Clique Vestibular

NOTÍCIAS

6 dicas infalíveis para você estudar mais em menos tempo!

Você sabia que é possível estudar mais em menos tempo?

Por: Flavia Thaysa

Você sabia que é possível estudar mais em menos tempo? 

Eu te explico: horas exaustivas de estudo não são garantia de produtividade no aprendizado. 

Por isso, nós do Clique Vestibular separamos 6 dicas infalíveis para você arrasar nos estudos!

Utilize aplicativos que otimizam seu tempo

Ter controle sobre o seu tempo é essencial para que você entenda quais passos já deu ou precisa dar em direção ao seu objetivo.

Esquematizar não só as suas horas de estudo, mas também o seu tempo de descanso, é essencial para esse processo.

Existem aplicativos que utilizam métodos voltados para essa função, que cronometram o tempo de estudo e o tempo de intervalo

Uma dica é o método pomodoro, em que você estuda por 25 minutos e descansa por cinco. Contamos com essa ferramenta dentro do site

Faça pausas

Não dá pra falar em estudos sem falar das pausas.

Sim, descanso é essencial se você quer conquistar sucesso com os seus estudos.

Você sabia que fazer pausas durante as sessões de estudo ajuda na memorização do conteúdo a longo prazo? É o que apontam os estudos do departamento de psicologia da University of California, Los Angeles (UCLA).

Por isso, não caia na armadilha de achar que consumir o máximo conteúdo possível no menor tempo que conseguir vai trazer algum êxito.

Foque no estudo qualitativo, não quantitativo! 

Cuide do seu ambiente de estudo

 A pesquisa da UCLA também chegou à conclusão que variar o ambiente de estudo aumenta a recuperação de dados importantes. 

Observe e escolha muito bem o ambiente que você estuda. Dar uma limpa na sua mesa de estudos ou mudar a sua posição já pode dar aquela motivada!

Faça resumos (por áudios!)

Eles podem ser feitos a qualquer hora, em qualquer lugar, são rápidos de fazer e ainda auxiliam nos processos de memorização!

Vários estudos comprovam que o estímulo de diferentes sentidos, ao invés de um único, auxiliam no processo de memorização de aprendizagem.

Tudo o que você precisa fazer é abrir o aplicativo de gravador de voz (presente na maioria dos smartphones) e falar, com as suas palavras, o que você entendeu do assunto estudado.

Outra possibilidade é criar grupos diferentes no whatsapp para cada matéria e ter acesso aos seus áudios de maneira organizada! 

Dessa forma, você sintetiza tudo o que aprendeu, estimula mais de um sentido e ainda fala em voz alta o que entendeu, que é outra técnica comprovadamente eficaz de aprendizagem!

Fuja da curva do esquecimento

Estudos comprovam que para que você processe e armazene o assunto estudado, é necessário que você faça revisões sobre ele.

O conceito de “curva do esquecimento” foi criado pelo psicólogo Hermann Ebbinghaus e aponta que, quanto mais o tempo passa, mais esquecemos o conteúdo estudado. 

O motivo é que, em uma forma de evitar desgaste, o nosso cérebro se desfaz, de forma gradual, de informação ao longo do tempo.

O nosso cérebro é como um grande computador, que manda as informações que não são mais vistas para a “lixeira”.

Por isso, para fugir da curva do esquecimento, é ideal que você olhe de novo o conteúdo nas próximas 24 horas. Isso faz com que seu cérebro retenha 80% do assunto estudado.

E mais: se você rever novamente o assunto em uma semana durante um tempinho de 5 minutos, você retém 100% das mesmas informações.

Entenda que sua saúde mental é essencial nesse processo

Aqui, o pensamento é básico: não tem como os estudos funcionarem se a sua mente não colaborar, certo?

Por isso, é essencial que você se lembre que, em primeiro lugar e para alcançar qualquer objetivo, você deve priorizar a sua saúde mental ????

 Reserve um tempo para a sua família, saia com os seus amigos, faça terapia, brinque com seu pet e separe um momento do seu dia para fazer um hobby que você gosta.

Aprenda a apreciar o caminho que o sucesso é garantido!