Clique Vestibular

ENEM

Resultados publicados dos treineiros do Enem 2021

Inep divulgou, no primeiro minuto deste domingo, 10 de abril, o resultado dos treineiros

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou, no primeiro minuto deste domingo, 10 de abril, na Página do Participante, o resultado dos treineiros — participantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 para fins de autoavaliação do conhecimento.

Esses participantes informam, no momento da inscrição, que não concluirão o ensino médio no ano de aplicação ou que não estão cursando e ainda não concluíram a etapa, mas desejam fazer o exame para autoavaliação. Os treineiros não podem utilizar os resultados individuais do Enem para o acesso à educação superior e a programas governamentais de financiamento ou apoio ao estudante de nível superior, conforme descrito no edital do exame.

Redação – Também estão disponíveis, na Página do Participante, o espelho da redação —divulgado na sexta-feira, 8 de abril — e a vista pedagógica, disponibilizada neste domingo (10). Por meio da vista pedagógica, o participante pode verificar a pontuação alcançada em cada uma das competências avaliadas pelos corretores.

O desempenho do participante é avaliado de acordo com cinco critérios: demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa; compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa; selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista; demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação; e elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Login único – Para acessar os resultados individuais na Página do Participante, é necessário utilizar a senha e o login únicos, cadastrados no portal do Governo Federal (gov.br). Quem não lembra a senha pode recuperá-la na plataforma. Basta informar CPF, clicar na opção “Esqueci minha senha” e preencher os campos solicitados.

Enem – O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, tornou-se uma das principais portas de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (ProUni).

Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são usados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetros para acesso aos auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Os resultados individuais do Enem também podem ser usados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitarem as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.