Clique Vestibular

ENEM

Enem exigirá que estudante use máscara.

Medida causa polêmica entre estudantes

Devido a pandemia de Covid19, o INEP decidiu que  toso os candidatos deverão utilizar mascaras durante todo o período da prova

O próximo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que ocorrerá no início de 2021, publicou no Diário Oficial da União nexta sexta (31), que a regra valerá tanto para a prova digital, quanto para a prova impressa.

De acordo com a retificação do Edital, o estudante poderá levar mascaras reservas para trocar durante a prova, quem  se recusar a utilizar será eliminado. 

Para pessoas com autismo, deficiência intelectual, deficiências sensoriais ou outras deficiências que as impeçam o uso adequado o uso não será obrigatório.

Além do uso de máscaras, o edital também exigeo distanciamento no momento que o estudante se apresentar para fazer a prova.

O trecho do edita diz “Comparecer ao local de provas utilizando máscara para proteção à Covid-19. A máscara deve cobrir totalmente o nariz e a boca do participante, desde a sua entrada até sua saída do local de provas. Será permitido que o participante leve máscara reserva para troca durante a aplicação”.

Esse decisão, apesar de esperada, devido a pandemia de corona, dividiu os estudantes.

O estudante Pedro Cass, 26 anos, é a favor da nova regra, a de acordo com ele  “por ser  uma sala fechada com uma ventilação que provavelmente deixa a desejar na maioria dos locais de aplicação da prova é necessário sim usar a mascara“, Já Livia Jardim Silverson é contra, apesar de reconhecer que a pandemia é grave, ela diz que a mascara causa desconforto, e consequentemente perda de rendimento: “Imagine fazer uma prova por mais de 5 horas, respirando dentro de uma máscara”. A estudante Danielle Cova, 18 anos, que prestará  medicina reforça a aprovação da medida:“olha,entendo que é ruim usar a máscara, principalmente por conta do calor e para quem tem problemas respiratórios ou alergias, vai ser difícil a realização da prova com a máscara por conta de todos esses entraves, e também tem os problemas quanto a comer e beber, porém é um mal necessário, e eu concordo que tem que ser usado sim.”

“O uso de máscara é necessário, especialmente em locais fechados com várias pessoas, assim sendo, é lógico que seja obrigatório durante a aplicação do ENEM. Contudo, algumas questões devem ser suscitadas: a indicação é que uma máscara caseira seja usada por, no máximo, 3 horas ininterruptas. Passado esse prazo ela deve ser trocada. Considerando o tempo total gasto entre chegar ao local de provas e fazer a prova toda, serão necessárias de 2 a 3 máscaras. Como gerenciar isso? Outro problemas é para aqueles que usam óculos. Invariavelmente as lentes embaçam. As estratégias que impedem isso são apenas paliativas, no longo prazo normalmente não funcionam. Isso pode gerar um desconforto que trará impacto negativo para o candidato” diz o professor Michel, do curso Mendel de Vitória ES.

Inclusive a hashtag #CancelaEnem subiu  ao topo da rede social  Twitter. A pergunta que fica é, será que a pandemia estará controlada até o dia da prova? Só a vacina e o tempo irá dizer.