Clique Vestibular

SALA DE ESTUDOS

Cinemática Vetorial

Aprenda Cinemática Vetorial

Vetores

1. Grandezas Escalares:

Grandezas que ficam perfeitamente definidas quando delas conhecemos o valor numérico e a correspondente unidade.

Exemplos: massa, volume etc.

2. Grandezas Vetoriais:

Grandezas que necessitam, além do valor numérico e unidade, de direção e sentido para serem definidas.

Exemplos: velocidade, força, aceleração etc.

3. Representação:

4. Soma vetorial:

Fazer a soma vetorial dos vetores que atuam sobre um corpo é determinar o módulo, a direção e o sentido de um único vetor que desempenhe a mesma função do conjunto de vetores.

5. Vetor Oposto:

Chama-se vetor oposto de um vetor o vetorque possui o mesmo módulo, a mesma
direção e sentido oposto.

5. Produto número real por um vetor:

5. Decompoção Vetorial:

Cinemática Vetorial

1. Movimentos Compostos

Princípio da independência dos movimentos simultâneos

Se um corpo apresenta um movimento composto, cada um dos
movimentos componentes se realiza como se os demais não
existissem e no mesmo intervalo de tempo

Composição de movimentos uniformes

= vetor velocidade do barco em relação à água (motor do barco);

= vetor velocidade da correnteza em relação à margem (movimento da água);

= vetor velocidade resultante do barco em relação as margens.

 

Caso 1: Barco descendo o rio Nesse caso os vetores
e apresentam a mesma direção e o mesmo sentido. Logo a velocidade resultante sobre o barco é dada por:

Para calcularmos o tempo de travessia, devemos pegar o vetor velocidade e o vetor deslocamento que estão na mesma direção. Logo:

2. Movimentos Circulares

2.1. Grandezas Angulares

A. Posição angular ():

Quando um ponto material descreve uma trajetória circular, podemos descrever a sua posição de duas formas: por meio do ângulo central (?) ou por meios de sua posição S (arco OP) medida
na própria trajetória.

B. Velocidade angular média 

Obs.: a velocidade angular também é chamada de frequência angular.

C. Aceleração Centrípeta: indica o quão rápido a direção da
velocidade é modificada.

2.2. Movimento Circular Uniforme (M.C.U.)

No movimento circular uniforme o intervalo de tempo de cada volta completa é sempre o mesmo, isto é, de tempos em tempos iguais o ponto material passa pela mesma posição. Dessa forma o
MCU é um movimento periódico. Nesse movimento o módulo da velocidade linear e a velocidade angular sem mantêm constantes.

A. Período e frequência:

Período (T): tempo de 1 ciclo ou de uma rotação.
Frequência (f): é o número de ciclos (ou rotações) por unidade de
tempo.

B. Equações do M.C.U.:

Como o movimento é circular e uniforme, sua aceleração vetorial é a aceleração centrípeta
(promove apenas a variação da direção e do sentido da velocidade).

2.3. Transmissão de movimento circular uniforme:

A Transmissão pelo eixo (Axial)

Quando as diversas polias (ou catracas) estão acopladas pelo eixo, o tempo de uma volta é igual para todas as polias. Logo:

B Transmissão por contato ou por correia: