Regras para Proparóxitonas
Quando a silaba tônica é a antepenúltima
Ex: Paralelepípedo
Regras para Paroxítomas
Quando a silaba tônica é a penúltima
Devem ser acentuadas as palavras paroxítonas terminadas em:
i(s) – júri, lápis, tênis
us – bônus, vírus
um, uns – álbum, fóruns
ão(s) – órgão, bênçãos
ã(s) – ímãs, órfãs
r – açúcar, éter
x – fênix, ônix
l – amável, ágil
ei(s) – jóquei, amáveis, ágeis
ps – bíceps, fórceps
Devem ser acentuadas as paroxítonas terminadas em ditongo (crescente ou decrescente):
Ex: História – ciências – área – espontâneo – vício – água – vácuo
Oxítonas
Quando a silaba tônica é a última
Devem ser acentuadas as palavras oxítonas terminadas em:
a(s) – Paraná, babás
e(s) – café, canapés
o(s) – avô – avós – cipó
em, ens – alguém, armazém, parabéns
Monossílabos
Quando a palavra tem uma única sílaba
Devem ser acentuados os monossílabos tônicos terminados em:
a(s) – cá, lá, já, há
e(s) – pé, fé, lê, vê
o(s) – só, pó, nó, sós
Ditongos
Os ditongos de pronúncia aberta (ÉI – ÉU – ÓI) recebem acento agudo na vogal quando ocorrem em palavras oxítonas ou monossílabos.
Chapéu – anéis – carretéis – herói – dói – céu
Hiatos
Recebem acento as vogais I e U tônicas dos hiatos quando elas estiverem sozinhas na sílaba ou seguidas pela letra S
SAÚDE – SAÍDA – BAÚ – HEROÍNA – BALAÚSTRE – EGOÍSTA.
Complemento
Ditongo: Encontro de duas vogais onde uma assume a função de semivogal. (História – couro – aquário).
Tritongo: Encontro de três vogais, sendo duas na função de semivogal. (Paraguai – averiguei – iguais).
Hiato: Encontro de duas vogais em sílabas diferentes (saúde – ruim – abencoo – saída).
Não se acentuam:
- Hiatos formados pelas letras “I” e “U” seguidos, na mesma sílaba, pelas letras “L”, “M”, “N”, “R” ou “Z” (Raul – ruim –
contribuinte – demiurgo – juiz); - Hiatos seguidos de “NH” (rainha – tainha – picuinha);
- Hiatos formados por “I” e “U” tônicos, precedidos de ditongodecrescente, em paroxítonas (feiura – baiuca).
Porém, em palavras oxítonas, o acento permanece (Piauí -tuiuiú) - Hiatos formados por duas letras “O”, NÃO TEM ACENTO (voo – enjoo – perdoo).
- Além dos hiatos formados por duas letras “O”, foram retirados os acentos dos ditongos “ÉI” e “ÓI” em paroxítonas, como nas palavras PLATEIA, IDEIA, JIBOIA, HEROICO.
- Também foi abolido o trema de todas as palavras que recebiam esse acento gráfico.
- Outro que caiu por terra foi o chamado ACENTO DIFERENCIAL, que servia para diferenciar palavras como o substantivo PELO e a contração de por+o que origina PELO. Ou ainda os substantivos FORMA e FORMA. Porém o acento diferencial foi mantido em dois casos específicos: os verbos PÔDE e PODE, e o verbo PÔR e a preposição POR.