Clique Vestibular

Cemitério dos Vivos

Lima Barreto

DESCRIÇÃO & SINÓPSE

Cemitério dos Vivos é um romance inacabado de Lima Barreto, escrito em um período de internação do escritor no Hospital Nacional de Alienados no Rio de Janeiro, entre 1919 e 1920. A obra é dividida em duas partes, sendo a primeira O Diário do Hospício onde Barreto escreve sobre suas memórias no manicômio.

AVALIAÇÕES

{{ reviewsTotal }}{{ options.labels.singularReviewCountLabel }}
{{ reviewsTotal }}{{ options.labels.pluralReviewCountLabel }}
{{ options.labels.newReviewButton }}
{{ userData.canReview.message }}

RESUMO DO LIVRO

Resumo do livro Cemitério dos Vivos de Lima Barreto

O livro “Cemitério dos Vivos” é uma obra do escritor brasileiro Lima Barreto, publicado originalmente em 1916. A trama se passa na cidade do Rio de Janeiro, no início do século XX, e aborda temas como racismo, preconceito, desigualdade social e burocracia.

Informações sobre o narrador

O narrador é um médico recém-formado que chega ao Rio de Janeiro com a intenção de exercer a medicina. Ele é apresentado como um observador atento da sociedade carioca, especialmente no que diz respeito às injustiças sociais e ao tratamento dispensado aos mais pobres.

Resumo da história

O livro narra a história de Félix, um jovem mulato que tenta se integrar à sociedade carioca, mas acaba sendo vítima de preconceito e discriminação. Félix é um personagem que representa a luta contra as injustiças e a busca por justiça e igualdade.

Apresentação dos personagens principais

Além de Félix, o livro apresenta outros personagens que refletem as desigualdades presentes na sociedade da época, como a família burguesa Siqueira, que representa a elite carioca, e o personagem Campos, um oportunista sem escrúpulos.

Análise do que pode ser cobrado em uma prova

  • Contexto histórico: A prova pode cobrar o conhecimento sobre o contexto histórico em que a obra foi escrita, incluindo o cenário social e político do Rio de Janeiro no início do século XX.
  • Características literárias do autor: Pode ser cobrada uma análise das características literárias de Lima Barreto, como o uso da linguagem coloquial, a crítica social e a abordagem de temas polêmicos.
  • Críticas sociais presentes no enredo: Os alunos podem ser questionados sobre as críticas sociais presentes na obra, como o racismo, o preconceito e a burocracia, e como esses temas se relacionam com a realidade atual.

Conclusão

A obra “Cemitério dos Vivos” é de extrema relevância por abordar questões sociais que, infelizmente, ainda são atuais. Lima Barreto utiliza sua escrita para denunciar as injustiças e desigualdades de sua época, oferecendo uma reflexão profunda sobre a sociedade. Sua obra continua a nos provocar e a nos fazer questionar sobre a realidade em que vivemos.