Clique Vestibular

SALA DE ESTUDOS

Introdução à química orgânica

A Química orgânica estuda os compostos do Carbono, que são chamados de compostos orgânicos.

O que a química orgânica estuda?

A Química orgânica estuda os compostos do Carbono, que são chamados de compostos orgânicos.

No entanto, tome cuidado! Nem todo composto, o qual contém carbono, é orgânico. Por exemplo, o CO2, que é um composto inorgânico.

Além do carbono, os principais elementos que compõem a grande maioria das substâncias orgânicas são: hidrogênio (H), oxigênio (O), nitrogênio (N), enxofre (S) e halogênios (Cl, Br e I). O conjunto dos átomos de carbono com esses elementos dá origem a estruturas bastante estáveis, que recebem o nome de cadeias carbônicas. Essas cadeias formam o “esqueleto” das moléculas de todos os compostos orgânicos.

Historia da química orgânica

A Química orgânica teve início somente no século XVIII
quando um cientista alemão, o químico Friedrich Wohler (1800-1882), deu início aos processos de obtenção de substâncias a partir de produtos naturais.

Esse processo ficou muito conhecido, pois foi a partir dele que a Química orgânica surgiu. A famosa síntese de Wohler, a qual foi realizada, por meio do aquecimento de cianeto de amônio, que é um sal inorgânico, e acabou obtendo a uréia que é uma substância orgânica encontrada na urina de alguns animais.

A química orgânica no cotidiano da sociedade

A Química orgânica está presente em quase 99% do nosso dia a dia. Ela está presente em nosso organismo, como nos carboidratos, lipídios, DNA, etc. Também está presente em nossa alimentação. Além disso, está presente em muitas matérias primas utilizadas, como o plástico, tecido, petróleo etc.
 
Veja alguns exemplos 

REFERENCIAS: https://www.abq.org.br/simpequi/2012/trabalhos/imagens/51-06982fe5a9.jpg

 

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS