A obra “Eu”, o único livro publicado em vida por Augusto dos Anjos em 1912, transcende as classificações literárias de sua época, apresentando-se como um marco singular no Pré-modernismo brasileiro. Longe de uma narrativa convencional com enredo e personagens no sentido tradicional, o livro é uma coletânea poética que explora as profundezas da existência humana através de um eu lírico complexo e atormentado. A poesia de Augusto dos Anjos mergulha em uma visão de mundo marcada pela melancolia e pelo pessimismo, confrontando o leitor com a fragilidade e a imperfeição inerentes à condição humana.
Os conflitos abordados na obra são predominantemente existenciais e filosóficos. O poeta expressa uma visão de humanidade definida pela incompletude e pela derrota, como exemplificado em versos que falam de “embriões de mundos que não progrediram” ou de uma “noite dos Vencidos”. O ser humano é frequentemente retratado como uma entidade degradante, em constante decadência, sem alternativas de superação que se mostrem duradouras. Essa perspectiva niilista permeia grande parte dos poemas, revelando a angústia do eu lírico diante da efemeridade e da dor.
O “eu” do título não se refere a uma individualidade romântica e sentimental no sentido estrito, mas sim a um “eu” universal, representativo da humanidade em sua essência mais crua e biológica. O poeta investiga as duras leis que vinculam homens e outras formas de vida a uma mesma origem e destino, regidos pela marcha implacável das moléculas. Há um tom moralista presente, com a condenação da matéria e do pecado, mas até mesmo a redenção moral parece fadada ao fracasso diante da imagem prevalente de um pessimismo incontornável.
A singularidade de “Eu” reside também na sua capacidade de dialogar com diversas correntes literárias sem se filiar completamente a nenhuma delas. O rigor formal do Parnasianismo convive com a exploração da musicalidade simbolista, a linguagem cientificista do Naturalismo e a abordagem de temas grotescos, que antecipam o Expressionismo e o Modernismo. A obra de Augusto dos Anjos é um mergulho visceral na psique humana, revelando a dor, a decomposição e a busca incessante por sentido em um universo muitas vezes indiferente.
A fragilidade e a decomposição da condição humana em um universo marcado pela ciência e pelo pessimismo.
Augusto dos Anjos nasceu em 20 de abril de 1884 e faleceu prematuramente em 12 de novembro de 1914, aos 30 anos de idade. Apesar de sua curta vida, deixou um legado poético profundo e original. Considerado um dos maiores poetas da literatura brasileira, é tradicionalmente inserido no período do Pré-modernismo. Sua obra, única em muitos aspectos, destoa de seus contemporâneos por sua linguagem peculiar e sua visão de mundo profundamente influenciada pelo cientificismo do século XIX e por um pessimismo filosófico, aproximando-o de pensadores como Arthur Schopenhauer. Professor e poeta, Augusto dos Anjos soube sintetizar em sua escrita a herança científica com uma sensibilidade que preparava o terreno para o espírito modernista que surgiria nas décadas seguintes.
“Eu”, lançado em 1912, é o título do único livro de poesias publicado por Augusto dos Anjos durante sua vida. Esta obra se destaca no cenário da poesia brasileira por sua profunda originalidade e por estabelecer um diálogo complexo com as diversas influências artísticas e filosóficas de sua época. Longe de se enquadrar em uma única escola literária, o livro sintetiza elementos do Parnasianismo, Simbolismo e Naturalismo, enquanto antecipa traços do Expressionismo e do Modernismo. O título, aparentemente egocêntrico, na verdade, serve como um convite à reflexão sobre a universalidade da experiência humana, seus medos, suas misérias e sua inevitável finitude.
Em uma obra poética como “Eu”, não existem personagens secundários no sentido ficcional. No entanto, conceitos, elementos da natureza e figuras abstratas adquirem uma presença quase personificada, atuando como espelhos ou catalisadores das reflexões do eu lírico.
| Tempo | Indefinido e cíclico, com foco na atemporalidade da condição humana, na decadência e na passagem inevitável do tempo biológico. |
| Espaço | Principalmente interior, no universo da mente e das reflexões do eu lírico. Quando externo, foca-se em ambientes de observação científica ou de degradação urbana e natural, como “o letargo larvário da cidade”. |
| Narrador | O eu lírico, que se manifesta em primeira pessoa (“Eu”), com um tom confessional e universalizante. É um observador minucioso e um pensador profundamente pessimista. |
| Linguagem | Extremamente rica e singular, com forte presença de vocabulário científico, termos raros, neologismos e uma mescla de formalismo parnasiano com coloquialismo pré-modernista. Explora rimas raras, métrica rigorosa e sonoridade expressiva, além de imagens grotescas e impactantes. |
O estilo de Augusto dos Anjos em “Eu” é inconfundível, caracterizado por uma fusão audaciosa de elementos de diferentes escolas literárias, o que o torna um autor de transição e inovador. Uma de suas marcas mais fortes é a linguagem cientificista, com a utilização de termos da biologia, química e física, que emprestam um tom frio e objetivo à sua poesia, mesmo quando aborda temas profundamente subjetivos. Isso resulta em uma “crueza expressiva sem precedentes”, como notado pela crítica.
Do Parnasianismo, Augusto dos Anjos herda o rigor formal, manifestado em sua métrica impecável e no uso de rimas raras e complexas. No entanto, ele subverte essa formalidade ao abordar temas considerados “indignos” da poesia da época, como a decomposição, a morte, a miséria e o grotesco, em contraste com a beleza idealizada. Essa disposição o aproxima dos modernistas, que viriam a quebrar paradigmas estéticos.
A influência do Simbolismo é percebida na exploração da sonoridade e da musicalidade dos versos, bem como na sugestão de estados d’alma e na busca por uma dimensão mais profunda e espiritual – embora o poeta frequentemente subverta essa dimensão com um materialismo brutal. As imagens estranhas e impactantes são outro traço marcante, muitas vezes beirando o expressionismo (“Como uma pele de rinoceronte / Estendida por toda a minha vida!”), chocando o leitor e ampliando a dramaticidade de suas reflexões.
O uso de superlativos (“Misericordiosíssimo”) intensifica as emoções e as descrições, enquanto o coloquialismo inesperado em meio a um vocabulário erudito cria um efeito de estranhamento e aproximação com a realidade cotidiana, como visto em “Porque o madapolão para a mortalha / Custa 1$200 ao lojista!”. Essa mescla de linguagens e estilos faz de Augusto dos Anjos uma figura única na literatura brasileira, cujo “Eu” continua a desafiar e a fascinar leitores e estudiosos.
“Eu” insere-se no período do Pré-modernismo brasileiro (1902-1922), uma época de transição e efervescência cultural, que antecede a Semana de Arte Moderna. Este período foi marcado por uma ambivalência: a “Belle Époque” celebrava a modernidade e o avanço tecnológico, mas também revelava uma vertente de morbidez e decadência. Augusto dos Anjos, embora fascinado pela ciência e pelo imperceptível, alinhava-se a essa visão mais melancólica e pessimista da existência.
A obra reflete o impacto das teorias científicas do século XIX, como o Darwinismo e o Positivismo, que influenciaram a visão de um universo regido por leis naturais implacáveis e onde o ser humano é parte integrante do ciclo biológico de nascimento, vida e decomposição. O entusiasmo pelas ciências manifestado em seus versos, com a atenção ao microscópico e ao orgânico, é uma herança desse período.
Embora Augusto dos Anjos não seja um crítico social no sentido explícito de autores como Lima Barreto, sua poesia contém uma forma peculiar de crítica. Ao expor a miséria humana, a imperfeição e a “incompletude” do homem (“Embriões de mundos que não progrediram!”), ele questiona implicitamente o progresso otimista e as idealizações da sociedade. Sua abordagem crua e materialista da vida e da morte pode ser interpretada como uma contestação às convenções e hipocrisias sociais da época, que preferiam ignorar os aspectos mais sombrios da existência. A condenação da matéria e do amor superficial em poemas como “Idealismo” também pode ser vista como uma crítica aos valores materialistas e hedonistas da sociedade.
A singularidade de “Eu” reside em sua capacidade de fazer conviver o rigor formal com temas considerados indignos da poesia, tratando-os com imagens grotescas. Isso, por si só, é uma crítica velada à estética dominante e uma preparação para o espírito iconoclasta do Modernismo. Sua poesia é um espelho de um tempo de profundas transformações e incertezas, onde as certezas científicas conviviam com um crescente mal-estar existencial.
Título: Eu
Autor: Augusto dos Anjos
Ano de publicação: 1912
Gênero: Poesia
Movimento Literário: Pré-modernismo
Principal Característica: Fusão de cientificismo, pessimismo filosófico e originalidade formal.
Confira um resumo em vídeo sobre esta obra:
Estudantes buscam informações sobre os locais de prova do Vestibular Unicentro 2027.