Clique Vestibular

NOTÍCIAS

Gabarito UEMG – Provas de Conhecimento Gerais ocorreram no último domingo

Depois das Provas de Habilidades Específicas para a graduação em Música, chegou o tão aguardado dia da Prova de Conhecimentos Gerais

Ver gabarito

Depois das Provas de Habilidades Específicas para a graduação em Música, chegou o tão aguardado dia da Prova de Conhecimentos Gerais (objetiva e redação) do Vestibular 2022 da UEMG, que selecionará os futuros alunos dos 121 cursos de graduação da universidade. O exame ocorreu no domingo, 6 de março, em Belo Horizonte e em outros 16 municípios – Abaeté, Barbacena, Campanha, Carangola, Cláudio, Diamantina, Divinópolis, Frutal, Guanhães, Ibirité, Ituiutaba, João Monlevade, Leopoldina, Passos, Poços de Caldas e Ubá.

Ao todo, são ofertadas 4.734 vagas para os cursos de graduação presencial em todas as áreas do conhecimento (Ciências Humanas, Exatas, Biológicas, Agrárias e da Saúde), distribuídas por 18 cidades.

 “O Vestibular da UEMG amplia ainda mais as oportunidades de acesso aos cursos de graduação. Acreditamos que, além de manter o ingresso por meio do Enem/Sisu, retomar a realização do processo seletivo próprio significa abrir mais uma porta de entrada para que as pessoas tenham acesso à educação superior pública, gratuita e de qualidade”, destacou Lavínia Rosa Rodrigues, reitora da universidade, que acompanhou de perto parte do processo seletivo, percorrendo alguns locais de prova na capital mineira.

Todo o processo seletivo ocorreu bem, sem intercorrências. O resultado de classificação dos candidatos será divulgado na página eletrônica do Vestibular da UEMG no dia 25 de março e o início das aulas está previsto para o dia 25 de abril. Segundo o edital do processo seletivo, tanto o gabarito quanto o caderno de provas deverão ser divulgados no mesmo endereço eletrônico, em até 48 horas após o término da realização das provas.

Sonhos e expectativas

Ver gabarito

Na cidade de Campanha, Matheus Duarte Mendonça, 22 anos (personagem da segunda foto, ao lado), tenta pela segunda vez entrar no curso de Direito. “Prestei o vestibular em 2019, não passei. Mas, agora estou mais confiante. Me preparei melhor e já conheço a prova. Quero Direito para seguir carreira jurídica no setor público e alcançar a tão sonhada estabilidade financeira”, relata.

Isadora Cordeiro, 25 anos, já é formada em Educação Física pela UEMG, mas não exerce a profissão. Ela atua como agente de pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em Belo Horizonte, e prestou o vestibular para a graduação em Tecnologia em Gestão Pública com a pretensão de ganhar uma promoção no trabalho. “Já estive aqui. Adoro esta universidade e estou confiante com o reingresso”, relata.

Já Cida Oliveira (clicada na primeira imagem, acima), 55 anos, de Ituiutaba, pretende mudar de ramo. Ela atua no setor administrativo, mas pretende se enveredar pelos caminhos da educação. Ela é uma das candidatas no vestibular da UEMG e quer cursar Pedagogia. “É um ramo que eu gosto e estou aproveitando a oportunidade. Não tenho medo de prova! Pretendo partir para a sala de aula e fazer uma nova carreira, que certamente também vai me proporcionar uma melhor aposentadoria”, comenta.

Inspiração

Um grande exemplo de que nunca é tarde para investir em conhecimento e aprimorar as habilidades profissionais, é a Dona Ruth Teixeira, que completará 90 anos em outubro deste ano. Ela presta o primeiro vestibular de sua vida e está entre as concorrentes do curso de Design de Moda da UEMG. “Sempre foi um sonho. Costuro desde a adolescência, ofício passado por gerações. Entrar na faculdade é um desejo antigo, que não pude priorizar, pois eu tinha que cuidar da casa e trabalhar. Agora, deu tudo certo e estou aqui. Quero aprender ainda mais e continuar com o meu negócio”, comenta a senhora, que costura comercialmente e para a família.

 

Ver gabarito