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SALA DE ESTUDOS

Como a Probabilidade Aparece no ENEM e por que ela é importante

A probabilidade é um dos temas que não só cai com frequência, mas que também testa a compreensão dos candidatos sobre eventos do cotidiano.

No ENEM, a matemática tem um papel crucial, e a probabilidade é um dos temas que não só cai com frequência, mas que também testa a compreensão dos candidatos sobre eventos do cotidiano. Desde lançamentos de dados até sorteios de cartas, entender os fundamentos da probabilidade é essencial para garantir pontos preciosos na prova. Este artigo traz uma análise detalhada sobre como a probabilidade é cobrada no exame, com exemplos reais e dicas para dominar o assunto.

O Que é Probabilidade?

A probabilidade mede a chance de um evento acontecer, com base no espaço amostral – o conjunto de todos os possíveis resultados. Por exemplo, ao lançar uma moeda, o espaço amostral inclui os resultados “cara” e “coroa”. No ENEM, compreender esses conceitos básicos é essencial para resolver questões complexas, como a de 2019, que pedia para calcular a probabilidade de se obter uma senha correta de quatro dígitos, com todos diferentes entre si.

Como Calcular a Probabilidade

A fórmula básica da probabilidade é expressa como p(E) = n(E) / n(Ω). Aqui, n(E) representa o número de resultados favoráveis, e n(Ω) o número total de resultados possíveis. Um exemplo prático? Em 2015, uma questão do ENEM perguntava a probabilidade de um cliente ganhar um prêmio ao escolher uma lata de refrigerante premiada entre várias comuns. Usando a fórmula, os alunos precisavam determinar a chance de sucesso do cliente.

Tipos de Eventos em Probabilidade

No ENEM, tipos de eventos, como os mutuamente exclusivos, são frequentemente explorados. Esses eventos não podem ocorrer ao mesmo tempo – como obter cara e coroa em um único lançamento de moeda. Uma questão de 2017, por exemplo, apresentou um cenário de escolha entre duas opções, onde a compreensão de eventos mutuamente exclusivos era necessária para a resolução correta.

Eventos Complementares

Eventos complementares são aqueles que, juntos, cobrem todos os resultados possíveis. Se a probabilidade de um evento A é p(A), a probabilidade do evento complementar é 1 - p(A). Uma questão do ENEM de 2021 desafiou os alunos a calcular a probabilidade de não se tirar uma bola vermelha de uma urna, exigindo o uso desse conceito.

Interseção e União de Eventos

No contexto de probabilidade, interseção se refere à ocorrência simultânea de dois eventos, enquanto união refere-se à ocorrência de pelo menos um deles. Em 2014, uma questão envolvia a interseção de dois eventos ao se calcular a probabilidade de um estudante gostar tanto de matemática quanto de física.

Probabilidade Condicional: O Que É e Como Aparece no ENEM

A probabilidade condicional é usada para calcular a chance de um evento ocorrer dado que outro já ocorreu. Expressa por P(B|A), ela foi explorada no ENEM de 2016, em uma questão onde era necessário determinar a probabilidade de um segundo evento com base na ocorrência do primeiro, dentro do contexto de um experimento de genética.

Questões Reais do ENEM Sobre Probabilidade

A probabilidade é um tema recorrente no ENEM, com questões que variam de simples a complexas. Em 2020, por exemplo, uma questão pedia para calcular a probabilidade de uma pessoa ser escolhida aleatoriamente para uma tarefa, destacando a importância de entender as bases desse conceito. Outro exemplo, de 2018, envolvia a seleção de bolas coloridas de uma urna, exigindo uma análise cuidadosa do espaço amostral.

Resolução Passo a Passo de Questões de Probabilidade do ENEM

Vamos resolver uma questão real para ilustrar o processo. Considere a questão de 2017, onde se pedia para calcular a probabilidade de um aluno ser escolhido entre um grupo para ganhar um prêmio. A solução envolvia identificar o espaço amostral e os eventos favoráveis, aplicando a fórmula básica de probabilidade para chegar ao resultado.

Dicas para Estudar Probabilidade para o ENEM

Estudar probabilidade requer mais do que memorizar fórmulas. É essencial compreender os conceitos por trás delas e praticar com exercícios diversificados. Revisar regularmente e focar em questões de provas anteriores pode fazer a diferença. O uso de simulados e vídeos explicativos, como os do Descomplica, pode facilitar ainda mais o entendimento.

Prática Constante com Exercícios de Provas Anteriores

A prática é a chave para dominar a probabilidade no ENEM. Resolver questões de edições passadas, como a de 2019, que envolvia combinações e permutações, ajuda a fixar o conteúdo. Além disso, é importante diversificar os tipos de exercícios para cobrir todos os aspectos do tema.

A probabilidade é uma área que pode parecer desafiadora, mas com prática constante e o uso das dicas certas, é possível dominá-la. Enfrentar as questões de probabilidade no ENEM com confiança pode garantir pontos valiosos na prova. Continue praticando e abordando os problemas com a estratégia correta para alcançar o sucesso.

Perguntas Frequentes sobre Probabilidade no ENEM

  1. Qual a melhor forma de estudar probabilidade para o ENEM?
    • Praticar questões anteriores e revisar os conceitos básicos frequentemente.
  2. Como a probabilidade é cobrada no ENEM?
    • Principalmente em questões que envolvem análise combinatória e cálculos de eventos.
  3. Qual é a fórmula básica de probabilidade?
    • p(E) = n(E) / n(Ω), onde n(E) é o número de resultados favoráveis e n(Ω) o total de resultados possíveis.
  4. Quais são os tipos mais comuns de eventos em probabilidade?
    • Mutuamente exclusivos, complementares, interseção e união.
  5. Por que a probabilidade é importante no ENEM?
    • Porque aparece com frequência e testa a aplicação prática dos conceitos em situações do dia a dia.

Questão 01

(Enem 2015) Em uma central de atendimento, cem pessoas receberam senhas numeradas de 1 até 100. Uma das senhas é sorteada ao acaso.

Qual a probabilidade de a senha sorteada ser um número de 1 a 20?

a. 1/100
b. 19/100
c. 20/100
d. 21/100
e. 80/100

Resposta

Gabarito: Letra C

Questão 02

(Enem 2010 2ª aplicação) Em uma reserva florestal existem 263 espécies de peixes, 122 espécies de mamíferos, 93 espécies de répteis, 1 132 espécies de borboletas e 656 espécies de
aves.

Se uma espécie animal for capturada ao acaso, qual a probabilidade de ser uma borboleta?

a. 63,31%
b. 60,18%
c. 56,52%
d. 49,96%
e. 43,27%

Resposta

Gabarito: Letra D

Questão 3

(Enem 2017 – 2ª aplicação) Um programa de televisão criou um perfil em uma rede social, e a ideia era de que esse perfil fosse sorteado para um dos seguidores, quando esses fossem em número de um milhão. Agora que essa quantidade de seguidores foi atingida, os organizadores perceberam que apenas 80% deles são realmente fãs do programa. Por conta disso, resolveram que todos os seguidores farão um teste, com perguntas objetivas referentes ao programa, e só poderão participar do sorteio aqueles que forem aprovados.  Estatísticas revelam que, num teste dessa natureza, a taxa de aprovação é de 90% dos fãs e de 15% dos que não são fãs.

De acordo com essas informações, a razão entre a probabilidade de que um fã seja sorteado e a probabilidade de que o sorteado seja alguém que não é fã do programa é igual a

a. 1
b. 4
c. 6
d. 24
e. 96

 Resposta

Gabarito: Letra D

Questão 4

(Enem 2017) Um morador de uma região metropolitana tem 50% de probabilidade de atrasar-se para o trabalho quando chove na região; caso não chova, sua probabilidade de atraso é de 25%. Para um determinado dia, o serviço de meteorologia estima em 30% a probabilidade da ocorrência de chuva nessa região.

Qual é a probabilidade de esse morador se atrasar para o serviço no dia para o qual foi dada a estimativa de chuva?

a. 0,075

b. 0,150

c. 0,325

d. 0,600

e. 0,800

Esconder Resposta

Gabarito: Letra C

(Enem 2013) Numa escola com 1 200 alunos foi realizada uma pesquisa sobre o conhecimento desses em duas lı́nguas estrangeiras, inglês e espanhol. Nessa pesquisa constatou-se que 600 alunos falam inglês, 500 falam espanhol e 300 não falam qualquer um desses idiomas.

Escolhendo-se um aluno dessa escola ao acaso e sabendo-se que ele não fala inglês, qual a probabilidade de que esse aluno fale espanhol?

a. 1/2

b. 5/8

c. 1/4

d. 5/6

e. 5/14

Resposta

Gabarito: Letra A

Questão 6

(Enem/2012) O diretor de uma escola convidou os 280 alunos de terceiro ano a participarem de uma brincadeira. Suponha que existem 5 objetos e 6 personagens numa casa de 9 cômodos; um dos personagens esconde um dos objetos em um dos cômodos da casa.

O objetivo da brincadeira é adivinhar qual objeto foi escondido por qual personagem e em qual cômodo da casa o objeto foi escondido. Todos os alunos decidiram participar. A cada vez um aluno é sorteado e dá a sua resposta.

As respostas devem ser sempre distintas das anteriores, e um mesmo aluno não pode ser sorteado mais de uma vez. Se a resposta do aluno estiver correta, ele é declarado vencedor e a brincadeira é encerrada.

O diretor sabe que algum aluno acertará a resposta porque há:

a) 10 alunos a mais do que possíveis respostas distintas
b) 20 alunos a mais do que possíveis respostas distintas
c) 119 alunos a mais do que possíveis respostas distintas
d) 260 alunos a mais do que possíveis respostas distintas
e) 270 alunos a mais do que possíveis respostas distintas

Resposta

Gabarito: Letra A

Questão 7

(Enem/2012) Em um jogo há duas urnas com dez bolas de mesmo tamanho em cada urna. A tabela a seguir indica as quantidades de bolas de cada cor em cada urna.

CorUrna 1Urna 2
Amarela40
Azul31
Branca22
Verde13
Vermelha04

Uma jogada consiste em:

  • 1.º: o jogador apresenta um palpite sobre a cor da bola que será retirada por ele da urna 2
  • 2.º: ele retira, aleatoriamente, uma bola da urna 1 e a coloca na urna 2, misturando-a com as que lá estão
  • 3.º: em seguida ele retira, também aleatoriamente, uma bola da urna 2
  • 4.º: se a cor da última bola retirada for a mesma do palpite inicial, ele ganha o jogo

Qual cor deve ser escolhida pelo jogador para que ele tenha a maior probabilidade de ganhar?

a) Azul
b) Amarela
c) Branca
d) Verde
e) Vermelha

Resposta

Gabarito: Letra A

Questão 8

(Enem/2013) Numa escola com 1.200 alunos foi realizada uma pesquisa sobre o conhecimento desses em duas línguas estrangeiras: inglês e espanhol.

Nessa pesquisa constatou-se que 600 alunos falam inglês, 500 falam espanhol e 300 não falam qualquer um desses idiomas.

Escolhendo-se um aluno dessa escola ao acaso e sabendo-se que ele não fala inglês, qual a probabilidade de que esse aluno fale espanhol?

a) 1/2
b) 5/8
c) 1/4
d) 5/6
e) 5/14

Resposta

Gabarito: Letra A

Questão 9

(Enem/2013) Considere o seguinte jogo de apostas:

Numa cartela com 60 números disponíveis, um apostador escolhe de 6 a 10 números. Dentre os números disponíveis, serão sorteados apenas 6.

O apostador será premiado caso os 6 números sorteados estejam entre os números escolhidos por ele numa mesma cartela.

O quadro apresenta o preço de cada cartela, de acordo com a quantidade de números escolhidos.

Quantidade de números

escolhidos em uma cartela

Preço da Cartela
62,00
712,00
840,00
9125,00
10250,00

Cinco apostadores, cada um com R$ 500,00 para apostar, fizeram as seguintes opções:

  • Arthur: 250 cartelas com 6 números escolhidos
  • Bruno: 41 cartelas com 7 números escolhidos e 4 cartelas com 6 números escolhidos
  • Caio: 12 cartelas com 8 números escolhidos e 10 cartelas com 6 números escolhidos
  • Douglas: 4 cartelas com 9 números escolhidos
  • Eduardo: 2 cartelas com 10 números escolhidos

Os dois apostadores com maiores probabilidades de serem premiados são:

a) Caio e Eduardo
b) Arthur e Eduardo
c) Bruno e Caio
d) Arthur e Bruno
e) Douglas e Eduardo

Resposta

Gabarito: Letra A

Questão 10

(Enem 2023) Em um colégio público, a admissão no primeiro ano se dá por sorteio. Neste ano há 55 candidatos, cujas inscrições são numeradas de 01 a 55. O sorteio de cada número de inscrição será realizado em etapas, utilizando-se duas urnas. Da primeira urna será sorteada uma bola, dentre bolas numeradas de 0 a 9, que representará o algarismo das unidades do número de inscrição a ser sorteado e, em seguida, da segunda urna, será sorteada uma bola para representar o algarismo das dezenas desse número. Depois do primeiro sorteio, e antes de se sortear o algarismo das dezenas, as bolas que estarão presentes na segunda urna serão apenas aquelas cujos números formam, com o algarismo já sorteado, um número de 01 a 55.

As probabilidades de os candidatos de inscrição número 50 e 02 serem sorteados são, respectivamente,

  1. 1/50 e 1/60
  2. 1/50 e 1/50
  3. 1/50 e 1/10
  4. 1/55 e 1/54
  5. 1/100 e 1/100

Resposta

Gabarito: Letra A