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Estude Artes para o ENEM: 13 Questões Comentadas para Garantir Sua Nota

Confira questões de Artes do ENEM com gabarito e resolução comentada para turbinar seus estudos e garantir a aprovação!
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Estude Artes para o ENEM: 13 Questões Comentadas para Garantir Sua Nota

Estudar Artes para o ENEM é muito mais do que decorar nomes de artistas ou estilos. Envolve compreender o contexto histórico, cultural e social em que a arte está inserida.
Abaixo, você encontra 13 questões reais do ENEM, gabarito oficial e uma resolução comentada para ajudar a entender o porquê de cada resposta. Assim, você estuda de forma crítica e não apenas decora.

Questões

Questão 1 – 2016 – INEP – ENEM – Prova Amarela – Segundo Dia

A obra de Túlio Piva poderia ser objeto de estudo nos bancos escolares, ao lado de Noel, Ataulfo e Lupicínio. Se o criador optou por permanecer em sua querência? Santiago, e depois Porto Alegre, a obra alçou voos mais altos, com passagens na Rússia, Estados Unidos e Venezuela. Tem que ter mulata, seu samba maior, é coisa de craque. Um retrato feito de ritmo e poesia, uma ode ao gênero que amou desde sempre. E o paradoxo: misto de gaúcho e italiano, nascido na fronteira com a Argentina, falando de samba, morro e mulata, com categoria. E que categoria! Uma batida de violão que fez a história. O tango transmudado em samba.

RAMIREZ, H.; PIVA, R. (Org.). Túlio Piva: pra ser samba brasileiro. Porto Alegre: Programa Petrobras Cultural, 2005 (adaptado).

O texto é um trecho da crítica musical sobre a obra de Túlio Piva. Para enfatizar a qualidade do artista, usou-se como recurso argumentativo o(a):

a) contraste entre o local de nascimento e a escolha pelo gênero samba.
b) exemplo de temáticas gaúchas abordadas nas letras de sambas.
c) alusão a gêneros musicais brasileiros e argentinos.
d) comparação entre sambistas de diferentes regiões.
e) aproximação entre a cultura brasileira e a argentina.

Questão 2 – 2016 – INEP – ENEM – Prova Amarela – Segundo Dia

O Google Art é uma ferramenta on-line que permite a visitação virtual dos mais importantes museus do mundo e a visualização de suas obras de arte. Por meio da tecnologia Street View e de um veículo exclusivamente desenvolvido para o projeto, fotografou-se em 360 graus o interior de lugares como o MoMA, de Nova York, o Museu Van Gogh, em Amsterdã, e a National Gallery, de Londres.

O resultado é que se pode andar pelas galerias assim como se passeia pelas ruas com o Street View. Além disso, cada museu escolheu uma única obra de arte de seu acervo para ser fotografada com câmeras de altíssima resolução, ou gigapixel. As imagens contêm cerca de sete bilhões de pixels, o que significa que é mais de mil vezes mais detalhada do que uma foto de câmera digital comum. Além disso, todas as obras vêm acompanhadas de metadados de proveniência, tais como títulos originais, artistas, datas de criação, dimensões e a quais coleções já pertenceram. Os usuários também podem criar suas próprias coleções e compartilhá-las pela web.

Disponível em: http://oglobo.globo.com. Acesso em: 3 out. 2013 (adaptado).

As tecnologias da computação possibilitam um novo olhar sobre as obras de arte. A prática permite que usuários:

a) guiem virtualmente um veículo especial através dos melhores museus do mundo.
b) reproduzam as novas obras de arte expostas em museus espalhados pelo mundo.
c) criem novas obras de arte em 360 graus, consultem seus metadados e os compartilhem na internet.
d) visitem o interior e as obras de arte de todos os museus do mundo em 3D e em altíssima resolução.
e) visualizem algumas obras de arte em altíssima resolução e, simultaneamente, obtenham informações sobre suas origens e composição.

Questão 3 – 2016 – INEP – ENEM – Prova Amarela – Segundo Dia

O hip hop tem sua filosofia própria, com valores construídos pela condição das experiências vividas nas periferias de muitas cidades. Colocando-se como um contraponto à miséria, às drogas, ao crime e à violência, o hip hop busca interpretar a realidade social. Seu objetivo é justamente encontrar saídas e fornecer uma alternativa à população excluída.

SOUZA, J.; FIALHO, V. M.; ARALDI, J. Hip hop: da rua para a escola. Porto Alegre: Sulina, 2008.

As autoras abordam no texto um movimento cultural que também tem características reconhecidas:

a) nos traços e formas que representam personagens de olhos desproporcionalmente maiores e expressivos, conhecidos como mangá.
b) nas formas de se vestir e de cortar os cabelos com objetivos contestadores à ordem social, próprios do movimento punk.
c) nas frases e dizeres de qualquer espécie, rabiscados sobre fachadas de edifícios, que marcam a pichação.
d) nos movimentos leves e sincronizados com os pés que deslocam o dançarino, denominado moonwalk.
e) nas declamações rápidas e ritmadas de um texto, com alturas aproximadas, características do rap.

Questão 4 – 2015 – INEP – ENEM – Prova Azul – Segundo Dia

Ao se apossarem do novo território, os europeus ignoraram um universo de antiga sabedoria, povoado por homens e bens unidos por um sistema integrado.
A recusa em se inteirar dos valores culturais dos primeiros habitantes levou-os a uma descrição simplista desses grupos e à sua sucessiva destruição.
Na verdade, não existe uma distinção entre a nossa arte e aquela produzida por povos tecnicamente menos desenvolvidos. As duas manifestações devem ser encaradas como expressões diferentes dos modos de sentir e pensar das várias sociedades, mas também como equivalentes, por resultarem de impulsos humanos comuns.
SCATAMACHIA, M. C. M. In: AGUILAR, N. (Org.). Mostra do redescobrimento: arqueologia. São Paulo: Fundação Bienal de São Paulo – Associação Brasil 500 anos artes visuais, 2000
De acordo com o texto, inexiste distinção entre as artes produzidas pelos colonizadores e pelos colonizados, pois ambas compartilham o(a):

a) suporte artístico.
b) nível tecnológico.
c) base antropológica.
d) concepção estética.
e) referencial temático.

Questão 5 – 2015 – INEP – ENEM – Prova Azul – Segundo Dia

Um relacionamento de grupo saudável exige um número de indivíduos trabalhando interdependentemente para completar um projeto, com total participação individual e contribuição pessoal. Se uma pessoa domina, os outros membros têm pouco crescimento ou prazer na atividade, não existe um verdadeiro relacionamento no grupo. O teatro é uma atividade artística que exige o talento e a energia de muitas pessoas – desde a primeira ideia de uma peça ou cena até o último eco de aplauso. Sem esta interação não há lugar para o ator individualmente, pois sem o funcionamento do grupo, para quem iria ele representar, que materiais usaria e que efeitos poderia produzir? O aluno-ator deve aprender que “como atuar”, assim como no jogo, está intrinsecamente ligado a todas as outras pessoas na complexidade da forma da arte. O teatro improvisacional requer relacionamento de grupo muito intenso, pois é a partir do acordo e da atuação em grupo que emerge o material para as cenas e peças.
SPOLIN, V. Improvisação para o teatro. São Paulo: Perspectiva, 2008
Com base no texto, as diferenças e similaridades dos atores são aceitas no teatro de improvisação quando:

a) todos experimentam o teatro juntos e sem julgamentos.
b) uma parte do grupo comanda a outra, exercendo o poder.
c) a opinião de alguns tem valor e demonstra a sua capacidade individual.
d) a individualidade se destaca e traz à tona o talento daquele que é o melhor.
e) uma pessoa precisa dominar, comandando as ações do grupo, sem acordos.

Questão 6 – 2015 – INEP – ENEM – Prova Azul – Segundo Dia

Síntese entre erudito e popular Na região mineira, a separação entre cultura popular (as artes mecânicas) e erudita (as artes liberais) é marcada pela elite colonial, que tem como exemplo os valores europeus, e o grupo popular, formado pela fusão de várias culturas: portugueses aventureiros ou degredados, negros e índios. Aleijadinho, unindo as sofisticações da arte erudita ao entendimento do artífice popular, consegue fazer essa síntese característica deste momento único na história da arte brasileira: o barroco colonial.
MAJORA, C. BrHistória, n. 3, mar. 2007 (adaptado).
No século XVIII, a arte brasileira, mais especificamente a de Minas Gerais, apresentava a valorização da técnica e um estilo próprio, incluindo a escolha dos materiais. Artistas como Aleijadinho e Mestre Ataíde têm suas obras caracterizadas por peculiaridades que são identificadas por meio:

a) do emprego de materiais oriundos da Europa e da interpretação realista dos objetos representados.
b) do uso de recursos materiais disponíveis no local e da interpretação formal com características próprias.
c) da utilização de recursos materiais vindos da Europa e da homogeneização e linearidade representacional.
d) da observação e da cópia detalhada do objeto representado e do emprego de materiais disponíveis na região.
e) da utilização de materiais disponíveis no Brasil e da interpretação idealizada e linear dos objetos representados.

Questão 7 – 2015 – INEP – ENEM – Prova Azul – Segundo Dia

O texto revela que a aceitação da representação do belo na obra de arte está condicionada à:

a) incorporação de grandes correntes teóricas de uma época, conferindo legitimidade ao trabalho do artista.
b) atemporalidade do tema abordado pelo artista, garantindo perenidade ao objeto de arte então elaborado.
c) inserção da produção artística em um projeto estético e ideológico determinado por fatores externos.
d) apropriação que o pintor faz dos grandes temas universais já recorrentes em uma vertente artística.
e) assimilação de técnicas e recursos já utilizados por movimentos anteriores que trataram da temática.

Questão 8 – 2015 – INEP – ENEM – Prova Azul – Segundo Dia

Na exposição “A Artista Está Presente”, no MoMA, em Nova Iorque, a performer Marina Abramovic fez uma retrospectiva de sua carreira. No meio desta, protagonizou uma performance marcante. Em 2010, de 14 de março a 31 de maio, seis dias por semana, num total de 736 horas, ela repetia a mesma postura. Sentada numa sala, recebia os visitantes, um a um, e trocava com cada um deles um longo olhar sem palavras. Ao redor, o público assistia a essas cenas recorrentes.
ZANIN, L. Marina Abramovic, ou a força do olhar. Disponível em: http://blogs.estadao.com.br. Acesso em: 4 nov. 2013
O texto apresenta uma obra da artista Marina Abramovic, cuja performance se alinha a tendências contemporâneas e se caracteriza pela:

a) inovação de uma proposta de arte relacional que adentra um museu.
b) abordagem educacional estabelecida na relação da artista com o público.
c) redistribuição do espaço do museu, que integra diversas linguagens artísticas.
d) negociação colaborativa de sentidos entre a artista e a pessoa com quem interage.
e) aproximação entre artista e público, o que rompe com a elitização dessa forma de arte.

Questão 9 – 2015 – INEP – ENEM – Prova Azul – Segundo Dia

O rap constitui-se em uma expressão artística por meio da qual os MCs relatam poeticamente a condição social em que vivem e retratam suas experiências cotidianas.
SOUZA, J.; FIALHO, V. M.; ARALDI, J. Hip hop: da rua para a escola. Porto Alegre: Sulina, 2008.
O “relato poético” é uma característica fundamental desse gênero musical, em que o:

a) MC canta de forma melodiosa as letras, que retratam a complexa realidade em que se encontra.
b) rap se limita a usar sons eletrônicos nas músicas, que seriam responsáveis por retratar a realidade da periferia.
c) rap se caracteriza pela proximidade das notas na melodia, em que a letra é mais recitada do que cantada, como em uma poesia.
d) MC canta enquanto outros músicos o acompanham com instrumentos, tais como o contrabaixo elétrico e o teclado.
e) MC canta poemas amplamente conhecidos, fundamentando sua atuação na memorização de suas letras.

Questão 10 – 2015 – INEP – ENEM – Prova Azul – Segundo Dia

A dança moderna propõe em primeiro lugar o conhecimento de si e o autodomínio. Minha proposta é esta: através do conhecimento e do autodomínio chego à forma, à minha forma – e não o contrário. É uma inversão que muda toda a estética, toda a razão do movimento. A técnica na dança tem apenas uma finalidade: preparar o corpo para responder à exigência do espírito artístico.
VIANNA, K.; CARVALHO, M.A. A dança. São Paulo: Siciliano, 1990
Na abordagem dos autores, a técnica, o autodomínio e o conhecimento do bailarino estão a serviço da:

a) padronização do movimento da dança.
b) subordinação do corpo a um padrão.
c) concretização da criação pessoal.
d) ideia preconcebida de forma.
e) busca pela igualdade entre os bailarinos.

Questão 11 – 2014 – INEP – ENEM – Prova Cinza – Segundo Dia

Se observarmos o maxixe brasileiro, a beguine da Martinica, o danzón de Santiago de Cuba e o ragtime norte-americano, vemos que todos são adaptações da polca. A diferença de resultado se deve ao sotaque inerente à música de cada colonizador (português, espanhol, francês e inglês) e, em alguns casos, a uma maior influência da música religiosa.
CAZES, H. Choro: do quintal ao Municipal. São Paulo: Editora 34, 1998 (adaptado).
Além do sotaque inerente à música de cada colonizador e da influência religiosa, que outro elemento auxiliou a constituir os gêneros de música popular citados no texto?

a) A região da África de origem dos escravos, trazendo tradições musicais e religiosas de tribos distintas.
b) O relevo dos países, favorecendo o isolamento de comunidades, aumentando o número de gêneros musicais surgidos.
c) O conjunto de portos, que favorecem o trânsito de diferentes influências musicais e credos religiosos.
d) A agricultura das regiões, pois o que é plantado exerce influência nas canções de trabalho durante o plantio.
e) O clima dos países em questão, pois as temperaturas influenciam na composição e vivacidade dos ritmos.

Questão 12 – 2014 – INEP – ENEM – Prova Cinza – Segundo Dia

Os mesmos objetivos que a teatróloga Spolin propõe para o espetáculo são válidos em cada momento durante o processo de aprendizagem, onde o teatro, enquanto manifestação viva e espontânea, deve estar presente em todos os momentos. Da mesma forma como a plateia de espectadores é normalmente pouco estimulada por emoções que pertencem ao passado, o jogador no palco não explora a si mesmo (suas emoções) através de um processo de identificação subjetivo, mas atua em função do momento presente.
KOUDELA, I. D. Jogos teatrais. São Paulo: Perspectiva, 2006
O jogo teatral permite a liberdade de ação e o estabelecimento de contato com o ambiente e a ação espontânea se desenvolve de forma a:

a) ocultar a atuação do ator, dispensando a renovação das emoções, que são desestimulantes.
b) estimular a lembrança de momentos passados para salientar a importância das novas emoções.
c) entender os processos que se desenvolvem no palco com a exploração dos seus próprios sentimentos.
d) experienciar emoções novas, que surgem no presente, sem a exploração das velhas emoções do ator.
e) vivenciar alguns momentos, que Spolin acredita serem pertencentes ao processo subjetivo do ator.

Questão 13 – 2014 – INEP – ENEM – Prova Cinza – Segundo Dia

Floresta tropical, Rio de Janeiro, Brasil. Em meio às árvores, os pássaros gorjeiam, oh!, alegremente. De repente, uma batucada daquelas bem brasileira. Aí, tucanos, garças, canários e araras e outras aves enlouqueceram numa coreografia tipo “a cara do Brasil”. A imagem é cortesia de Rio, animação de Carlos Saldanha. Ao fundo, Real in Rio – na versão brazuca, Favo de Mel –, música de Sérgio Mendes e Carlinhos Brown, letra da americana Siedah Garrett, e esperança brasileira na cerimônia de entrega do Oscar 2012. Com trechos como “Nós somos os melhores no ritmo/ é por isso que amamos o Carnaval/ a mágica pode acontecer de verdade no Rio/ tudo é selvagem e livre/ não se sinta sozinho porque aqui é a nossa casa”, Brown, Mendes e Garrett vendem o eterno clichê de samba-suor-futebol desta terra tropical.
CHARLSON, F.; LOS/kC), G. Um sonho bem brasileiro. Jornal de Brasília, 26 fev. 2012 (adaptado).
A música Real in Rio, de Brown, Mendes e Garrett, que integra a animação Rio, foi composta para:

a) sintetizar os gêneros e estilos da música carioca em uma única obra.
b) demonstrar a possibilidade de compor um samba redigido em língua inglesa.
c) compor o tema central da trilha sonora da produção de Carlos Saldanha.
d) promover o gênero samba-enredo, que é característico do carnaval carioca.
e) constituir acompanhamento musical para a coreografia das aves na animação.

Gabarito oficial

QuestãoResposta
1A
2E
3E
4C
5A
6B
7C
8D
9C
10C
11A
12D
13C

Resolução Comentada das Questões de Artes do ENEM

Questão 1 – Resposta: A

O texto destaca o paradoxo da obra de Túlio Piva: sendo gaúcho e italiano, nascido na fronteira com a Argentina, ele escolhe o samba — gênero musical tipicamente brasileiro e associado a outras regiões. A argumentação usa o contraste entre a origem e a escolha musical para enfatizar a qualidade do artista e sua originalidade.

Questão 2 – Resposta: E

O Google Art possibilita a visualização em altíssima resolução de obras selecionadas e o acesso a metadados (informações sobre a obra, autor, datas, etc.). Não é possível visitar todos os museus nem criar obras novas, mas ver detalhes e informações específicas. A alternativa E resume corretamente esses aspectos.

Questão 3 – Resposta: E

O hip hop, movimento citado no texto, inclui a prática do rap, que se caracteriza por declamações rápidas e ritmadas, aproximadas em altura, que são formas poéticas e musicais. As outras alternativas falam de mangá, punk, pichação e moonwalk, que não estão relacionados diretamente ao rap.

Questão 4 – Resposta: C

O texto reforça que não há distinção entre as artes colonizadoras e colonizadas porque ambas resultam da base antropológica — ou seja, expressam modos humanos comuns de sentir e pensar, independentemente do grau tecnológico ou material.

Questão 5 – Resposta: A

No teatro improvisacional, a interação e o crescimento coletivo são fundamentais. O texto explica que o grupo funciona bem quando todos participam igualmente e sem julgamentos, permitindo o verdadeiro relacionamento e prazer em atuar.

Questão 6 – Resposta: B

A arte barroca colonial em Minas Gerais, exemplificada por Aleijadinho e Mestre Ataíde, usava os recursos materiais locais e apresentava uma interpretação formal com características próprias, ou seja, não apenas uma cópia europeia, mas uma adaptação com identidade regional.

Questão 7 – Resposta: C

A aceitação da representação do belo na arte depende de sua inserção em um projeto estético e ideológico específico, ou seja, a arte reflete fatores externos, como a cultura e as correntes ideológicas da época, e não é um fenômeno isolado.

Questão 8 – Resposta: D

A performance de Marina Abramovic caracteriza-se pela negociação colaborativa de sentidos entre artista e público — a interação do olhar e da presença cria um espaço de significado compartilhado, típico da arte contemporânea relacional.

Questão 9 – Resposta: C

O rap é conhecido por uma estrutura em que a letra é mais recitada do que cantada, com poucas variações melódicas — o que aproxima o gênero da poesia falada, como ressaltado no enunciado.

Questão 10 – Resposta: C

Na dança moderna, a técnica, o autodomínio e o conhecimento pessoal são meios para a expressão da criação individual, permitindo que o bailarino encontre sua própria forma, e não para seguir padrões ou padronização.

Questão 11 – Resposta: A

O texto menciona que o maxixe, beguine, danzón e ragtime são adaptações da polca influenciadas pelos diferentes colonizadores. Outro elemento importante para essa diversidade musical é a região da África de origem dos escravos, pois suas tradições musicais e religiosas influenciaram diretamente os ritmos locais.

Questão 12 – Resposta: D

Segundo a teatróloga Spolin, o jogo teatral estimula o ator a experienciar emoções novas no presente, sem a exploração das emoções antigas ou memórias passadas. Isso promove espontaneidade e presença no momento.

Questão 13 – Resposta: C

A música “Real in Rio” foi composta para integrar a trilha sonora da animação de Carlos Saldanha, reforçando a atmosfera da obra. A alternativa C expressa isso claramente.

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