Clique Vestibular

SALA DE ESTUDOS

Surrealismo

Entenda o Surrealismo
Explorar o inconsciente, o sonho, a loucura; afastar-se de tudo que fosse antagônico à lógica e estivesse fora do controle da consciência.

Esse movimento foi fundado em Zurique, na Suiça, por um grupo de artistas e intelectuais, durante a Primeira Guerra Mundial (1914 – 1918). Suas inquietações eram derivadas da desconfiança na ciência, na religião, na moral, enfim… Nada disso havia impedido o espetáculo hediondo da Guerra; o irracionalismo tomara conta da Europa e de todos os valores tradicionais que sustentavam essa civilização.

Vale lembrar que nesse momento, o pensamento do psicanalista Sigmund Freud trazia inovações ao revelar que muitos dos atos humanos não estão ligados ao encadeamento lógico.

A ausência de controle exercido pela razão e o “automatismo psíquico puro” indicavam os novos rumos da arte.

Seria muito interessante você apreciar algumas obras de Salvador Dali (1887 – 1985). Ele é um dos pintores mais conhecidos do surrealismo. Em sua tela A persistência da Memória é significativo perceber que a precisão dos relógios se confronta com a deformação dos mesmos, marcando a ausência da lógica e da razão que deveriam reger a vida.

Algumas características do Surrealismo

  • valoriza a intervenção fantasiosa na realidade;
  • ressalta o automatismo contra o domínio da consciência;
  • as formas da realidade são completamente abandonadas.