Clique Vestibular

SALA DE ESTUDOS

Glossário da história do Brasil

Resumo de vários assuntos da história do Brasil

Expanção Marítima Portuguesa

Revolução de Avis (1383/1385)

Crise iniciada com a morte de D. Fernando I que, por não ter deixado herdeiros diretos, acarretou a disputa do trono entre a viúva, D. Leonor, defensora da unificação de Portugal com a Espanha e da hegemonia da nobreza conservadora, e D. Manuel de Avis, irmão ilegítimo do rei morto, apoiado pela burguesia mercantil, a plebe urbana e a “arraia-miúda” do campo.

Périplo Africano

Viagens exploratórias portuguesas ao longo do litoral africano, iniciadas com a conquista de Ceuta (1415), que atingiram seu ponto máximo com a chegada de Vasco da Gama nas Índias Orientais (1498).

Bula Inter Coetera (1493)

Dividiu o Oceano Atlântico entre portugueses e espanhóis através de um meridiano que passava 100 léguas a oeste das Ilhas de Cabo Verde. Foi revogado pelo Tratado de Tordesilhas (1494).

O Período Colonial

Fase do Abandono (1500/1530)

Período em que os interesses portugueses mantiveram-se voltados para o comércio asiático e africano, limitando sua presença na América à prática do extrativismo do pau-brasil e das drogas do sertão (canela, guaraná, cacau, urucum, castanha-do-pará, noz-do-maranhão, resinas vegetais)

Feitorias

Misto de depósito e fortificação característico do primeiros anos da ocupação portuguesa no litoral do Brasil.

Foral

Documento que determinava os direitos e deveres do donatário, que recebia as terras da capitania não como proprietário, mas como administrador.

Homens Bons

Denominação atribuída aos representantes da elite colonial, grandes proprietários ou ricos comerciantes, que não praticavam trabalhos manuais e tinham caráter e moral inatacáveis.

França Antártica (1555/1567) e França Equinoxial (1612/1615)

Tentativas frustradas de ocupação do litoral brasileiro pelos franceses N. D. de Villegaignon e Daniel de La Touche, no Rio de Janeiro e Maranhão, respectivamente.

Confederação dos Tamoios

Resistência de alguns grupos indígenas (tamoios) liderados pelos caciques Aimará, Aimberê e Saravaia, que aliaram-se aos franceses, no século XVI, contra os portugueses, sendo vencidos graças a ajuda do cacique capixaba Araribóia.

Engenhos

Engenho Real: mais avançados, dotados de rodas d’água;
Trapiches: movidos a tração animal;
Engenhocas: voltadas para a produção de aguardente.

Gado de Quintal

Denominação aplicada a criação inicial de bovinos nas fazendas de cana-de-açúcar, onde a pecuária mostrava-se tão somente como atividade complementar.

Tumbeiros

Apelido macabro dado aos navios negreiros que transportavam escravos africanos.

Boçais e Ladinos

Escravos recentemente chegados d’África eram chamados boçais por serem considerados menos aptos ao trabalho, enquanto os negros já acostumados as exigências da rotina dos escravos eram qualificados como ladinos.

Carta-Régia de 1701

Fixou o limite mínimo de 10 léguas de afastamento do litoral para criação de bovinos, como forma de impedir o avanço do gado nas áreas destinadas ao cultivo da cana.

Missões

Aldeamentos formados pelos jesuítas que procuravam fixar os índios, nômades em grande parte, em locais determinados onde recebiam a catequese.

União Ibérica

Anexação do trono português pela coroa espanhola (1580/1640) após a crise sucessória desencadeada pelas mortes de D. Sebastião I (1578) e seu herdeiro, o velho cardeal D. Henrique (1580).

Juramento de Tomar

Compromisso firmado pelo monarca espanhol Felipe II, em 1581, de não interferir na política colonial portuguesa.

Companhia das Índias Ocidentais da Holanda

Empreendimento típico do política econômica das nações mercantilistas da Europa, criada em 1621 para dar suporte as ações do comerciantes holandeses na América. Restauração Portuguesa Processo deflagrado em 1640, sob a liderança do Duque de Bragança, que resgatou a independência do trono português e acabou com a União Ibérica.

Conselho Ultramarino Órgão

centralizador da administração colonial portuguesa, criado em 1640 por determinação de D. João IV.

Tratado de Panos e Vinhos (1703)

Nome dado ao Tratado de Methuen, que estabelecia a compra de manufaturados têxteis ingleses pelos portugueses, em troca da compra de vinho de Portugal pela Inglaterra.

Entradas e Bandeiras

Expedições de exploração do interior da América Portuguesa que podiam ser oficiais, patrocinadas pela Coroa (entradas), ou particulares (bandeiras).

Uti possidetis

Princípio romano da posse útil defendido pelo diplomata português Alexandre Gusmão, que garantiu a posse dos territórios a oeste do meridiano de Tordesilhas, para Portugal, a partir de 1750, pelo Tratado de Madri.

Fiscalismo Português

Principal característica da economia colonial durante o ciclo da mineração, onde Portugal lançou mão de órgãos como a Intendência das Minas (1702) e a Intendência dos Diamantes (1771), além da cobrança de elevados impostos, para o explorar ao máximo a produção das minas.

Guerras Guaraníticas

Conflitos desencadeados pela imposição do Tratado de Madri (1750) aos territórios administrados pelas Missões Jesuíticas, no extremo sul do Brasil, que contou a participação heróica do cacique Sepé Tiaraju.

Renascimento Agrícola

Fenômeno ocorrido no final do século XVIII, decorrente da crise da mineração, aumento populacional, declínio da concorrência estrangeira em função da Guerra de Independência dos EUA e a crise do açúcar antilhano, que estimulou o cultivo do arroz, algodão, anil, tabaco, cana e café.

Ilustração Portuguesa

Conjunto de reformas modernizantes introduzidas naquele país durante o governo do rei D. José I, através do seu primeiro-ministro, o Marquês de Pombal (1750/1777).

Alvará de 1785

Decretado por D. Maria I, a Viradeira, proibindo a instalação de manufaturas no Brasil, entendendo que a “vocação natural” da colônia era a agricultura e a mineração.

Nativismo

Movimentos de caráter regional e não-separatista que espalharam-se pelo Brasil Colonial, entre os século XVII e XVIII.

Decreto de Berlim

Imposição de Napoleão Bonaparte, de novembro de 1806, que impedia os países da Europa de manter relações comerciais com a Inglaterra.

Convenção Secreta de Londres

Acordo imposto por Lord Strangford ao príncipe D. João (outubro de 1807), onde a Família Real seria transferida para o Brasil em troca de benefícios comerciais para a Inglaterra, como ocorreu em 1810.

Política Joanina

Conjunto de medidas adotadas por D. João durante a estadia da corte portuguesa no Brasil (1808/1821).

Congresso de Viena (1815/1816)

Órgão criado para a reorganização conservadora das alterações decorrentes da expansão napoleônica no continente europeu.

Elevação do Brasil a Reino Unido (1815)

Manobra do Congresso de Viena que permitiu a permanência de D. João VI no Brasil.