A Polícia Federal (PF) lançou nesta quarta-feira (16/10) a quarta fase da Operação Passe Livre, que visa combater fraude em vestibulares de medicina em faculdades particulares nos estados do Pará, Piauí, São Paulo e Tocantins. A operação incluiu 27 mandados de busca para desmantelar uma organização criminosa que cobrava R$ 2 mil para realizar provas no lugar dos candidatos.
Essa nova fase é um desdobramento das investigações iniciadas em fevereiro, focadas em fraudes nos exames do ENEM de 2022 e 2023. Durante as apurações, surgiram indícios de que o esquema também envolvia vestibulares online de medicina, revelando a existência de 63 investigados e adulterações em exames em quatro estados.
Fraude em vestibulares de medicina
O grupo criminoso utilizava técnicas sofisticadas para burlar os sistemas de segurança desses vestibulares online, permitindo que terceiros tivessem acesso às provas. Em alguns casos, membros da quadrilha realizavam os exames em nome dos candidatos. Em uma situação particular, a organização fraudou provas simultâneas para até nove candidatos, contando com vários cúmplices para resolver as questões.
A PF descobriu que o esquema envolvia transações bancárias, com valores pagos sendo distribuídos entre os fraudadores responsáveis por responder às questões. Até o momento, mais de 30 pessoas foram associadas diretamente às atividades ilícitas, seja resolvendo as provas ou fornecendo as respostas.
Possíveis Crimes e Punições
Os envolvidos podem enfrentar acusações por estelionato, associação criminosa, falsidade ideológica e uso de documento falso, além de outros crimes que possam surgir no decorrer das investigações. A autorização para esta fase da operação foi concedida pelo Ministro da Justiça e Segurança Pública, destacando a necessidade de repressão uniforme a um esquema com repercussão nacional.
O nome da operação, Passe Livre, refere-se à facilidade com que o grupo conseguia executar as fraudes.
Para mais informações:
Comunicação Social da Polícia Federal em Marabá
Contato: (91) 98393-0775
E-mail: cs.srpa@pf.gov.br
Fonte: https://www.gov.br/pf/pt-br/assuntos/noticias/2024/10/pf-desarticula-fraude-em-vestibular-online-de-medicina