enem

Enem 2026: mais de 133 mil inscritos fazem a primeira prova neste domingo em Santa Catarina

Santa Catarina tem 133.226 inscrições confirmadas no Enem 2026. Os portões fecham às 13h e a prova do primeiro dia começa às 13h30, com redação e 90 questões.

Ilustração estilo Pixar de estudantes catarinenses com mochilas chegando à escola para fazer o Enem, com araucárias ao fundo
Direto ao assunto
  1. Horários do primeiro dia
  2. O que levar

Neste domingo (8), 133.226 pessoas fazem o primeiro dia do Enem 2026 em Santa Catarina, segundo levantamento do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Em todo o país, são 5.051.345 inscrições confirmadas no exame.

Horários do primeiro dia

Os portões serão abertos ao meio-dia e fechados pontualmente às 13h, pelo horário de Brasília. A prova começa às 13h30 e termina às 19h. Neste primeiro domingo, os estudantes respondem às questões de Linguagens e Ciências Humanas e escrevem a redação.

O segundo dia será no domingo, 15 de novembro, com as provas de Matemática e Ciências da Natureza.

O que levar

Para fazer o exame, é obrigatório apresentar documento oficial de identificação com foto e usar caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente. O Inep recomenda levar o cartão de confirmação de inscrição, disponível na Página do Participante, que informa o endereço do local de prova. Água e alimentos para consumo durante a avaliação também são permitidos.

A nota do Enem pode ser usada para o ingresso no ensino superior por meio de programas como o Sisu, o Prouni e o Fies. A orientação é verificar o trajeto até o local de prova com antecedência e evitar deslocamentos de última hora.

Fonte: Continental FM, com informações do Inep e do Ministério da Educação, 8 de novembro de 2026 — https://continentalfm.com.br/noticia/enem-comeca-neste-domingo-e-reune-mais-de-133-mil-inscritos-em-santa-catarina