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Aprenda mais sobre textos argumentativos

Os textos argumentativos são exigidos no ENEM para desenvolvimento da sua redação.

Os textos argumentativos são exigidos no ENEM e na maioria dos vestibulares para desenvolvimento da sua redação.

Texto dissertativo argumentativo

O que é

O texto dissertativo argumentativo, como o próprio nome sugere, é de argumentação, no qual o autor expõe sua opinião sobre algum tema. Esse tipo textual conta com dados, fatos, alusões históricas, citações, produtos culturais, dentre muitos outros elementos. 

O texto dissertativo argumentativo é o cobrado no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), portanto, é muito importante saber sua estrutura geral e alguns macetes para acelerar o processo de escrita.

“Tipos” de texto cobrados no Enem

Mesmo que o Enem sempre cobre textos dissertativos argumentativos, eles podem apresentar pequenas variações quanto as suas estruturas

Os textos cobrados pelo Enem podem ser:

– Textos de tom interventivo
– Textos de tom problemático
– Textos de posicionamento 

Estrutura geral dos textos

Todos os textos dissertativos argumentativos apresentam uma estrutura fixa, que é:

1º parágrafo

– Introdução do tema
– Explicitação da teste

2º Parágrafo

– Argumento referente ao 1º fator/medida da tese

3º parágrafo

– Argumento referente ao 2º fator/medida da tese

4º parágrafo

– Proposta de intervenção social (PIS)

Os parágrafos exemplos referem-se ao tema “Medidas para combater a violência contra os professores” 

1º parágrafo – Tese

* No primeiro parágrafo, a ideia é que o autor introduza qual é o tema da redação e, logo em seguida, apresente o seu ponto de vista: a tese

Introdução

* O texto deve ser iniciado por meio de uma alusão histórica ou por uma citação de um produto cultural (filmes, séries, livros etc), que sejam coerentes com o tema

* Também, é possível utilizar uma citação ou um dado, porém tais informações são um repertório legitimado que poderiam ser melhor utilizadas no processo de argumentação. Portanto, não recomendo gastar essas valiosas “cartas” na introdução, visto que ela pode ser realizada facilmente de outra maneira. É só pensar o seguinte: é mais fácil embasar um argumento com um fato histórico ou com um dado sobre o tema?

Desenvolvimento

* Depois de introduzir o texto, deve-se indicar qual é o tema da redação. Para isso, pode ser realizado um contraste com a introdução ou uma relação de consequência.

* Não entendeu? Olhe no parágrafo exemplo abaixo: a introdução relativa às duas Guerras Mundiais serviu de caminho para que a ideia de que a violência já apresenta um passado comum à humanidade, criando assim a lógica de que não é de se espantar que exista violência nas escolas atualmente (relação de consequência)

Fechamento

* O parágrafo termina então com a apresentação da tese do autor, que nada mais é que o seu ponto de vista/opinião sobre o assunto. Geralmente, nos textos do tipo Enem as pessoas se posicionam em dois argumentos, para que o esquema de 2 parágrafos argumentativos possa funcionar.

É importante lembrar que a TESE NÃO É LOCAL DE ARGUMENTAÇÃO, ela apenas INTRODUZ a opinião do autor sobre a questão. Por isso, tente ser o mais objetivo possível, sem dar muitos “spoilers” sobre seu repertório de embasamento

Parágrafo exemplo (1º parágrafo)

A violência, infelizmente, é algo que sempre fez parte da história humana. Isso é afirmado por conta de conflitos como as duas Guerras Mundiais, que apenas enfatizaram o caráter egoísta e genocida enraizado nas sociedades. Por consequência, atualmente a situação também se revela agravante em escalas menores: escolas e universidades têm se transformado em “campos de batalha” contra os profissionais educadores. Certamente medidas como a conscientização e a fiscalização podem frear essa problemática. 

2º Parágrafo – Argumento 1

* No segundo parágrafo inicia-se o processo de argumentação. Nele, se apresenta o 1º argumento, o qual já foi introduzido na tese.

Introdução

* No ínicio desse parágrafo deve-se retomar o primeiro fator da tese de maneira breve e objetiva. Se trata apenas de um tópico frasal, não apresentando a argumentação em si

Desenvolvimento

* É aqui que se inicia o processo de argumentação. Isso pode ser feito de diversas formas, mas as mais interessante é o uso de repertório legitimado. Mas… o que seria isso? Um repertório legitimado é aquele que tem respaldo científico ou cultural, sendo portanto uma verdade comprovada. Alguns exemplos são fatos, dados estatísticos, citações, eventos históricos, dentre muitos outros, desde que sejam pertinentes ao tema

Fechamento

* Na finalização do parágrafo deve-se deixar claro que o argumento apresentado é o melhor e que faz total sentido. Assim sendo, tente manipular o caminho do texto a fim de que o próprio leitor seja capaz de deduzir seu pensamento como correto. Também, podem ser apresentadas marcas da realidade que condizem com o que você está defendendo, mostrando como isso é capaz de afetar a vida cotidiana do leitor. O importante é encontrar um jeito de ser impactante, fugindo de clichês no momento de finalizar a ideia. 

Parágrafo exemplo (2º parágrafo)

Inicialmente, é inegável dizer que os professores são banalizados na cultura brasileira. Sabendo disso, uma mudança de pensamento nos alunos se torna de suma importância. Segundo dados fornecidos pela Frente Parlamentar Contra a Violência nas Escolas, mais da metade dos profissionais entrevistados revelaram terem sofrido agressões verbais por parte de seus pupilos. Tal fato revela que grande parte dos educadores não são vistos como autoridades, mas sim como meros funcionários indiferentes que não merecem o devido respeito. A partir da desconstrução desse pensamento os meios escolares se tornarão mais respeitosos.

3º parágrafo – Argumento 2

No segundo parágrafo se dá continuidade processo de argumentação. Nele, se apresenta o 2º argumento, o qual também já foi introduzido na tese

Introdução

* No ínicio desse parágrafo deve-se retomar o segundo fator da tese de maneira breve e objetiva. Se trata apenas de um tópico frasal, não apresentando a argumentação em si

Desenvolvimento

* Aqui se dá continuidade ao processo de argumentação. Isso pode ser feito de diversas formas, mas as mais interessante é o uso de repertório legitimado (já explicado no 2º parágrafo). Alguns exemplos são fatos, dados estatísticos, citações, eventos históricos, dentre muitos outros, desde que sejam pertinentes ao tema

Fechamento

* Na finalização do parágrafo deve-se deixar claro que o argumento apresentado é o melhor e que faz total sentido. Assim sendo, tente manipular o caminho do texto a fim de que o próprio leitor seja capaz de deduzir seu pensamento como correto. Também, podem ser apresentadas marcas da realidade que condizem com o que você está defendendo, mostrando como isso é capaz de afetar a vida cotidiana do leitor. O importante é encontrar um jeito de ser impactante, fugindo de clichês no momento de finalizar a ideia.

Parágrafo exemplo (3º parágrafo)

Além disso, a impunidade dos agressores também entra como outro forte agravante ao problema. Sendo assim, o aumento da fiscalização pelas próprias instituições e o enrijecimento de leis educacionais caem como uma luva para esse quadro. O principal problema dos ambientes de estudo, segundo a aproximadamente 1/3 dos entrevistados da pesquisa realizada pelo Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo, deve-se à precária segurança fornecida nessas localidades. Logo, somente quando esse assunto for levado a sério e as infrações cometidas, ainda que mínimas, forem passivas de rígidas sanções, pode-se esperar progresso.

4º Parágrafo – PIS

* O quarto parágrafo é o último parágrafo do texto. Nele, se apresenta a chamada proposta de intervenção social

* A PIS precisa apresentar as seguintes informações:

Agente: Quem tomará a ação
Ação: O que será feito
Modo: Como a ação será tomada (por meio de verbas governamentais, por exemplo)
Finalidade: Qual o objetivo da ação
Detalhamento: Alguma informação extra sobre a ação

Essas informações não precisam aparecer no texto nessa ordem obrigatoriamente

Introdução

Dado que se trata do fechamento do texto, deve-se trazer o ideal de que mudanças são necessárias para resolução da situação. Dessa forma, uma frase muito utilizada para se iniciar esse parágrafo é “Portanto, diante de tal quadro, é necessário que medidas sejam tomadas”.

Desenvolvimento

O desenvolvimento se trata da apresentação das informações obrigatórias da PSI, da maneira que o autor preferir. Em relação ao agente da proposta, evita usar governo, família, igreja, as pessoas etc, visto que são muito vagos e podem acarretar na perda de pontos. Prefira sempre usar ministérios ou órgãos específicos (MEC, SFT, SUS, Ministério do Trabalho etc)

Fechamento

Para finalizar o texto, deve-se retomar o 1º parágrafo, a fim de construir um texto-circuito. Isso se trata de retomar o ideal da introdução do texto. Veja no parágrafo exemplo: as Guerras Mundiais são retomadas para reforçar que a medida sugerida impedirá que conflitos como esses ocorram novamente 

Parágrafo exemplo (4º parágrafo)

Portanto, é importante que medidas sejam tomadas. O MEC (Ministério da Educação) deve, por meio de verbas governamentais, criar campanhas de conscientização educacional sobre a importância do professor aliadas ao aumento da fiscalização estudantil, com normas mais rígidas. Tais atitudes serão tomadas visando reduzir a problemática da violência contra os professores. As campanhas serão veiculadas tanto nas próprias instituições de ensino quanto nos meios de comunicação em massa. Já a fiscalização será aprimorada com a contratação de disciplinários especializados para cada escola e pela formulação de novas normas que visem a integridade dos funcionários escolares. Dessa forma, com certeza agressões contra atuantes da educação deixarão de ser um problema catastrófico, assim como foram as duas grandes Guerras Mundiais.

Foto de Jaycee300s : https://www.pexels.com/pt-br/foto/artista-interprete-homem-musica-13710853/