Clique Vestibular

NOTÍCIAS

UFMA PAES 2022: provas aconteceram em clima de tranquilidade

Foram 40.240 candidatos inscritos. E mais de 70% desse quantitativo compareceram aos locais de prova, sendo 11.955 faltosos.

O Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior – PAES 2022 para preenchimento de vagas da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASul) aconteceu neste domingo(22), em clima de tranquilidade. As provas ocorreram em 20 cidades onde têm campi da UEMA e nas 3 cidades onde têm UEMASUL.

Foram 40.240 candidatos inscritos. E mais de 70% desse quantitativo compareceram aos locais de prova, sendo 11.955 faltosos. O certame foi aplicado em etapa única.

Neste ano, o tema da redação foi “Que importam a solidariedade e o amor? Viver a vida na igualdade é apodrecer num charco”.

                                                                                                        

O vestibular ocorreu dentro da normalidade, conforme informou o Presidente da Comissão do Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior (PAES/2023), Prof. José Sampaio Júnior. “Consideramos que tudo ocorreu dentro da normalidade, com tranquilidade, sem problemas, sem incidentes”, frisou o presidente.

O vice-reitor Walter Canales destacou “que esse é um momento importante para a Universidade. Esperamos que todos se saiam da melhor forma possível. A UEMA recebe de braços abertos esses alunos. A Instituição completa 40 anos de existência. Um momento marcante e, assim, esperamos receber esses futuros alunos para que façam parte dessa história”.

Para o candidato Adriel Frasão, que escolheu o curso de Engenharia Mecânica, as expectativas estão em alta. “Escolhi Engenharia Mecânica. Já é a segunda vez que tento, mas a ideia é não desistir nunca. Então, minhas expectativas são as melhores. Me preparei bastante. Estudei muito. Gosto muito de Matemática e Física e agora vou à luta e que eu faça parte da UEMA”, disse ele.

A candidata Aline Santos, é de Alto Alegre e tenta o vestibular pela primeira vez. “Não sou daqui, mas já iniciei os estudos para Engenharia Civil. Estou no primeiro período numa faculdade particular. Os gastos são muitos por não ser daqui de São Luís. E a ideia é passar numa universidade pública de qualidade como a UEMA. Meu coração está acelerado, as expectativas em alta de que tudo vai dar certo. Estudei bastante e agora é hora de aplicar o que estudei, os conhecimentos e dar meu melhor”, destacou.

                                                                                                                  

Entre os cursos mais concorridos estão: Curso de Formação de Oficiais Polícia Militar- Feminino, com 180,57 candidatas por vaga; e o Curso de Medicina – Campus Caxias, com 150,55 candidatos por vaga.

A etapa única foi composta de prova com 60 questões objetivas de múltipla escolha e uma produção textual, acontecendo em São Luís, Colinas, Caxias, São João dos Patos, Bacabal, Barra do Corda, Balsas, Codó, Santa Inês, Coelho Neto, Timon, Grajaú, Pinheiro, Presidente Dutra, Lago da Pedra, Pedreiras, Zé Doca, Coroatá, Itapecuru-Mirim, São Bento, Imperatriz, Açailândia e Estreito.

O PAES 2022 irá selecionar candidatos para os cursos de graduação, na modalidade presencial. O seletivo oferece 3.370 vagas para UEMA e 905 para UEMASUL.

O gabarito será divulgado amanhã (23). O resultado final está previsto para ser divulgado em junho de 2022.

                                                                                                                  

Por Paula Lima

Fotos: Rafael Carvalho

ÚLTIMAS NOTÍCIAS