Clique Vestibular

NOTÍCIAS

O que é Alopecia: Piada com doença originou confusão no Oscar

Alopecia, piada com doença gera confusão na noite do Oscar, saiba tudo sobre essa doença.

Foto de cottonbro no Pexels 

O ano é 2022, pela primeira vez o eterno “ maluco no pedaço” Will Smith é consagrado como melhor ator, ganhado o prêmio máximo que um ator poderia receber – o Oscar, mas em vez de estarmos falando da representatividade disso, o valor desse prêmio perdeu sua luz, pois tudo que se vê sobre a noite de premiação, foi a briga entre will Smith e Cris Rock.

Apesar dessa triste cena, gostaria de ressaltar o discurso emocionado que Will Smith fez ao receber o Oscar, dizendo que o amor te leva a fazer coisas malucas, e assim que gostaria de resumir, essa cena. O que vemos é apenas um marido se sensibilizando com a doença de sua esposa e a defendendo.

Jada Pinkett Smith – esposa de Will Smith, é uma mulher com calvície, ou seja, careca, mas não por razões de escolha, e sim por possuir uma doença chamada de Alopecia.

 Mas o que é Alopecia??

De forma simplista, significa a queda de cabelo, qualquer  que seja a causa.  Não é exclusivo do couro cabeludo; pode estar em qualquer lugar do corpo, visto que, todos nascem com centenas de milhares de cabelos na cabeça.

É uma doença extremamente comum, afetando cerca de 70% dos homens e 40% das mulheres.

As causas da Alopecia não estão completamente esclarecidas, mas baseado em evidências abrangem uma série de fatores que caracterizam a doença em tipos específicos. A doença pode ocorrer não só pela desordem do organismo, também por outros fatores, como a predisposição genética e desordem hormonal.

Assim como outras doenças a alopecia pode ser transmitida através da herança genética, conforme o relatado por pesquisadores se o pai ou a mãe tiverem desenvolvido a Alopecia, há  chances de o filho herdar é de 50%, e se os dois sofrem com a doença, há chances são de  75%. Mas lembre-se a alopecia é uma doença de caráter autossômico , influenciada pelo sexo, sendo assim mais incidente no sexo masculino

A alopecia pode ser subdividida em duas categorias principais: cicatrizantes e não cicatrizantes. Sendo a mais comum a alopecia não cicatrizantes ou androgênica, muito comum no sexo (biológico) masculino, por estar relacionando com a diminuição na produção do hormônio testosterona

Outro tipo de alopecia não cicatrizantes que cabe destaque aqui é a alopecia areata , que nada mais é do que, a queda de cabelo que pode afetar todas as partes do corpo, incluindo o couro cabeludo, rosto, tronco e extremidades. Quando afeta apenas uma parte do corpo, é chamada de alopecia areata. Quando afeta uma área total do corpo, é chamado de alopecia totalis. Quando envolve todo o corpo, é chamado de alopecia universalis. A etiologia é desconhecida, mas pode estar relacionada a uma doença autoimune.

Segundo a SBD – Sociedade Brasileira de Dermatologia  a Alopecia areata é uma doença inflamatória que provoca a queda de cabelo, e diversos são os fatores envolvidos no seu desenvolvimento, sejam causas genéticas ou razões autoimunes. O único sintoma presente é a queda dos fios de cabelo formando padrões circulares sem pelos ou cabelos. A extensão dessa perda varia, sendo que, em alguns casos, poucas regiões são afetadas, em outros, a perda de cabelo pode ser maior, há ainda, casos raros de alopecia areata total, nos quais o paciente perde todo o cabelo da cabeça; ou alopecia areata universal, na qual caem os pelos de todo corpo.

A alopecia areata não é contagiosa, sendo afetada por fatores emocionais, traumas físicos e quadros infecciosos que  podem desencadear ou agravar o quadro. A evolução da alopecia areata não é previsível.  O cabelo sempre pode crescer novamente, mesmo que haja perda total, isto ocorre porque a doença não destrói os folículos pilosos, apenas os mantêm inativos pela inflamação

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS