- Alternativas muito parecidas. (dificilmente serão a resposta)
Segundo o texto, os avanços tecnológicos:
a) Ajudam na comunicação humana.
b) São grandes responsáveis pela falta de comunicação entre as pessoas.
c) Colaboram no sentido de fazer as pessoas se comunicarem com maior facilidade.
d) Estão ajudando em muito a comunicação humana.
e) Facilitam a vida humana.
Obs.: A e C são muito semelhantes para serem a resposta certa. - Alternativas opostas. (Boa chance de uma ser a resposta)
Fica subentendido no texto que o pudim
a) contém baixo teor calórico e pouco açúcar.
b) é pesado.
c) contém muitas calorias.
d) é feito de frutas.
e) é muito saboroso.
Obs.: A e C são opostas. - Questões que se completam e dão informações sobre as anteriores.
VERBS
A verb is the worst thing in the world,
For me to learn aright,
And when the teachers call on me
I never get it right.I try to give the parts of verbs
And say see, saw, seen
But when I give the parts of be
I can’t say be, baw, been.If I give the parts of go
And say go, went gone,
It doesn’t help a bit with grow!
I can’t say grow, grent, grone.The parts of take you’re very sure
Are take and took and taken
Yet bake is very wrong
As bake and book and baken.Que aspecto da língua inglesa é satirizado neste poema?
a) A posição dos adjetivos na frase.
b) O passado dos verbos.
c) Os verbos regulares.
d) Os verbos irregulares.
e) As conjunções e preposições.O autor do poema insinua que
a) não deveriam existir verbos irregulares em inglês.
b) Só deveriam existir verbos regulares em inglês.
c) Não deveriam existir verbos regulares em inglês.
d) Não deveriam existir verbos em inglês.
e) Verbos com o som parecido deveriam formar o passado irregular com a mesma terminação.
Obs.: A 2ª questão deixa claro que o texto fala sobre verbo. Daí, a resposta da 1ª dificilmente será A ou E. - Apenas após ler com cuidado as questões, leia o texto. Agora que você já sabe que tipo de informação deverá procurar nele, prenda-se apenas àquilo que você precisa para solucionar a questão. Nem sempre precisamos entender o texto todo para resolvê-la.
- Procure no texto por palavras cognatas (parecidas na escrita e no significado com a língua nativa) que podem facilitar a compreensão do texto.
- Atente para os falsos cognatos, que são aquelas palavras que parecem, mas não são. Elas podem trazer dúvidas no texto.
Observe a lista de falsos cognatos a seguir:
INGLÊS – PORTUGUÊS
Actually (adv) – na verdade…, o fato é que…
Agenda (n) – pauta do dia, pauta para discussões
Application (n) – inscrição, registro, uso
Appointment (n) – hora marcada, compromisso profissional
Appreciation (n) – gratidão, reconhecimento
Argument (n) – discussão, bate boca
Assist (v) – ajudar, dar suporte
Assume (v) – presumir, aceitar como verdadeiro
Attend (v) – assistir, participar de
Audience (n) – platéia, público
Beef (n) – carne de gado
Casualty (n) – baixas (mortes ocorridas em acidente ou guerra)
Cigar (n) – charuto
Collar (n) – gola, colarinho, coleira
College (n) – faculdade, ensino de 3º grau
Comprehensive (adj) – abrangente, amplo, extenso
Compromise (v) – entrar em acordo, fazer concessão
Contest (n) – competição, concurso
Costume (n) – fantasia (roupa)Data (n) – dados (números, informações)
Deception (n) – logro, fraude, o ato de enganar
Defendant (n) – réu, acusado
Design (v, n) – projetar, criar; projeto, estiloEditor (n) – redator
Educated (adj) – instruído, com alto grau de escolaridade
Emission (n) – descarga (de gases, etc.)
Enroll (v) – inscrever, alistar-se, registrar-se
Eventually (adv) – finalmente, conseqüentemente
Exciting (adj) – empolgante
Exit (n, v) – saída, sair
Expert (n) – especialista, perito
Exquisite (adj) – refinadoFabric (n) – tecido
Genial (adj) – afável, aprazível
Graduate program (n) – Curso de pós-graduação
Hazard (n,v) – risco, arriscar
Idiom (n) – expressão idiomática, linguajar
Ingenuity (n) engenhosidade
Injury (n) – ferimento
Intend (v) – pretender, ter intenção
Journal (n) – periódico, revista especializada
Large (adj) – grande, espaçoso
Lecture (n) – palestra, aula
Legend (n) – lenda
Library (n) – biblioteca
Lunch (n) – almoço
Mayor (n) – prefeito
Moisture (n) – umidade
Notice (v) – notar, aperceber-se; aviso, comunicaçãoNovel (n) – romance
Office (n) – escritório
Parents (n) – pais
Particular (adj) – específico, exato
Pasta (n) – massa (alimento)
Policy (n) – política (diretrizes)
Prejudice (n) – preconceito
Preservative (n) – conservante
Pretend (v) – fingir
Private (adj) – particular
Pull (v) – puxar
Push (v) – empurrar
Range (v) – variar, cobrir
Realize (v) – dar-se conta, conceber uma idéia
Record (v, n) – gravar, disco, gravação, registro
Requirement (n) – requisito
Resume (v) – retomar, reiniciar
Retired (adj) aposentado
Senior (n) – idoso
Stranger (n) – desconhecidoEsta lista é, obviamente, muito mais longa. Conhecer estas palavras, entretanto, já será de grande ajuda na leitura.
- Conhecer prefixos e sufixos é de grande importância. Muitas vezes conhecemos a raiz de uma palavra. Se soubermos que idéia os prefixos e sufixos acrescentam à essa raiz, podemos concluir o significado da nova palavra.
Exemplo: UNconsciOUSNESS – Inconsciência
UN (negação) OUS (forma adjetivos) NESS (forma substantivos abstratos) - Procure dominar antes do teste preposições e conjunções. Conhecê-las te ajudará a entender como o texto está estruturado e qual a relação existente entre as suas diversas partes.
- São raras as faculdades que ainda cobram questões de gramática. Entretanto, um bom conhecimento gramatical poderá te ajudar a compreender melhor o texto.
- Use o contexto e o que você entende no texto para chegar à conclusão da possível função de uma palavras estranha, e daí tente inferir seu significado.
- Quando o texto apresentar informações visuais (cartuns, charges, etc.), não se esqueça de fazer uma boa “leitura” do desenho. Em via de regra, ele contém grande parte da informação importante. Procure sempre pelos detalhes do desenho. É aí que costumamos encontrar as principais informações.
- Em alguns textos (históricos, científicos, etc.) o uso de lógica pode nos ajudar na resolução da questão. Mas não se esqueça de procurar confirmação para sua resposta no texto.
- Conhecimento anterior também pode nos ajudar a resolver questões. Daí a importância de se estar bem informado. Quem lê muito, lê melhor em qualquer língua.