rnrn
Qualquer humano normal, até mesmo aquele CDF que tira sempre uma pontuação impossível, é propício de ter sono na hora de estudar.
rnrn
Para evitar essas pescadas de sono, separamos 7 dicas bem legais:
rnrn
1 – Refeições leves e saudáveis.
Comida pesada dá um sono danado, imagina antes de estudar? Como evitar isto? Coma comida leve, amiguinho.
Alimentos pesados atrapalham e muito a digestão, faz termos uma sensação de sono intensa. Portanto, quando for estudar, esqueça aquela feijoada, humummmm, e dê preferência a saladas e frutas.
2 – Faça pequenos movimentos.
Quando os olhos começarem a ficar pesados, levante e se movimente, dando alguns pulinhos, aproveita e oferece a São Longuinho, e alongamentos por exemplo. Isso vai ajudar a despertar.
3 – Estude sentado ou pelo menos finja.
Estudar deitado não é errado, mas temos que enganar o corpo para funcionar bem. O corpo deitado passa ao cérebro uma mensagem de que está entrando em repouso e por isso seus músculos relaxam. A melhor solução é usar almofadas que inclinem o corpo ou estudar sentado :P.
4 – Leia em voz alta.
Ler em voz alta exercita lobo central do seu cérebro, área relacionada a fala. Isto pode ajudar a combater o sono.
5 – Estude sempre em lugares bem iluminados.
Uma fórmula simples: Quanto menos luz, mais melatonina e, consequentemente, mais sono!
6 – Consuma alimentos ricos em cafeína.
Chocolate preto, café forte, chá verde, açaí dentre outros. Só tome cuidado para não engordar né, e lembre-se: tudo que é demais, faz mal. O exagero de cafeína pode levar a problemas do coração e na fixação de cálcio dos ossos.
7 – Banho gelado.
Sono e água fria… preciso falar mais algo?
8 – Mascar um chiclete.
Funciona parecido com ler em voz alta, mais uma maneira de enganar o cérebro, e dizer para ele. Aguenta aí que estou estudando rapaz
9- Tenho sono controlado e tranquilo-
Vê se dorme direito né, que chegar as 5 da madrugada e estudar no dia seguinte… algo vai dar errado… durma bem e se possível cedo. Se você não conseguir dormir bem, mesmo deitando cedo, ai rapaz, procura um acompanhamento médico