes de ler o texto, leia o enunciado de cada questão com muito cuidado. Muitas vezes erramos a questão por falta de atenção à leitura do enunciado. Atente para as palavras chaves dos mesmos e concentre sua atenção, ao ler o texto, na informação pedida.
 
Ao ler as alternativas, observe detalhes como:

  • Alternativas muito parecidas. (dificilmente serão a resposta)

    Segundo o texto, os avanços tecnológicos:
    a) Ajudam na comunicação humana.
    b) São grandes responsáveis pela falta de comunicação entre as pessoas.
    c) Colaboram no sentido de fazer as pessoas se comunicarem com maior facilidade.
    d) Estão ajudando em muito a comunicação humana.
    e) Facilitam a vida humana.
    Obs.: A e C são muito semelhantes para serem a resposta certa.

  • Alternativas opostas. (Boa chance de uma ser a resposta)

    Fica subentendido no texto que o pudim
    a) contém baixo teor calórico e pouco açúcar.
    b) é pesado.
    c) contém muitas calorias.
    d) é feito de frutas.
    e) é muito saboroso.
    Obs.: A e C são opostas.

  • Questões que se completam e dão informações sobre as anteriores.

    VERBS
    A verb is the worst thing in the world,
    For me to learn aright,
    And when the teachers call on me
    I never get it right.

    I try to give the parts of verbs
    And say see, saw, seen
    But when I give the parts of be
    I can’t say be, baw, been.

    If I give the parts of go
    And say go, went gone,
    It doesn’t help a bit with grow!
    I can’t say grow, grent, grone.

    The parts of take you’re very sure
    Are take and took and taken
    Yet bake is very wrong
    As bake and book and baken.

    Que aspecto da língua inglesa é satirizado neste poema?
    a) A posição dos adjetivos na frase.
    b) O passado dos verbos.
    c) Os verbos regulares.
    d) Os verbos irregulares.
    e) As conjunções e preposições.

    O autor do poema insinua que
    a) não deveriam existir verbos irregulares em inglês.
    b) Só deveriam existir verbos regulares em inglês.
    c) Não deveriam existir verbos regulares em inglês.
    d) Não deveriam existir verbos em inglês.
    e) Verbos com o som parecido deveriam formar o passado irregular com a mesma terminação.
    Obs.: A 2ª questão deixa claro que o texto fala sobre verbo. Daí, a resposta da 1ª dificilmente será A ou E.

  • Apenas após ler com cuidado as questões, leia o texto. Agora que você já sabe que tipo de informação deverá procurar nele, prenda-se apenas àquilo que você precisa para solucionar a questão. Nem sempre precisamos entender o texto todo para resolvê-la.
  • Procure no texto por palavras cognatas (parecidas na escrita e no significado com a língua nativa) que podem facilitar a compreensão do texto.
  • Atente para os falsos cognatos, que são aquelas palavras que parecem, mas não são. Elas podem trazer dúvidas no texto.

    Observe a lista de falsos cognatos a seguir:
    INGLÊS – PORTUGUÊS
    Actually (adv) – na verdade…, o fato é que…
    Agenda (n) – pauta do dia, pauta para discussões
    Application (n) – inscrição, registro, uso
    Appointment (n) – hora marcada, compromisso profissional
    Appreciation (n) – gratidão, reconhecimento
    Argument (n) – discussão, bate boca
    Assist (v) – ajudar, dar suporte
    Assume (v) – presumir, aceitar como verdadeiro
    Attend (v) – assistir, participar de
    Audience (n) – platéia, público
    Beef (n) – carne de gado
    Casualty (n) – baixas (mortes ocorridas em acidente ou guerra)
    Cigar (n) – charuto
    Collar (n) – gola, colarinho, coleira
    College (n) – faculdade, ensino de 3º grau
    Comprehensive (adj) – abrangente, amplo, extenso
    Compromise (v) – entrar em acordo, fazer concessão
    Contest (n) – competição, concurso
    Costume (n) – fantasia (roupa)

    Data (n) – dados (números, informações)
    Deception (n) – logro, fraude, o ato de enganar
    Defendant (n) – réu, acusado
    Design (v, n) – projetar, criar; projeto, estilo

    Editor (n) – redator
    Educated (adj) – instruído, com alto grau de escolaridade
    Emission (n) – descarga (de gases, etc.)
    Enroll (v) – inscrever, alistar-se, registrar-se
    Eventually (adv) – finalmente, conseqüentemente
    Exciting (adj) – empolgante
    Exit (n, v) – saída, sair
    Expert (n) – especialista, perito
    Exquisite (adj) – refinado

    Fabric (n) – tecido
    Genial (adj) – afável, aprazível
    Graduate program (n) – Curso de pós-graduação
    Hazard (n,v) – risco, arriscar
    Idiom (n) – expressão idiomática, linguajar
    Ingenuity (n) engenhosidade
    Injury (n) – ferimento
    Intend (v) – pretender, ter intenção
    Journal (n) – periódico, revista especializada
    Large (adj) – grande, espaçoso
    Lecture (n) – palestra, aula
    Legend (n) – lenda
    Library (n) – biblioteca
    Lunch (n) – almoço
    Mayor (n) – prefeito
    Moisture (n) – umidade
    Notice (v) – notar, aperceber-se; aviso, comunicação

    Novel (n) – romance
    Office (n) – escritório
    Parents (n) – pais
    Particular (adj) – específico, exato
    Pasta (n) – massa (alimento)
    Policy (n) – política (diretrizes)
    Prejudice (n) – preconceito
    Preservative (n) – conservante
    Pretend (v) – fingir
    Private (adj) – particular
    Pull (v) – puxar
    Push (v) – empurrar
    Range (v) – variar, cobrir
    Realize (v) – dar-se conta, conceber uma idéia
    Record (v, n) – gravar, disco, gravação, registro
    Requirement (n) – requisito
    Resume (v) – retomar, reiniciar
    Retired (adj) aposentado
    Senior (n) – idoso
    Stranger (n) – desconhecido

    Esta lista é, obviamente, muito mais longa. Conhecer estas palavras, entretanto, já será de grande ajuda na leitura.

  • Conhecer prefixos e sufixos é de grande importância. Muitas vezes conhecemos a raiz de uma palavra. Se soubermos que idéia os prefixos e sufixos acrescentam à essa raiz, podemos concluir o significado da nova palavra.
    Exemplo: UNconsciOUSNESS – Inconsciência
    UN (negação) OUS (forma adjetivos) NESS (forma substantivos abstratos)
  • Procure dominar antes do teste preposições e conjunções. Conhecê-las te ajudará a entender como o texto está estruturado e qual a relação existente entre as suas diversas partes.
  • São raras as faculdades que ainda cobram questões de gramática. Entretanto, um bom conhecimento gramatical poderá te ajudar a compreender melhor o texto.
  • Use o contexto e o que você entende no texto para chegar à conclusão da possível função de uma palavras estranha, e daí tente inferir seu significado.
  • Quando o texto apresentar informações visuais (cartuns, charges, etc.), não se esqueça de fazer uma boa “leitura” do desenho. Em via de regra, ele contém grande parte da informação importante. Procure sempre pelos detalhes do desenho. É aí que costumamos encontrar as principais informações.
  • Em alguns textos (históricos, científicos, etc.) o uso de lógica pode nos ajudar na resolução da questão. Mas não se esqueça de procurar confirmação para sua resposta no texto.
  • Conhecimento anterior também pode nos ajudar a resolver questões. Daí a importância de se estar bem informado. Quem lê muito, lê melhor em qualquer língua.