Clique Vestibular

A terceira margem do rio

Guimarães Rosa

DESCRIÇÃO & SINÓPSE

Neste livro inédito dos Melhores Contos, coleção que serve de referência no mercado editorial, temos João Guimarães Rosa transgredindo convenções sociais e o conformismo, além de inventar e inovar a linguagem. Entre os textos aqui presentes estão alguns dos mais conhecidos do autor, como "A hora e a vez de Augusto Matraga", "A terceira margem do rio" e "São Marcos". Os contos estão divididos em quatro partes: Metalinguagem; O Outro; Humor e O Narrador. Eles são interligados pela constância do espaço, o sertão, proporcionando ao leitor uma jornada pelo que há de melhor na ficção de língua portuguesa. Esta edição conta com a seleção e o prefácio de Walnice Nogueira Galvão, professora emérita da USP e uma das maiores críticas literárias do país. Ela já publicou dez livros, sendo seis deles sobre Guimarães Rosa.

AVALIAÇÕES

{{ reviewsTotal }}{{ options.labels.singularReviewCountLabel }}
{{ reviewsTotal }}{{ options.labels.pluralReviewCountLabel }}
{{ options.labels.newReviewButton }}
{{ userData.canReview.message }}

RESUMO DO LIVRO

A terceira margem do rio – Guimarães Rosa

Publicado em 1962, “A terceira margem do rio” é um conto do escritor brasileiro Guimarães Rosa. A obra faz parte do livro “Primeiras estórias” e é considerada uma das mais importantes do autor.

Contexto Histórico e Características Literárias

O conto de Guimarães Rosa se passa em um contexto histórico que reflete as transformações sociais e culturais do Brasil do século XX. O autor, conhecido por sua linguagem inovadora e regionalista, utiliza em suas obras elementos da cultura popular, mitos e tradições do sertão brasileiro, criando assim uma obra única e marcante.

Narrador

O conto é narrado em primeira pessoa por um filho, cujo pai decide viver isolado em uma canoa no meio de um rio. O narrador é uma testemunha dos acontecimentos e relata a história com detalhes e emoção.

Resumo da história

O conto narra a história de um homem que decide abandonar sua família e a vida em terra firme para viver em uma canoa, no meio de um rio. O personagem central nunca justifica sua decisão, apenas afirma que precisa estar naquela “terceira margem”, longe de tudo e de todos. O relato do filho, que assiste ao pai partir e nunca mais voltar, revela as consequências dessa escolha para a família e para a comunidade.

Personagens Principais

  • O pai: Personagem central da trama, que decide viver isolado no meio do rio.
  • O filho: Narrador da história, que acompanha a decisão do pai e suas consequências.
  • A família: Representa a parte da sociedade afetada pela escolha do protagonista.

Análise para Provas

Em uma prova, pode-se esperar questões que explorem a narrativa em primeira pessoa, a simbologia da terceira margem, as consequências da escolha do pai para a família e a comunidade, as características literárias de Guimarães Rosa e a relação da história com o contexto histórico brasileiro da época.

Conclusão

“A Terceira Margem do Rio” é uma obra icônica que exemplifica o estilo inovador e singular de Guimarães Rosa, consolidando-o como um dos maiores escritores da literatura brasileira. A história do isolamento do protagonista e suas consequências para a família e a sociedade aborda temas universais, como a solidão, a incomunicabilidade, a ruptura e a busca pela liberdade, tornando-a atemporal e de grande relevância para a literatura brasileira e mundial.