Clique Vestibular

NOTÍCIAS

6 coisas que você precisa saber agora sobre vestibular seriado! 

O vestibular seriado é uma das maneiras mais simplificadas de passar do ensino médio para o superior. 

O vestibular seriado é uma das maneiras mais simplificadas de passar do ensino médio para o superior. 

Quer saber tudo sobre o vestibular seriado da UPE ou para cursar medicina? Fique por dentro agora de tudo que você precisa saber sobre essa modalidade de vestibular! 

1) O vestibular seriado permite um menor acúmulo de conteúdos 

O vestibular tradicional, em que você concorre para uma vaga em uma instituição superior através de uma prova ao concluir o ensino médio, costuma ser o mais conhecido pelos estudantes. 

Contudo, por essa prova ser realizada com todos os assuntos abordados no ensino médio, pode provocar uma sobrecarga mental nos estudantes 

A proposta do vestibular seriado é que o aluno faça uma prova ao final de cada ano do ensino médio, em que o assunto abordado é o conteúdo do ano em questão. 

Por exemplo: você terminou agora o primeiro ano do ensino médio e deseja concorrer a uma vaga na universidade através do vestibular seriado: você precisará fazer uma prova correspondente aos assuntos do primeiro ano; ao terminar o segundo ano, precisará fazer uma prova correspondente aos assuntos do segundo, e assim por diante. 

Ao final dos três testes, é feito uma média final da pontuação do aluno, que poderá usá-la para ingressar no curso e universidade desejados. 

2) Quem faz vestibular seriado não concorre com quem faz vestibular tradicional ??

Uma dúvida que pode persistir na cabeça do vestibulando é: mas eu concorro com quem faz vestibular tradicional se escolher a modalidade seriada? 

A resposta é: NÃO! 

As instituições destinam uma porcentagem das vagas para quem opta pelo vestibular seriado, de modo a não prejudicar nenhum estudante. 

Você escolhe como quer disputar sua vaga ?? 

3) Você pode concorrer para vestibular seriado e vestibular tradicional em uma mesma universidade 

Outro questionamento que pode surgir é: mas e se eu quiser fazer o vestibular seriado durante os três anos do ensino médio e ao final do terceiro também querer tentar o vestibular tradicional, eu posso? 

A resposta é: SIM! 

A maioria das instituições disponibilizam os dois tipos de prova e permitem que você concorra às duas modalidades, caso seja a sua vontade. 

4) Você só pode escolher uma das notas 

Você já sacou que pode tentar as duas modalidades de vestibular em uma mesma instituição, mas é importante você saber que só poderá utilizar uma das notas finais para ingressar na universidade. 

Contudo, isso não precisa ser motivo de preocupação! Digamos que você tente ambas as possibilidades, ao final você pode escolher aquela que tiver pontuado melhor. 

5) Se você faz o ensino médico técnico, também pode fazer vestibular seriado

O ensino médio técnico costuma funcionar de maneira diferente do usual: tem 4 anos de duração. 

Nesse caso, o aluno pode começar a fazer as provas a partir do segundo ano do ensino médio. A maioria das universidades são adeptas a esse modelo. 

6) Inscrição para vestibular seriado 

Por ser uma modalidade relativamente nova de vestibular, muitos alunos tomam conhecimento dela de maneira tardia, quando já terminaram o primeiro ano do ensino médio 

Pensando nisso, algumas universidades oferecem uma segunda chance ao vestibulando: fazer uma prova, ao final do segundo ano do ensino médio, de todo o conteúdo ministrado no ano em questão e no primeiro. 

Então, digamos que você já está no segundo ano do ensino médio e quer fazer o vestibular seriado, você ainda tem essa possibilidade! 

BÔNUS: UNIVERSIDADES QUE OFERECEM VESTIBULAR SERIADO 

O número de universidades e faculdades públicas e privadas que oferecem vestibular seriado têm crescido bastante nos últimos anos. Confira alguma instituições que oferecem essa modalidade de vestibular: 

Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) – Vestibular Seriado

Universidade Estadual de Goiás (UEG) – SAS 

Universidade Estadual de Maringá (UEM) – PAS 

Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro) – PAS

Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) – PAS 

Universidade Federal do Amazonas (UFAM) – PSC 

Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) – Pism 

Universidade Federal de Lavras (UFLA) – PAS 

Universidade Federal de Roraima (UFRR) – PSS 

Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) – SASI

Universidade de Brasília (UNB) – PAS 

Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) – PAES 

Universidade de Uberaba (Uniube) – PIAS 

Universidade de Pernambuco (UPE) – SSA 

Universidade do Estado do Amazonas (UEA) – SIS 

E aí, esse conteúdo foi útil pra você? Compartilha com um amigo que quer saber mais sobre vestibular seriado! 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS