Clique Vestibular

NOTÍCIAS

UFPR define datas das provas do Vestibular 2023

A Universidade Federal do Paraná definiu as datas das provas do Vestibular 2023

A Universidade Federal do Paraná definiu as datas das provas do Vestibular 2023, que ocorrerá em duas fases, depois de duas edições em fase única. A primeira fase será no dia 23 de outubro e a segunda, em 4 de dezembro. Para os cursos que tiverem provas específicas e de habilidades específicas, elas serão aplicadas no dia 5 de dezembro.

O edital do Processo Seletivo 2023 e o Guia do Candidato serão publicados em julho, com todas as informações sobre inscrições, quadro de vagas e as provas específicas de cada curso. No entanto, a UFPR decidiu antecipar a divulgação das datas de provas para facilitar o planejamento dos vestibulandos e também das escolas. “Além disso, a antecipação permite que a UFPR organize de forma mais tranquila tanto o processo seletivo quanto as ações futuras relacionadas à recepção dos alunos, início das aulas, etc.”, afirma o coordenador geral do Núcleo de Concursos da UFPR, professor José Carlos Eidam.

Conforme anunciou no início de abril o reitor Ricardo Marcelo Fonseca, o retorno do Vestibular UFPR ao modelo de duas fases busca valorizar as habilidades de leitura e escrita, tanto nas provas específicas quanto na de redação.

Além disso, com a realização de ambas as fases ainda no ano de 2022, a UFPR readequa o calendário do vestibular ao calendário civil, depois de dois anos de descompasso por causa da pandemia de Covid-19. Assim, os candidatos aprovados no próximo vestibular iniciarão as aulas no primeiro trimestre de 2023, como ocorria antes da pandemia.

A UFPR já divulgou também, no dia 8 de abril, o programa oficial de provas e a relação das obras de referência para as provas de Literatura Brasileira, Sociologia e Filosofia do Vestibular 2023.

 

Fases

A prova da primeira fase do Vestibular 2023, no dia 23 de outubro, terá 90 questões objetivas, assim distribuídas: 12 de Língua Portuguesa; 5 de Filosofia; 5 de Sociologia; 6 Literatura; 8 de Língua Estrangeira Moderna (Alemão, Espanhol, Francês, Inglês, Italiano, Japonês e Polonês); 9 de Matemática; 9 de Biologia; 9 de Física; 9 de Química; 9 de Geografia e 9 de História.

A segunda fase, marcada para 4 de dezembro, consiste numa prova de compreensão e produção de textos, com três questões discursivas, e será aplicada para os aprovados na primeira fase em todos os cursos.

No dia 5 de dezembro serão aplicadas as provas específicas, cada uma delas constituída por 7 questões discursivas, nas disciplinas de Matemática, Biologia, Física, Química, Geografia, História, Sociologia e Filosofia. A relação com os cursos que optam pela prova específica será divulgada no Guia do Candidato.

Nessa mesma data acontecerão as provas de habilidades específicas para os cursos de Design de Produto e Música. Informações completas sobre essas provas serão publicadas no edital do Vestibular 2023, em julho.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS