Clique Vestibular

NOTÍCIAS

Começam no dia 13 de outubro as inscrições para UFSC 2020.2

Processo seletivo não terá provas e levará em conta a média de Enem anteriores

Foto: ‘Praça da Cidadania – Aérea – Foto Jair Quint’  via UFSC.br

A Coperve, Comissão Permanente do Vestibular, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) divulgou nesta quarta-feira, 23 de setembro, o edital do Processo Seletivo Vestibular UFSC 2020.2.

Inscrições

As inscrições podem ser realizadas entre os  dias 13 a 27 de outubro  para seleção de alunos para os cursos de Graduação em Medicina do Campus Araranguá e para vagas remanescentes do Vestibular UFSC 2020.

No total serão oferecidas 549 vagas divididas entre  27 cursos dos cinco campi da UFSC. 

Estão aptos a participar, todos os estudantes que concluíram ou estão em vias de concluir o Ensino Médio (curso de 2º grau ou equivalente).  A inscrição será gratuita e realizada exclusivamente pela internet.

Clique aqui para efetuar a inscrição – https://processoseletivo20202.ufsc.br

Mudanças no processo seletivo

Devido a pandemia de Covid-19, não haverá o tradicional vestibular com provas presenciais e sim uma classificação que leva em conta a média obtida pelo estudante em uma das edições de Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) dos anos de 2017 ou 2018 ou 2019. Será possível utilizar apenas uma das médias e é necessário que estudante tenha obtido uma pontuação mínima na redação e em cada uma das disciplinas, conforme especificado no edital.

Para ajudar o aluno em sua escolha, a instituição disponibilizará aos candidatos uma calculadora. A calculadora levará em conta a alteração da Teoria da Resposta ao Item (TRI) em cada prova. “O processo seletivo proposto pela Coperve/UFSC realizará uma padronização das notas dos candidatos, por disciplina do Enem, para o cálculo da média final, permitindo uma comparação justa entre os candidatos, independente do Enem escolhido” afirma a presidente da Coperve, professora Maria José Baldessar. Conforme regras do próprio Enem, os candidatos que participaram do exame como “treineiros” não poderão utilizar as notas obtidas para participar da seleção.

As vagas dividem-se em 489 remanescentes do Vestibular 2020, que não têm alunos em lista de espera e 60 vagas de Medicina/Araranguá, com ingresso de 30 calouros em 2020.2 e 30 calouros em 2021.1. Essa divisão se deve a mudanças no projeto político-pedagógico do curso, e também é reflexo da pandemia de Covid-19, que impossibilitou a adequação do espaço físico para as turmas e a contratação de professores por meio de concurso público.

Cotas

Os estudantes pretendentes a concorrência via cota deverão comprovar essa condição com o envio de documentos e com autodeclarações, que serão validadas por comissões formadas pela Secretaria de Ações Afirmativas e Diversidades (Saad).

Dúvidas?

Para outras dúvidas, a Coperve disponibilizou um site para o envio e respostas de dúvidas frequentes. A equipe está trabalhando remotamente devido à pandemia, e realiza atendimentos pelo e-mail coperve@coperve.ufsc.br. Desde o dia 14 de setembro, nas segundas, quartas e sextas-feiras, a equipe também faz atendimento em regime de plantão, das 9h às 13h, pelo telefone (48) 3721-9951. O objetivo é esclarecer dúvidas em relação ao processo seletivo 2020.2 e demais questões relativas às modalidades de ingresso na UFSC.

 

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS