Clique Vestibular

As Três Marias

Rachel de Queiroz

DESCRIÇÃO & SINÓPSE

Nova edição de As três Marias com prefácio de Heloísa Buarque de Hollanda e fortuna crítica com textos de Mário de Andrade e Fran Martins. Publicada originalmente em 1939, a obra conta a história de três amigas inseparáveis, da infância em um colégio de freiras à vida adulta. Neste romance de formação, Rachel de Queiroz retrata o processo de ajustamento ao mundo pelos olhos das meninas e convida o leitor a acompanhá-las desde os medos e as incertezas da juventude até o amadurecimento. Maria da Glória dedicou-se à maternidade e à família, Maria José, sempre devota, voltou a morar com a mãe e virou professora, e Maria Augusta, diferente das amigas, determinou-se a construir o próprio caminho: trabalhou como datilógrafa em Fortaleza e, lá, apaixonou-se. É quando a autora vai mais fundo na perspectiva social e na agudeza da observação psicológica. E em nada estas três Marias perdem para as três estrelas da constelação de Orion, que se destacam alinhadas e reluzentes no céu e serviram de inspiração para apelidar as personagens: notórias e brilhantes na lembrança de todos que as conhecem.

AVALIAÇÕES

{{ reviewsTotal }}{{ options.labels.singularReviewCountLabel }}
{{ reviewsTotal }}{{ options.labels.pluralReviewCountLabel }}
{{ options.labels.newReviewButton }}
{{ userData.canReview.message }}

RESUMO DO LIVRO

As Três Marias: Um resumo do livro de Rachel de Queiroz

As Três Marias é um romance escrito por Rachel de Queiroz e publicado em 1939. A obra se passa no sertão nordestino e aborda questões sociais e culturais da região. O livro retrata a vida de três mulheres (Marias) e suas relações com o contexto em que vivem.

O Narrador

O livro é narrado em terceira pessoa, o que permite ao leitor analisar as situações de forma mais imparcial. O narrador apresenta a história das três Marias e contextualiza suas vidas no cenário do sertão nordestino.

Resumo da história

O enredo gira em torno de três mulheres: Maria Rita, Maria Mariana e Maria José, que são conhecidas como as Três Marias. Cada uma delas representa um aspecto da realidade do sertão: a seca, a religiosidade e a luta pela sobrevivência. O livro descreve as dificuldades enfrentadas por essas mulheres e como elas buscam superar as adversidades do meio em que vivem.

Personagens Principais

  • Maria Rita: Conhecida como a Maria da Severina, representa a seca e a aridez do sertão. É uma mulher forte e determinada, que luta para manter sua família unida mesmo diante das dificuldades.
  • Maria Mariana: Conhecida como a Maria das Dores, simboliza a religiosidade presente na vida do sertanejo. É uma mulher fervorosamente católica, que encontra na fé a força para enfrentar as adversidades do cotidiano.
  • Maria José: Conhecida como a Maria das Graças, representa a luta pela sobrevivência e a busca por uma vida melhor. É uma mulher sonhadora, que almeja uma vida diferente da que leva no sertão.

Análise e possíveis questões em uma prova

O livro aborda questões sociais e culturais do sertão nordestino, como a seca, a religiosidade e a luta pela sobrevivência. Rachel de Queiroz utiliza uma linguagem regionalista, com expressões típicas da região, que enriquecem a narrativa e aproximam o leitor do contexto da história. Além disso, a autora faz críticas à desigualdade social e às condições de vida precárias enfrentadas pelas pessoas no sertão.

Uma possível questão em uma prova poderia abordar a representação simbólica das Três Marias, relacionando cada uma delas a aspectos específicos do sertão nordestino. Outra questão poderia explorar a forma como a autora utiliza a linguagem regionalista para ambientar a história e criar proximidade com o leitor.

Conclusão

As Três Marias é uma obra importante da literatura brasileira, que retrata de forma sensível e realista a vida no sertão nordestino. Rachel de Queiroz utiliza sua escrita para fazer críticas sociais e mostrar a força e a resiliência das mulheres que vivem nesse contexto. O livro é um retrato fiel da realidade do sertão e uma leitura indispensável para quem deseja compreender melhor as questões sociais e culturais do Nordeste brasileiro.