A Universidade Estadual de Londrina (UEL) abriu nesta quinta-feira (18), às 17h, as inscrições para o Vestibular 2025. Este ano, o processo seletivo será realizado em fase única, nos dias 17 e 18 de novembro, diferente dos anos anteriores.
A inscrição custa R$ 181 e pode ser feita até o dia 9 de setembro no portal da Coordenadoria de Processos Seletivos (COPS) da universidade.
Os candidatos devem preencher o formulário online e imprimir o boleto para pagamento da taxa.
No total, a UEL oferecerá 3.180 vagas em 53 cursos de graduação presenciais, incluindo vagas reservadas para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e a Prova Paraná Mais.
O resultado do vestibular será divulgado no dia 10 de janeiro de 2025.
Novo Formato
A UEL aprovou em março deste ano a realização do vestibular em apenas uma fase, levando em consideração a reformulação do Ensino Médio, que alterou a carga horária e as disciplinas.
Serão dois dias de provas para a maioria dos cursos. Os candidatos aos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Visuais, Design de Moda, Design Gráfico e Música farão a prova de habilidades específicas no dia 29 de setembro.
No primeiro dia de provas, será aplicada a prova de Conhecimentos Gerais, interdisciplinar, com 60 questões de múltipla escolha, abrangendo disciplinas como Artes, Biologia, Filosofia, Física, Geografia, História, Língua Portuguesa e Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Matemática e Química.
No segundo dia, os candidatos farão a prova de Redação e a prova discursiva de Conhecimentos Específicos, sendo duas indicadas pelos colegiados de cada um dos 53 cursos e uma terceira de Sociologia, comum a todos.