CliqueVestibular - Portal de Vestibular e Enem

SALA DE ESTUDOS

Balanceamento por oxirredução

Para reações simples e oxirredução, é possível determinar os coeficientes pelo método das tentativas, mas, para as mais complexas.

Prof: Felipe Garcia da silva

Determinando os coeficientes em reações de oxirredução.

 Para reações simples e oxirredução, é possível determinar os coeficientes pelo método das tentativas, mas, para as mais complexas, costuma-se usar o método da equação global.

Como as reações de oxirredução envolvem transferência de elétrons, esse método consiste em igualar o número de elétrons recebidos. Para tanto, seguimos estas etapas:

  1. Determinamos o NOX dos átomos de todos os elementos participantes da reação nos reagentes e nos produtos;
  2. Verificamos quais espécies sofrem variação de NOX;
  3. Determinamos a variação total da oxidação e redução, obtemos esse valor multiplicando a variação de NOX pela atomicidades do elemento (número de átomos desse elemento presente na fórmula);
  4. Igualamos o número de elétrons cedidos e recebidos colocando a variação da oxidação como coeficiente da espécie que sofreu redução e a variação da redução como coeficiente da espécie que sofreu oxidação;
  5. Encontramos os demais coeficientes por tentativas.

 Vamos ver algum exemplo:

1º.

H

I

+

H2

S

O4

—>

H2

S

+

H2

O

+

I2

+1

-1

 

+1

+6

-2

 

+1

-2

 

+1

-2

 

0

Determinação da variação total da oxidação e redução (delta):

            Oxidação – a variação é 1 e a atomicidade é 1(HI)

                        (Delta) = 1.1 = 1.

            Redução – variação de 8 (+6 para -2) atomicidade = 1 (H2SO4)

                        (Delta) = 8.1 = 8.

Igualando o número de elétrons cedidos e recebidos, temos:

            Oxidação: = 1 ——–> 8HI –> I2.

            Redução: = 8 ———> 1H2SO4 —> H2S

Então:

            8HI + 1H2SO4 —> H2S + H2O + I2.

Estabelecemos a proporção da reação. Agora, completamos os outros coeficientes por tentativas:

            8HI + 4H2SO4 —> 1H2S + 4H2O + 4I2.

 

2º.

K2

Cr2

O7

+

H

Cl

–>

K

Cl

+

Cr

Cl3

+

H2

O

+

Cl2

+1

+6

-2

 

+1

-1

 

+1

-1

 

+3

-1

 

+1

-2

 

0

            Oxidação (delta) = 1.2=2

            Redução (delta) = 3.2=6

Observa-se que no cálculo da variação do NOX da oxidação consideramos a atomicidade 2, em vez de 1, isso porque nem todos os átomos de cloro se oxidaram.

Estabelecemos a proporção:

2K2Cr2O7 + HCl —> KCl + CrCl3 + H2O + 6Cl2

Por tentativas, acertamos os outro coeficientes:

2K2Cr2O7 + 28HCl –> 4KCl +4CrCl3 + 14H2O +6Cl2.

Simplificamos por 2

K2Cr2O7 + 14HCl –> 2KCl +2CrCl3 + 7H2O +3Cl2.

 

 

 

Salinha de Estudos

Estude com a gente no Discord! Escolha salinhas com ou sem música, com câmera ou sem, e tenha a companhia de outros estudantes. Bora focar juntos!

Vestibunautas - Grupo de estudos no whatsapp

Não estude sozinho! Entre no nosso grupo no WhatsApp e tenha a companhia de outros estudantes. Compartilhe dicas, foco e motivação!"

Notícias Pelo whatsapp

Fique por dentro do ENEM e vestibulares! Receba notícias e novidades direto no nosso grupo no WhatsApp ou Telegram. Não perca nada importante!