Foto de MART PRODUCTION: https://www.pexels.com/pt-br/foto/adultos-analise-pesquisa-antecipacao-7089401/
Descrição
Hoje em dia um dos cursos mais procurados é o de Medicina por causa de dois fatores, tratar as doenças nos seres humanos e é uma das profissões que possui melhor remuneração. Quem decide fazer o curso de medicina sabe que não é fácil conseguir entrar em uma universidade, pois o número de corte é muito grande. Por isso é importante fazer um cursinho preparatório.
I.O que é a Medicina?
A medicina é o curso que tem como objetivo estudar a saúde dos seres humanos, pesquisar e até curar doenças. Também atua de forma a manter a manutenção e restauração da saúde. O médico tem como função pesquisar as doenças e o que as causam no organismo das pessoas, para mais tarde poder tratar e até curar. No dia a dia a sua função é de também: – Prescrever doses e períodos de uso dos medicamentos – Prescrever regimes alimentares – Solicitar exames – Realizar cirurgias – Atuar em programas de esclarecimento e prevenção de doenças – Realizar diagnósticos É importante salientar que a atuação do médico vai depender da área que se especializou, se em cirurgia, oncologia, doenças do coração, ortopedista, entre outros.
II. Como é o campo de trabalho para o médico?
O médico pode atuar em várias áreas, como por exemplo, em postos de saúde, em hospitais públicos, em pronto-socorro ou trabalhar em clinicas particulares. As opções são inúmeras onde o profissional poderá atuar de acordo com a especialização que se formar. Todos sabem que a taxa de empregabilidade para um médico aqui no Brasil é de 100%, não há médico que não tenha boa remuneração.
III. Quanto tempo dura o curso de medicina?
O curso de medicina é um dos mais procurados, mesmo sabendo que até chegar ao atendimento o estudante tem que percorrer um árduo caminho, onde tudo começa pelo vestibular. Depois que o estudante consegue ingressar no curso, ele estará em um dos cursos mais demorados do Brasil, pois ele precisará estudar por muitos anos, até conseguir estar com o tão sonhado diploma em mãos. Para cumprir o curso de medicina é preciso que o estudante frequente a faculdade durante 6 anos, ou 7.200 horas de curso, no mínimo. Depois de todos esses anos e com essa carga horária o médico formado só pode atuar como clinico geral. Para atuar em outras áreas, como por exemplo, dermatologia, ginecologia, oftalmologia, entre outros o curso poderá durar uma década, mas no final valerá a pena cada segundo doado ao curso.
IV. Como é o curso de medicina?
Como você já viu o curso de medicina dura em média 6 anos, mas nos primeiros dois anos do curso, será ensinado os fundamentos básicos da Medicina, como patologia, fisiologia e anatomia. Depois desse período as aulas vão se tornando mais específicas onde vão se aprofundando nos sintomas das doenças, nos processos moleculares e celulares, entre muitos outros. O atendimento a pacientes só é permitido após o terceiro ano de medicina. Nos dois últimos anos do curso os alunos começam a fazer o estágio de medicina e por em prática tudo que estudou e podendo andar nos campos da obstetrícia, clínica cirúrgica, ginecologia, pediatria, obstetrícia e atenção primária.
V. Áreas da medicina que você pode escolher
Veja algumas áreas que você pode escolher para se especializar e poder atuar:
Acupuntura: tratamento de medicina tradicional chinesa, com aplicação de agulhas em pontos determinados do corpo humano.
Acupuntura: tratamento de medicina tradicional chinesa, com aplicação de agulhas em pontos determinados do corpo humano.
Alergia e imunologia – estuda os mecanismos de defesa do organismo.
Anestesiologia – analisa a dor e a aplicação de medicamentos anestésicos.
Angiologia – trata de doenças do sistema circulatório (artérias e veias).
Cancerologia – estuda o câncer.
Cardiologia – estuda doenças que estejam relacionadas ao coração.
Cirurgia – realiza intervenções manuais ou instrumentais no corpo humano.
Clínica médica – trata problemas relacionados ao organismo no geral.
Coloproctologia – estuda doenças do intestino grosso, reto e ânus.
Dermatologia – trata doenças da pele.
Endocrinologia e metabologia – estuda os distúrbios hormonais e os relacionados ao metabolismo.
Endoscopia – analisa os mecanismos fisiopatológicos, diagnóstico e tratamentos de doenças passíveis de abordagem por cirurgia.
Enfermagem – trabalha no apoio a pacientes que se recuperam de doenças ou cirurgias e atua na prevenção de doenças.
Gastroenterologia – trata o sistema digestivo.
Genética médica – estuda os genes e as doenças genéticas.
Geriatria – trata doenças provocadas pelo envelhecimento.
Ginecologia e obstetrícia – estuda o sistema reprodutor feminino, a gravidez e o parto.
Hematologia e hemoterapia – estuda componentes do sangue, seu uso terapêutico e seus componentes. Homeopatia – prática de clínica geral baseada em medicamentos preparados com substâncias naturais.
Infectologia – trata infecções causadas por vírus, bactérias e fungos.
Mastologia – estuda as glândulas mamárias.
Medicina de família e comunidade – estuda o paciente inserido em contexto familiar e comunitário e as doenças que podem estar correlacionadas.
Medicina do trabalho – estuda a prevenção e o tratamento de doenças causadas pelo ambiente de trabalho ou por práticas profissionais.
Medicina de tráfego – estuda a manutenção do bem-estar físico, psíquico e social dos indivíduos que se deslocam, qualquer que seja o meio que propicie a sua mobilidade.
Medicina esportiva – estuda a prevenção e o tratamento de distúrbios causados por atividades esportivas. Fornece orientação médica e acompanha equipes e times.
Medicina física e reabilitação – destina-se a restabelecer as funções que foram prejudicadas em decorrência de determinadas doenças, através de diferentes recursos, trabalhando, inclusive, em conjunto com outras especialidades médicas.
Medicina intensiva – cuida de pacientes graves, com recursos tecnológicos e humanos no tratamento de doenças ou complicações.
Medicina legal e perícia médica – trabalha com a realização de autópsias, exames de DNA e de corpo de delito. Oferece também suporte à investigação de crimes.
Medicina nuclear – utiliza materiais radioativos com finalidade diagnóstica e terapêutica.
Medicina preventiva e social – atua na prevenção de doenças.
Nefrologia – estuda doenças causadas nos rins.
Neurocirurgia – trata de doenças do sistema nervoso central e periférico passíveis de cirurgia.
Neurologia – estuda e trata distúrbios do sistema nervoso. Nutrologia – pesquisa e avalia distúrbios do comportamento alimentar.
Oftalmologia – trata problemas e doenças relacionadas aos olhos.
Ortopedia e traumatologia – atua no tratamento de doenças nos ossos e músculos. Otorrinolaringologia – estuda e trata doenças do ouvido, nariz, boca e garganta.
Patologia – analisa doenças em geral sob determinados aspectos, envolvendo ciência básica e prática clínica.
Patologia clínica/Medicina Laboratorial – área responsável por exames laboratoriais.
Pediatria – estuda e trata o desenvolvimento das crianças.
Pneumologia – estuda e trata doenças causadas nos pulmões.
Psiquiatria – trata transtornos mentais e comportamentais.
Radiologia e diagnóstico por imagem – realiza exames radiológicos e fornece diagnóstico por imagens.
Radioterapia – tratamento realizado por meio de radiação.
Reumatologia – trata doenças relacionadas a cartilagens e articulações.
Urologia – estuda e trata doenças das vias urinárias e do sistema reprodutor masculino. Agora que você já conhece o curso de medicina é só escolher o melhor cursinho para conseguir ingressar em uma universidade, ainda mais que é o curso mais concorrido no Brasil.
Período de formação
5 anos
Currículo do curso
Anatomia, Histiologia, Biologia, Ciências Morfológicas, Ciências Fisiológicas, Patologia, Iniciação ao Exame Clínico e Bioquímica.
Aptidões para cursar
Antes de tudo, para ser Médico é preciso ser apaixonado pela profissão, ter interesse no próximo, ter habilidade social, gostar de estudar e ler muito, e se escolher cirurgia como especialização é preciso ter habilidade manual.
Especializações
São mais de 50 especializações, entre elas: Alergia e Imunologia, Anestesiologia, Cirurgia Plástica, Cirurgia Cardiovascular, Fisiatria, Genética Clínica, Geriatria, Medicina Sanitária, Medicina do Trabalho, Patologia Clínica, Angiologia, Cancerologia, Cardiologia, Cirurgia da Cabeça e Pescoço, Urologista, Otorrinolaringologista, Pediatria, Tisiologia, Sexologia, Psiquiatria, Neurocirurgia, Gastroenterologia, Ginecologia, Dermatologia.
Campo de trabalho para o curso de Medicina
Hospitais e Clínicas públicos e particulares.
Referências
Existem várias faculdades de medicina no Brasil e no mundo que são reconhecidas por sua excelência acadêmica e contribuições significativas para o campo da medicina. Vale ressaltar que a avaliação das melhores instituições pode variar dependendo dos critérios utilizados, como qualidade do ensino, pesquisa, infraestrutura, corpo docente e reputação.
No Brasil, algumas das faculdades de medicina mais renomadas incluem:
- Universidade de São Paulo (USP) – Faculdade de Medicina
- Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) – Faculdade de Ciências Médicas
- Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) – Faculdade de Medicina
- Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) – Faculdade de Medicina
- Universidade Estadual Paulista (UNESP) – Faculdade de Medicina
No cenário internacional, algumas das instituições de ensino em medicina mais reconhecidas incluem:
- Harvard University – Harvard Medical School (EUA)
- Johns Hopkins University – Johns Hopkins School of Medicine (EUA)
- University of Oxford – Medical Sciences Division (Reino Unido)
- University of Cambridge – School of Clinical Medicine (Reino Unido)
- Karolinska Institute (Suécia)
- Mayo Clinic Alix School of Medicine (EUA)
- Stanford University – Stanford University School of Medicine (EUA)