
Proposta Pedagógica: A EDUCAÇÃO VICENTINA visa a formação de sujeitos capazes de imaginar e elaborar ideias novas, de progredir e aperfeiçoar conceitos e tecnologias, desenvolvendo a criatividade em sintonia com a consciência social.
Consequentemente a isso, opta-se pela Metodologia Interacionista, na qual o/a educando/a é sujeito de seu processo de aprendizagem, de forma a problematizar, questionar e construir as relações entre educando/a, educador/a e o meio.
No regime de semi-internato, a instituição atende alunos deficientes visuais, residentes em locais em que haja transportes acessíveis e constantes até o Instituto Santa Luzia e alunos com locomoção independente ou com acompanhante. Estes alunos permanecem na Instituição quando houver atividades específicas no turno oposto às aulas.
A escola mantém o Ensino de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio – este aprovado em 2002 –, numa proposta de integrar o portador de deficiência visual com alunos de visão normal.
A direção, a equipe técnica e os educadores dedicam-se numa contínua busca de aperfeiçoamento, renovação e integração constante. Aprimoram o ensino dentro da filosofia da Educação Vicentina para concretizar a formação integral dos alunos, a fim de que possam assumir o seu papel como cidadãos na sociedade.
