Clique Vestibular

Contos novos

Mário de Andarde

DESCRIÇÃO & SINÓPSE

Contos novos reúne nove curtas narrativas compostas por Mário de Andrade só publicadas postumamente. A maior parte dos contos foi concebida e finalizada nos últimos dez anos de vida do escritor e reflete o espírito da primeira fase do Modernismo e a experimentação que marca a Semana de 1922. Os Contos novos têm sido apreciados por razões diversas, que vão da facilidade da leitura, do realismo e da linguagem coloquial, ao interesse ou à simples curiosidade pela biografia e pelos processos decomposição de Mário de Andrade.

AVALIAÇÕES

{{ reviewsTotal }}{{ options.labels.singularReviewCountLabel }}
{{ reviewsTotal }}{{ options.labels.pluralReviewCountLabel }}
{{ options.labels.newReviewButton }}
{{ userData.canReview.message }}

RESUMO DO LIVRO

Contos Novos de Mário de Andrade: Uma obra marcante da literatura brasileira

Os “Contos Novos” é uma coletânea de contos escrita por Mário de Andrade, um dos principais nomes do modernismo brasileiro. Publicado pela primeira vez em 1947, o livro reúne 14 contos que exploram diferentes aspectos da sociedade brasileira, trazendo elementos de crítica social e inovação literária.

Contexto Histórico e Características Literárias

Mário de Andrade viveu em um período de intensas transformações sociais e culturais no Brasil. O modernismo, movimento artístico do qual ele foi um dos líderes, propunha uma ruptura com as tradições e uma busca por uma identidade cultural brasileira. Em “Contos Novos”, o autor utiliza uma linguagem inovadora e aborda temas como urbanização, imigração e a vida nas grandes cidades.

A narrativa e os personagens

A obra apresenta uma variedade de personagens e situações, explorando diferentes aspectos da vida urbana e rural. Os contos revelam o cotidiano de pessoas comuns, suas lutas, alegrias e desilusões. Mário de Andrade utiliza uma linguagem fluida e coloquial, aproximando o leitor das histórias e dos personagens.

Resumo da história

Os contos abordam temas como a relação entre cidade e campo, a imigração e os conflitos sociais. Em “O Peru de Natal”, por exemplo, o autor retrata a vida de um casal de imigrantes italianos no interior de São Paulo. Já em “Ladrão de Gado”, a história gira em torno de um conflito entre um peão e seu patrão. Em “A Escrava que não é Isaura”, Mário de Andrade critica a idealização da figura da escrava doméstica na sociedade brasileira.

Personagens Principais

  • Imigrantes italianos: Presentes em “O Peru de Natal”, representam a luta pela sobrevivência e a adaptação a um novo país.
  • Peão e patrão: Protagonistas de “Ladrão de Gado”, revelam as tensões sociais e econômicas no meio rural.
  • Escrava doméstica: Central em “A Escrava que não é Isaura”, é um símbolo da exploração e das relações de poder na sociedade brasileira.

Análise e possíveis perguntas de prova

Em “Contos Novos”, Mário de Andrade mostra sua habilidade em retratar a diversidade e complexidade da sociedade brasileira, ao mesmo tempo em que critica as injustiças e desigualdades presentes em diferentes estratos sociais. Em uma prova, o aluno pode ser questionado sobre a relação entre os contos e o contexto histórico do modernismo brasileiro, as características estilísticas do autor, a representação dos personagens e a crítica social presente nas narrativas.

Conclusão

“Contos Novos” é uma obra fundamental da literatura brasileira, que revela a genialidade de Mário de Andrade como escritor e como observador atento da sociedade. Através de seus contos, o autor nos convida a refletir sobre a realidade do país e a buscar uma compreensão mais profunda de suas contradições e desafios. É uma leitura imprescindível para quem deseja conhecer a riqueza da literatura nacional e a complexidade da vida social e cultural do Brasil.