Clique Vestibular

NOTÍCIAS

4.301 candidatos realizaram o Vestibular de Outono da UEPG

4.301 candidatos realizaram o Vestibular de Outono da UEPG A taxa de abstenção deste edição foi de 32%. Dos 6.325 candidatos inscritos,

Foto: Luciane Navarro/UEPG

O tempo frio não desmotivou os candidatos que realizaram o Vestibular de Outono da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), realizado neste domingo (20). Dentre olhares atentos e mãos segurando firme o material necessário para a prova, o sonho de ser aluno levou os 4.301 pessoas a disputarem as 763 vagas, distribuídas em 39 cursos de graduação. A taxa de abstenção deste edição foi de 32%. Dos 6.325 candidatos inscritos, 2.024 não compareceram.

A prova aconteceu durante todo o dia – manhã e tarde, em 27 locais em 13 cidades do Paraná. Nesta edição, o curso mais concorrido foi Medicina, com 168,4 candidatos por vaga; seguido de Engenharia de Software, com 16,4 candidatos/vaga; Direito Noturno (13,8); Enfermagem (13,1); e Odontologia (12,7).

Vitória Hass sabe bem o que é fazer parte da família UEPG. Aluna formada pelo Colégio Agrícola Augusto Ribas (Caar), que prepara os alunos para as provas desde o primeiro ano do ensino médio, ela tenta pela segunda vez uma vaga no curso de Direito. “Faltaram só 22 pontos para eu passar da última vez”, relembrou.

A pouca preparação do ano passado foi compensada com muito estudo para o Vestibular de Outono. “Esse ano eu me preparei mais. Tem aquele nervosismo, que acho que é normal, mas agora sei que vou tirar aqueles 22 pontos para mais”, disse.

Diferentemente de Vitória, não será a primeira vez que Patrícia Cristina Souza tenta ser acadêmica do ensino superior. A candidata tenta a terceira graduação; dessa vez na UEPG. “Eu já saí do ensino médio faz 10 anos e agora estou tentando cursar Pedagogia, porque sempre tive muita afinidade e interesse pela área”, descreveu.

O fato da UEPG ter retornado de maneira 100% presencial neste ano deixou Patrícia mais segura para enfrentar a prova. “Deu um alívio ver que retornou ao presencial, senti mais segurança para estudar, porque sei que poderei frequentar as aulas de maneira presencial e seguindo os protocolos de biossegurança”, destacou.

O dia do Vestibular envolveu, além de candidatos e fiscais de prova, as famílias dos vestibulandos. Samira Vitória Vieira estava acompanhada do avô antes de entrar para a sala. O processo seletivo da candidata acontece desde 2021, já que Samira escolheu concorrer a uma vaga de Licenciatura em Artes Visuais. O Teste de Habilidades Específicas (THE), voltado para os cursos de Música e Artes Visuais, aconteceu em dezembro do ano passado.

“Como escolhi Artes e me dediquei para o THE, agora foquei em sair bem na redação. Estou um pouco nervosa, mas acredito que vai dar tudo certo”, disse. O avô Francisco endossou a fala da neta. “Tem que ter confiança e acreditar que ela vai conseguir passar, estamos acreditando nisso”.

COLABORAÇÃO – O Vestibular de Outono contou com a colaboração de 881 pessoas, entre coordenadores, fiscais de sala, fiscais de corredor, operadores de detector de metal, serviço de limpeza e copa, serviço médico e motoristas. O trabalho da equipe acontece por, no mínimo, 10 horas seguidas.

RESULTADO – O resultado do Vestibular de Outono está previsto para ser divulgado em 25 de abril. As informações sobre a matrícula dos aprovados no Vestibular de Outono, bem como do Vestibular de Primavera e PSS 3 também serão publicadas até 5 de abril no site da UEPG.

Fonte: https://www.aen.pr.gov.br/Noticia/4301-candidatos-realizaram-o-Vestibular-de-Outono-da-UEPG

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS