Clique Vestibular

SALA DE ESTUDOS

Contexto de educação física

Neste resumo, iremos abordar o contexto histórico do surgimento da Educação Física e do esporte.

O JOGO – O ser humano, independente do estágio cultural em que se encontra, tem o jogo como uma das manifestações mais importantes do seu entendimento. O jogo tinha um papel social importante em épocas primitivas. Na escola é uma valiosa contribuição no desenvolvimento global do ser humano.

Manifestação corporal que implica a existência de regras e objetivos, podendo estes ser alterados conforme a necessidade, interesse e realidade dos participantes. Jogos são atividades em que nos exercitamos brincando, distraindo-nos, de maneira alegre e prazerosa, até mesmo sem saber.

O jogo é considerado patrimônio cultural da humanidade. Segundo Darido e Rangel (2005), na antiguidade, as pessoas jogavam e brincavam. O jogo faz parte da natureza.

OBJETIVOS DOS JOGOS 

Entender a importância das regras, bem como respeitá -las e modificá -las de acordo com a necessidade ou interesse.

TIPOS DE JOGOS 

Jogos de Interpretação, Jogos Recreativos, Jogos Tradicionais, Jogos Sensoriais, Jogos Intelectivos, Jogos Pré-desportivos, Jogos Competitivos e Jogos Cooperativos.

JOGOS TRADICIONAIS

– Fazem parte da cultura popular, expressam a produção espiritual de um povo em determinada época da história.

JOGOS DE RACIOCÍNIO

– São jogos que estimulam e instigam o raciocínio humano para a sua execução.

JOGOS COMPETITIVOS

Tem como principal finalidade estimular a competição entre os participantes.

JOGOS COOPERATIVOS

Práticas que geram um ambiente de coletividade e ajuda entre os participantes.

JOGOS COMPETITIVOS

Desenvolvem autoconhecimento, competitividade própria do ser humano, conflitos, criação de estratégias, frustrações, interação, saber ganhar e perder, superação de limites e uma vivência com erros e acertos.

JOGOS COOPERATIVOS

Desenvolvem interação social, confiança mútua, respeito, solidariedade, sentimento de interdependência, autoestima, autoconhecimento, metas, criação de estratégias e superação de limites.