Foto de Startup Stock Photos no Pexels
Veja dicas para a Redação do Enem 2020
A maior parte dos candidatos participantes do ENEM enxergam a redação como o maior desafio do exame. Pelo fato de se tratar de tarefa multidisciplinar e repleta de nuances, a estruturação de texto exige muita atenção, prática e bastante cuidado.
Além do mais, a redação agrega uma grande influência na nota final dos candidatos.
No entanto, os vestibulandos não precisam se desesperar, pois, com preparo prévio, é possível que os estudantes possam produzir um conteúdo de excelente qualidade, alcançando assim, os tão sonhados 1000 pontos na redação.
Então, para conseguir a pontuação máxima, é importante seguir algumas dicas, que são:
Tenha calma
O candidato não deve perder o foco e a calma, especialmente no momento que antecede a realização da prova, onde é exatamente a hora que ele se preparou para dar o melhor. E, uma das dicas mais importantes para a realização da redação do Enem é: nada de desespero. Afinal, o candidato, quando está mais calmo e tranquilo, consegue pensar com mais clareza no que está escrevendo e de que maneira irá estruturar o texto, expor suas opiniões de maneira assertiva e com objetividade.
Diversos estudos afirmam que pessoas quando estão sob pressão possuem maiores chances de cometerem falhas e de acabarem se desviando do assunto proposto na redação. Ou seja, o aluno não deve permitir que o nervosismo desfoque sua atenção e influencie na qualidade do texto! Estar tranquilo é impreterível para que se possa desenvolver uma boa redação Enem.
Atenção às regras
Todo ano é disponibilizado uma série de regras que cada aluno deverá seguir para que possa realizar o exame com tranquilidade. Essas normas estabelecem caminhos de bom comportamento e auxiliam as instituições de ensino que irão aplicar as provas no que tange a ordem nos locais.
Então, é necessário prestar bastante atenção às regras de organização para que se possa chegar mais cedo no local onde a prova será feita, além de revisar todos os materiais que deverão ser levados junto e certificar-se de que os lanches e a garrafa de água estarão seguindo padrões estabelecidos por esse regimento.
É válido ressaltar que no Enem, até a edição realizada no ano de 2012, as canetas azuis eram autorizadas para uso nas provas, no entanto, atualmente, apenas canetas de tinta preta transparentes são permitidas
Ainda é importante lembrar que o candidato não deve levar apenas uma caneta, mas, que deve portar consigo pelo menos duas em mãos. Deste modo, para o caso de alguma vier a apresentar falhas, existe outra para substituir.
Atente-se para a caligrafia
Desde a infância, nos primeiros anos escolares, os estudantes aprendem que escrever em uma letra legível é sumamente importante, não apenas na escola, mas, no cotidiano. Por essa razão, esse aprendizado ainda é válido: exercícios para aperfeiçoar a prática da caligrafia são essenciais, mesmo neste momento.
Afina, qual a importância de se escrever uma excelente redação, sem que haja nenhum erro, se por acaso, o revisor não compreender a sua letra, certo?
Ou seja, outra dica importante para redação do Enem é que sempre que o aluno for praticar a produção de texto, faça a impressão do rascunho em uma folha modelo do Exame.
Deste modo, o candidato poderá aperfeiçoar sua letra de acordo com o espaço que tem disponível para estruturar e desenvolver a redação, evitando assim, um dos principais erros cometidos pelos alunos que é: ultrapassar as margens.
Utilizando os materiais de apoio
É importante ter em mente que, desde o texto complementar, o aluno precisará criar e estruturar uma redação discursiva-argumentativa, e, deste ponto, a redação deverá ser avaliada em sua capacidade de entendimento.
No entanto, é importante salientar que, na maior parte das vezes, os materiais de apoio são repletos de opções alternativas ao tema e estabelecem um grande número de informações.
Para não perder nenhuma informação, é importante que o candidato fique atento à página do participante do Enem 2020.