Clique Vestibular

SALA DE ESTUDOS

Introdução a química, Sistemas materiais, propriedades e transformações.

O que é? Qual sua importância?

A Química é uma ciência experimental, que estuda, principalmente, a estrutura, a composição, as transformações da matéria e as leis naturais que regem essas mudanças. Não se trata apenas de uma matéria escolar para aprovação em um vestibular, mas sim de uma ciência que nos possibilita compreender a natureza. Ela possibilita o estudo e produção de medicamentos, avanços tecnológicos, criação de medidas ambientais positivas, e nos permite compreender reações vitais em nosso
organismo

SISTEMAS MATERIAIS

O que é matéria?

É tudo aquilo que ocupa lugar no espaço, tendo massa e volume. Ela é formada por moléculas, às quais são formadas por átomos (partículas minúsculas).

Até onde se sabe, a matéria é constituída por átomos, que são as unidades básicas da matéria. Vários átomos iguais formam o que conhecemos como elementos. Atualmente são conhecidos 118 elementos químicos, sendo 92 naturais e os demais artificiais, isto é, produzidos em laboratório. Cada elemento químico possui um símbolo, conforme apresentado abaixo:

Substâncias Puras

São materiais cuja composição química e propriedades são constantes, já que não se modificam em pressão e temperatura constantes. São classificadas como:

Já as misturas são formadas pelo contato entre duas ou mais substâncias, sendo classificadas como misturas homogêneas ou heterogêneas.

Misturas Homogêneas

São formadas por duas ou mais moléculas, que conseguem interagir, formando uma única fase. Ex.: mistura de água com álcool, resultado em uma mistura homogênea, pois apresenta uma única fase. As Fases são porções que apresentam aspecto visual uniforme.

Misturas Heterogêneas

São formadas quando dois compostos diferentes, não conseguem interagir entre si e formam mais de uma fase diferentes. Ex.: Água com óleo, resultando em duas fases.

O que seria um sistema?

O sistema é uma parte do universo que desejasse estudar, ou seja, qualquer coisa que está sendo submetido a observações. São divididos em 2 grupos:

Em um sistema existem duas regiões importantes, são elas a fronteira (área que limita o sistema) e a vizinhança (tudo aquilo que está além da fronteira).

Imagine que você esteja estudando sua casa, ela é seu sistema, as paredes da casa são a fronteira, e o que está além das paredes, ou seja, fora da casa, é a vizinhança. 

PROPRIEDADES FÍSICAS E QUÍMICAS

Os diferentes tipos de materiais podem ser distinguidos através de dois componentes: a composição e as propriedades.

A composição está ligada aos diferentes componentes da matéria e suas proporções. Já as propriedades se referem às qualidades/atributos que diferenciam uma de outra. As propriedades são classificadas como físicas e Químicas.

Propriedades Físicas

São classificadas em intensivas e extensivas. As Intensivas são independentes da massa da substância que constitui o corpo. Ex.: temperatura e densidade. As Extensivas são dependentes da massa da substância que constitui o corpo.

Ex.: massa e volume.

Também existem as Propriedades Físicas Organolépticas, que são aquelas que podem ser analisadas com os nossos sentidos.

Propriedades Químicas

As Propriedades Químicas são aquelas que se referem à capacidade de uma substância de sofrer transformações.

TRANSFORMAÇÕES FÍSICAS E QUÍMICAS

As transformações da matéria são modificações pelas quais ela pode passar. Toda e qualquer modificação que ocorre com a matéria pode ser considerada um fenômeno. 

Transformações Físicas

Ocorrem quando há mudança aparente na matéria, porém sua composição permanece a mesma.

Ex.: Mudança de estados.

Transformações Químicos

Estão associados à mudança da composição da matéria, ou seja, ocorre uma reação, formando assim novas substâncias.

Ex.: Queima de carvão e digestão. 

Por prof. Maria – @profamaite_rod