
Direto ao assunto
Neste domingo (8), cerca de 218,6 mil pessoas fazem o primeiro dia do Enem 2026 no Maranhão. É a maior prova de acesso ao ensino superior do país, e o estado acompanha o movimento nacional: em todo o Brasil são 5.051.345 inscrições confirmadas, o maior número desde 2020.
Quem faz a prova no Maranhão
Dos inscritos maranhenses, 91.787 estão concluindo o ensino médio em 2026. Outros 73.197 já terminaram essa etapa, 50.967 ainda cursam o ensino médio sem concluir neste ano e 2.666 não estão cursando nem concluíram. Cerca de 86,3 mil estudantes da rede pública tiveram a inscrição feita automaticamente.
As mulheres são maioria entre os inscritos no estado, com aproximadamente 139 mil participantes, contra cerca de 79,6 mil homens. Por cor ou raça, predominam as pessoas que se autodeclararam pardas, com 128.386 registros.
Como é o primeiro dia
Neste primeiro domingo, os candidatos respondem a 90 questões objetivas — 45 de Linguagens e 45 de Ciências Humanas — e escrevem a redação. Os portões abrem às 12h e fecham às 13h, pelo horário de Brasília, sem tolerância para quem chegar depois. A prova começa às 13h30 e vai até as 19h.
É preciso levar documento de identificação válido, original e com foto, que pode ser físico ou digital, e caneta esferográfica de tinta preta em material transparente. O cartão de confirmação não é obrigatório, mas o Inep recomenda levá-lo, porque ele traz o endereço do local de prova e as condições de atendimento de cada candidato.
O segundo dia do Enem 2026 será no domingo, 15 de novembro, com 45 questões de Matemática e 45 de Ciências da Natureza, terminando às 18h30.
Fonte: g1 Maranhão, 8 de novembro de 2026



