Clique Vestibular

Últimos Cantos

Gonçalves Dias

DESCRIÇÃO & SINÓPSE

Últimos Cantos" reúne vários dos versos mais célebres do autor, dentre os quais “I-Juca Pirama”: poemeto épico em dez cantos breves que narra o drama de pai e filho da tribo Tupi, às voltas com os Timbira. Os poemas presentes na edição possuem temáticas diversas, características do Romantismo de Gonçalves Dias, como o indianismo, o bucolismo, o próprio ato de fazer poesia, o amor, o carpe diem, a metafísica, entre outros

AVALIAÇÕES

{{ reviewsTotal }}{{ options.labels.singularReviewCountLabel }}
{{ reviewsTotal }}{{ options.labels.pluralReviewCountLabel }}
{{ options.labels.newReviewButton }}
{{ userData.canReview.message }}

RESUMO DO LIVRO

Últimos Cantos de Gonçalves Dias: um resumo

Os Últimos Cantos é uma obra do poeta brasileiro Gonçalves Dias, lançada em 1851. Neste livro, o autor retrata a sua saudade da terra natal e a sua visão sobre a realidade do povo brasileiro, mesclando elementos líricos e épicos em seus poemas.

O Narrador

O narrador dos Últimos Cantos é o próprio Gonçalves Dias, que expressa seus sentimentos e memórias por meio de versos e estrofes. Sua voz lírica ressoa em toda a obra, revelando suas reflexões e visões de mundo.

Resumo da história

O livro é composto por poesias que retratam a saudade do autor de sua terra natal, o Maranhão, e a exaltação da cultura e da natureza do Brasil. Gonçalves Dias também aborda temas como o amor, a liberdade, a morte e a religiosidade, explorando a diversidade cultural e étnica do país.

Personagens Principais

  • Gonçalves Dias: O próprio autor se apresenta como o principal personagem de seus poemas, revelando suas emoções, lembranças e reflexões.
  • Nativos brasileiros: Muitos poemas trazem personagens anônimos que representam a cultura e o povo brasileiro, enaltecendo suas tradições e costumes.
  • Amada: Em alguns versos, o poeta expressa seus sentimentos de amor e saudade por uma mulher amada, que é retratada de forma idealizada em suas composições.

Análise crítica e possíveis questões de prova

Gonçalves Dias é conhecido por sua contribuição para a valorização da identidade nacional e a exaltação da cultura brasileira. Em Últimos Cantos, ele se destaca por sua habilidade em mesclar diferentes temas, como a saudade, a natureza exuberante, a diversidade étnica e as tradições indígenas, criando uma obra rica em simbolismo e emoção.

Uma prova sobre a obra pode abordar questões sobre a visão do autor em relação à cultura brasileira, interpretação de trechos específicos de seus poemas, conexão entre a saudade e a identidade nacional, entre outros temas relevantes presentes na obra.

Conclusão

Os Últimos Cantos de Gonçalves Dias representam uma importante contribuição para a literatura brasileira, destacando-se pela sensibilidade do autor em retratar a alma e a cultura do povo brasileiro. A obra é um testemunho lírico e emocionante que transcende as fronteiras do tempo, mantendo-se relevante e inspiradora até os dias atuais.