Clique Vestibular

SALA DE ESTUDOS

Por Que Beber Água É Importante?

Você sabe por que beber água é importante?

Você sabe por que beber água é importante?

Diversos profissionais da saúde recomendam beber, pelo menos, 2 litros de água por dia.

No entanto, muitas pessoas ainda não sabem qual a importância da água para o nosso organismo.

De fato, consumir água regularmente ajuda o corpo a funcionar corretamente, além de prevenir uma série de problemas de saúde, e ainda ajuda a melhorar a aparência.

Portanto, caso tenha ficado curioso, continue lendo esse conteúdo para descobrir a importância da água para o nosso organismo!

Por que beber água é importante?

É bem provável que você já tenha ouvido falar que é importante beber cerca de 2 litros de água por dia, não é mesmo?

Mas, afinal, por que beber água é importante? Bem, acontece que esse líquido desempenha uma série de funções essenciais para manter o nosso organismo funcionando perfeitamente.

Dentre as suas funções, a água é responsável por transportar oxigênio, nutrientes, hormônios e uma série de outros componentes presentes em nossas células.

E, além disso, a água também transporta as toxinas presentes em nossas células para os rins, sendo eliminadas através da urina, desintoxicando o nosso organismo.

Outra função importante da água para o nosso corpo é a regulação da temperatura corporal e, é claro, a hidratação, que também é essencial para manter a pele, unhas e cabelos com aspecto saudável.

O que acontece se não beber 2 litros de água por dia?

Mas, o que pode acontecer caso uma pessoa não beba 2 litros de água por dia?

Sem dúvida, a falta de água no organismo pode desencadear uma série de problemas e complicações de saúde. Como por exemplo:

Cefaleia

Quando não se bebe água o suficiente, o nosso cérebro é, geralmente, o primeiro órgão que envia um alerta sobre essa necessidade, que tende a se manifestar em forma de dores de cabeça.

Isso porque, os vasos sanguíneos cerebrais são extremamente sensíveis.

Desse modo, quando não têm uma hidratação adequada, acaba sofrendo uma reação devido à mudança no volume sanguíneo e, como consequência, aumenta as chances de sofrer com dores de cabeça.

Prisão de ventre

Devido a falta de água no organismo, o sistema digestivo enfrenta mais dificuldades para funcionar de forma correta, o que resulta em prisão de ventre ou obstipação, tornando as fezes mais secas e mais difíceis de evacuar.

Mais fome

A falta de água também pode fazer com que você sinta fome com mais frequência e, como consequência, você acaba comendo mais e engordando.

Queda de cabelos, unhas e pele ressecada

E, além disso tudo, a desidratação também ocasiona na queda de cabelos e unhas, e ressecamento da pele.

É melhor beber água filtrada ou fervida?

Várias pessoas possuem o costume de ferver a água que sai diretamente da torneira de suas casas, justamente por não confiar em sua procedência.

A verdade é que a água fervida não causa mal algum, porém, também não é uma garantia de água mais saudável.

Ferver a água só é indicado em casos onde não há água potável ou sem tratamento com cloro, pois ao ferver a água, é possível eliminar alguns micro-organismos e bactérias.

No entanto, filtrar a água é muito mais eficaz para isso. Afinal, um purificador de água garante que a água que você está consumindo não tenha quaisquer tipos de contaminações da tubulação ou até mesmo de substâncias químicas utilizadas durante o tratamento.

Isso porque, um purificador é capaz de reter micropartículas presentes na água, bactérias e até mesmo o cloro.

Desse modo, você tem a certeza de que a água que está consumindo é totalmente saudável e livre de impurezas.

Conclusão

Em suma, a água é extremamente importante e fundamental para a nossa saúde. Afinal, nosso corpo é composto por cerca de 70% de água.

Ou seja, para o nosso organismo desempenhar as suas funções corretamente, é preciso beber bastante água durante o dia.

Pois, caso contrário, você poderá ter uma série de problemas e desconfortos de saúde.

Assim sendo, não esqueça de beber pelo menos 2 litros de água por dia e, de preferência, filtrada, pois apenas a água filtrada está livre de bactérias, substâncias químicas e outros tipos de impurezas presentes em sua composição.

Por fim, deixe um comentário caso tenha gostado do conteúdo ou ainda possua alguma dúvida!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS