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Veja dicas de estudo e de relaxamento para vestibulandos

O apoio psicológico vem com dicas de relaxamento, de alimentação, o que levar e o que não levar na mochila

Photo by Green Chameleon on Unsplash

O professor titular de Psicologia da Unesp (Universidade Estadual Paulista), Paulo Motta, é especialista em vestibular. Todos os dias ele atende dezenas de jovens que se preparam para escolher uma profissão. O apoio psicológico inclui dicas de relaxamento, alimentação, o que levar e o que não levar (se a universidade for em outra cidade), como, quando e quanto estudar. 

Aqui estão algumas dicas:

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– Não estude mais de quatro horas por dia, exceto quando estiver na escola;
– Não estude apenas uma matéria por dia. Aprenda matemática por 50 minutos, pause por dez e volte a estudar literatura por mais 50 minutos. Pare por mais dez minutos e volte a estudar biologia e assim por diante. Sempre mude as áreas: exata, humana, biológica;
– Ambiente claro, silencioso e arejado auxilia no aprendizado. Cada um tem que encontrar sua própria maneira de aprender;
– Organize seu dia, agende todas as reuniões e tenha tempo para relaxar e se divertir.

Relaxamento

– Apósiniciar o teste, respire fundo pelo nariz e exale pela boca (cinco vezes);
– Alongue os braços e as pernas;
– Durante o teste, repita alongamento e / ou respiração a cada 50 minutos ou conforme necessário;
– Peça ao inspetor para ir ao banheiro, lavar o rosto, se esticar como se acabasse de acordar.

Comida

– Consuma um biscoito, água ou bebida esportiva durante o teste;
– Evite alimentos gordurosos ou cremes brancos;
– Quanto mais colorido o prato, melhor. Beterraba vermelha, folhas verdes, arroz branco etc;
– Em caso de dúvida, não “tente”. Escolha lanchonetes conhecidas porque a comida é mais fresca;
– Se você comer feijoada no café da manhã todos os dias, não fará a refeição no dia do vestibular. O que causa alguma perturbação é o que há de novo, porque seu corpo não está acostumado a isso.

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