O novo reitor do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Anderson Ribeiro Correia, anunciou 60 novas vagas para o vestibular da instituição em 2021. O anúncio foi feito na cerimônia de posse do cargo nesta segunda-feira (27) na sede da instituição em São José dos Campos (SP).
Com a mudança, o número de estudantes para o novo ano letivo passa de 120 para 180 a partir do próximo vestibular. O novo reitor disse ainda que até o final do atual mandato, em 2024, o número de novas vagas deve chegar até 240.
O ITA oferece seis graduações em engenharias (aeroespacial, aeronáutica, civil-aeronáutica, de computação, eletrônica e mecânica-aeronáutica) e é um dos vestibulares mais disputados do país. Em 2019, cerca de 12 mil estudantes se inscreveram para concorrer a uma vaga.
“Nós estamos há um tempo nos preparando para isso, cuidando de toda infraestrutura. O auditório já foi feito, o novo prédio, os novos professores do concurso já estão fazendo integração. Agora só falta terminar o alojamento nesse ano para a chegada de novos estudantes para o ano que vem”, afirmou.
Vagas
O objetivo de ampliar as vagas no ITA é uma promessa de gestões anteriores. Em 2012 o então reitor Carlos Américo Pacheco tinha como meta oferecer 240 vagas a partir do vestibular 2014.
Em 2014 a instituição chegou a oferecer 180 vagas, mas o número de postos foi oscilando até voltar a ter 120 neste ano.
O Ministro da Educação, Abraham Weintraub, esteve presente na cerimônia e disse que o ITA continuará recebendo investimentos.
“O ITA é referência na área de tecnologia, referência mundial. Se for dada oportunidade aos brasileiros, mostramos que não somos inferiores aos americanos e europeu. O governo tem o compromisso de manter todos os recursos necessários”, disse.
Novo reitor do ITA toma posse nesta segunda-feira
Novo mandato
Anderson Ribeiro Correia já foi reitor da instituição entre 2016 e 2018 e agora substitui Cláudio Jorge Pinto Alves, que atuou no cargo por um ano. O novo reitor foi escolhido pelo comando da Aeronáutica a partir de uma lista tríplice emitida pelo ITA.
O novo reitor foi presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), tem graduação em engenharia civil pela Unicamp, é mestre em engenharia de infraestrutura aeronáutica pelo ITA e também tem doutorado em engenharia de transportes pela University of Calgary, no Canadá.