Clique Vestibular

NOTÍCIAS

Quais áreas de trabalho existem para quem ama animais?

Você também gostaria de trabalhar com animais e não sabe que profissão escolher? confira abaixo algumas opções, com ou sem nível superior

Não é novidade alguma que, hoje em dia, cada vez mais, os pets já estão considerados, e tratados, como um membro da família.

Ou seja, esqueça aquela imagem de cãozinho que, ao anoitecer, precisava se recolher para fora da casa até o dia seguinte.

Justamente, por conta do amor dos humanos pelos animais, estão crescendo a cada dia as opções de trabalho junto ao mundo animal, seja como um médico veterinários, um zootécnico, até um passeador de cão, o mercado nunca esteve tão positivo nessa área.

Você também gostaria de trabalhar com animais e não sabe que profissão escolher? Então, confira abaixo algumas opções, com ou sem nível superior.

Médico Veterinário

Não poderia ser diferente, a profissão de médico veterinário encabeça nossa lista, que é o profissional responsável por cuidar e tratar de bichos, quer seja de pequeno ou grande porte.

Esse profissional pode atender tanto animais domésticos, como gato e cachorro, como silvestres. O veterinário faz o atendimento clínico, cirurgias, e prescreve medicamentos.

Para exercer a profissão, que tem um amplo campo de trabalho a escolher, é preciso cursar uma faculdade de medicina veterinária.

Zootécnico

Embora seja parecido com medicina veterinária, na verdade, esse curso é mais voltado para o setor agropecuário. Assim, um profissional zootécnico está preparado para planejar e coordenar a criação de bovinos, suínos, ovinos e aves.

Entre suas funções está a de garantir que os animais estejam vivendo em ambiente seguro, com higiene e alimentação adequadas, com boa saúde física e mental. Esse profissional pode trabalhar realizando pesquisas e inspeções, além de áreas mais especializadas como nutrição e melhoramento genético.

Biólogo

Outra profissão que está em alta e em contato direto com o reino animal é a de Biólogo, que exige graduação em Biologia ou Ciências Biológicas. Esse profissional pode trabalhar com análise, pesquisa e até como professor, além de atuar no controle de pragas, estudos farmacêuticos, programas de preservação ambiental, pesquisas genéticas.

Essas são profissões, entre outras, como Cientista Natural, Oceanógrafo, Terapeuta Ocupacional, Zoólogo ou zoologista, que trabalham com animais, porém, exigem nível superior.

Áreas que só exigem cursos

Mas, se você ama animais e gostaria de trabalhar nessa área, mas não tem nível superior, saiba que existem profissões que não exigem nível superior, existindo a possibilidade de realizar cursos. Algumas delas são:

 

Passeador de Cães

Não se engane, cães são fofos, mas ser um passeador de cães ou dog walker exige muito mais do que apenas gostar de pets, pois esse profissional também precisa ter os olhos bem atentos para a saúde do animal.

Um passeador de cães precisa ter a sensibilidade bem aguçada, saber dialogar com o animal, recolher as fezes do cão, como agir se o cachorro entrar em uma briga com outro cachorro na rua, caso se machuque. Quem se interessar em ser um passeador de cães, deve saber que existem muitos cursos, inclusive online, para preparar esse profissional.

 

Banho e tosa

Uma profissão que está super em alta é a de tosador que, geralmente, trabalha com banho e tosa e não requer curso superior, até mesmo com um curso de banho e tosa online gratuito você pode ter noções básicas para começar na profissão ou até mesmo montar um negócio próprio.

Mas, embora possa parecer algo muito simples, o profissional que presta esse tipo de serviço precisa saber como tratar um animal, geralmente, assustado.

Esse profissional, além de dar banho e aparar os pelos, precisa estar bem atento para informar à qualquer possível problema, desde apatia, raiva, ouvido ou olhos inflamados, doenças de pele, como a presença de pulgas, carrapatos, machucados, que precisam ser imediatamente reportados ao dono.

Esse profissional também pode preparar os peludos para exposições, criando até estilos diferentes de cortes.

Embora não seja exigido nível superior, é necessário que esse profissional se capacite, o que pode ser feito com as muitas opções de cursos, até online.

No mais, quem não possui nível superior também pode investir em cursos livres de Adestrador, Treinador, entre outros.