Clique Vestibular

RESULTADOS E GABARITOS

Publicados os primeiros editais de chamamento para vagas remanescentes do SiSU 2022 e do Vestibular 2022

Classificados dos dois processos devem enviar documentos pelo Portal do Candidato entre os dias 15 e 21 de março.

Já estão disponíveis os primeiros chamamentos para vagas remanescentes do Sistema de Seleção Unificada 2022 e do Concurso Vestibular 2022. As vagas são para ingresso no primeiro semestre letivo de 2022 ou no segundo semestre letivo de 2022 [o ingressante deve conferir a especificidade no edital em que consta seu nome]. Os convocados devem enviar a documentação completa, via Portal do Candidatoentre as 9h de amanhã, dia 15 de março e as 23h59 de 21 de marçoA Comissão Coordenadora do Ingresso em cursos de graduação da UFRGS reforça que o candidato deve observar a documentação comprobatória de sua modalidade de ingresso, de acordo com seu edital de inscrição; Novos chamamentos para vagas remanescentes dos processos de 2022 estão previstos para o dia 22 de março [confira o calendário completo no final desta notícia].

Confira os editais:

Envio de documentos

O envio de documentos comprobatórios deve ser feito pelos convocados via Portal do Candidato (www.portaldocandidato.ufrgs.br), entre as 9h de terça-feira, dia 15 de março, e as 23h59 de 21 de março, segunda-feira, em arquivos digitalizados de boa qualidade, com no máximo 5 MB de tamanho, nos formatos .jpg, .jpeg ou .pdf. Os candidatos podem utilizar scanner ou um telefone celular com boa resolução de câmera, e os documentos devem estar legíveis e com boa qualidade, sem cortes ou rasuras.

Portal do Candidato foi testado e homologado somente para uso nos navegadores Firefox e Chrome em computadores do tipo PC, não sendo recomendado o uso de celulares ou tablets para o envio da documentação. É possível acessar um tutorial no Portal do Candidato sobre o envio dos documentos, e também há mais informações sobre o assunto no Portal Ingresso.

Há um bloco de documentos que é obrigatório para TODOS os candidatos, independentemente da modalidade de ingresso. São eles:

  • Certificado de Conclusão e Histórico Escolar completo do Ensino Médio: os dois documentos podem estar em uma mesma folha, e o histórico precisa conter carga horária e componente curricular, ou seja, número de horas cursadas e descrição das disciplinas. Também é necessário que esteja assinado pela autoridade competente. Os documentos são obrigatórios até para o candidato que já possui um curso superior. Em caso de candidato que tenha concluído o Ensino Médio no exterior, é necessária a apresentação de Declaração de Equivalência de Estudos.

O candidato que estiver concluindo o Ensino Médio no ano letivo 2021 e, no momento do envio da documentação, não tiver o Certificado de Conclusão do Ensino Médio e/ou o Histórico Escolar deve enviar, em caráter provisório, a Declaração Provisória sobre Conclusão do Ensino Médio. Esse documento deve ser preenchido e assinado pela escola conforme o modelo disponível no Manual do Candidato do Vestibular 2022 ou no Manual do Candidato do SiSU 2022. O candidato que postar a declaração provisória deverá enviar posteriormente, no Portal do Candidato, o Certificado de Conclusão e o Histórico Escolar do Ensino Médio. Durante a etapa de avaliação acadêmica, haverá a possibilidade de complementar a informação, e o envio desses documentos deve ser feito dentro desse prazo;

  • Documento de identificação atualizado, que contenha fotografia clara do candidato e esteja em bom estado de conservação. Os órgãos expedidores validados estão descritos no edital do processo seletivo, mas são válidos RG, Carteira de Motorista (CNH), Carteira de Trabalho, Passaporte e documentos expedidos por Ordens e Conselhos Profissionais e Forças Armadas, entre outros. Documentos como TRI ou Carteira de Estudante, por exemplo, não são válidos nesse caso;

  • Declaração de ocupação ou não ocupação de outra vaga em curso de graduação de Instituição Pública de Ensino Superior. Este formulário será preenchido digitalmente no Portal do Candidato. O participante que marcar que ocupa uma vaga em Instituição Pública de Ensino Superior neste formulário terá o prazo de até cinco dias úteis após a matrícula presencial (segunda etapa) para se desvincular de um dos cursos.

Além desses documentos, aqueles que ingressam nas vagas de Ações Afirmativas (cotas – L1, L2, L3/L5, L4/L6, L9, L10, L13 e L14) devem enviar a documentação referente à sua modalidade de ingresso. Os documentos necessários para cada caso estão descritos no Edital e no Manual do Candidato do Vestibular 2022, no Edital ou no Manual do Candidato do SiSU 2022 na UFRGS ou no Portal Ingresso.

Veja as respostas às principais dúvidas no Portal Ingresso

O ingressante deve ficar atento ao prazo informado para a postagem dos documentos no Portal do Candidato, pois o serviço de envio de documentação é interrompido às 23h59 (horário de Brasília) do dia 21 de março. O Portal do Candidato foi testado e homologado somente para uso nos navegadores Firefox e Chrome em computadores do tipo PC, não sendo recomendado o uso de celulares ou tablets para o envio da documentação. Ao finalizar o processo, com o envio para análise, o ingressante receberá um comprovante informando que o processo foi finalizado. O não envio dos documentos nesta etapa leva à perda da vaga.

Canais para casos de dúvidas

Após a leitura dos materiais disponíveis, as dúvidas que permanecerem podem ser sanadas pelo e-mail ingresso@ufrgs.br ou pelo atendimento virtual por webconferência (que deverá ser agendada pelo mesmo e-mail de contato).

Endereços e horários das salas de webconferência:

 

Depois do envio de documentos

Após a confirmação do envio, o ingressante deve seguir acompanhando a análise da documentação pelo Portal do Candidato e se apresentar para a etapa definitiva de matrícula, às vésperas do início do semestre de ingresso. A homologação é comunicada por meio do próprio Portal do Candidato. Os ingressantes pelas cotas raciais (L2, L4/L6, L10 e L14) devem estar atentos à publicação das listagens de convocação para verificação da autodeclaração étnico-racial e das sessões de verificação da autodeclaração étnico-racial, que serão divulgadas em site próprio.

segunda etapa de matrícula (matrícula de calouros) será realizada de acordo com o semestre de ingresso do candidato: entre 23 e 25 de maio, para 2022/1; e entre 24 e 26 de outubro, para 2022/2. As demais datas, como o início das aulas, estão disponíveis no Calendário Acadêmico.

 

Novos chamamentos

As chamadas para as vaga remanescentes na UFRGS para o Concurso Vestibular 2022 e SiSU 2022 estão programadas para os dias 22 e 30 de março e 7, 18 e 26 de abril, com possibilidade de novas datas, de acordo com a disponibilidade de vagas. Os editais de chamamento serão publicados na página própria da Pró-Reitoria de Graduação, com divulgação no Portal da UFRGS. A Confirmação de Interesse pode ser solicitada posteriormente, com andamento dos chamamentos. Para os que aguardam vaga, o ordenamento está disponível em: bit.ly/ufrgsord.

 

Fonte: https://gauchazh.clicrbs.com.br/educacao-e-emprego/conteudo-publicitario/2022/03/pre-vestibular-de-porto-alegre-e-destaque-de-aprovacao-em-medicina-cl0k2lfh7000x017c75meuf4u.html