Clique Vestibular

SALA DE ESTUDOS

Alimento transgênicos

Os alimentos transgênicos estão à frente de uma verdadeira guerra conceitual,

Os alimentos transgênicos estão à frente de uma verdadeira guerra conceitual, onde alguns defendem a criação de variedades genéticas modificadas visando suprir as carências alimentares no mundo e outras que estão preocupadas com as possíveis interferências ao ambiente e a saúde humana.

Considerando os impactos positivos dos alimentos transgênicos podemos citar a possibilidade de criação de produtos cada vez mais resistentes às variações climáticas, aos ataques de pragas, ampliação dos horas de transporte, aumento da quantidade de substâncias nutritivas, etc.

Em relação aos impactos negativos, os principais são: danos ao ambiente e riscos à saúde humana. Ao alterar geneticamente uma planta, há sempre o risco dessa espécie provocar uma reação em cadeia, afetando todo o ecossistema, eliminando alguma espécie de planta ou animal. Em relação à saúde humana, algumas toxinas e as substâncias que provocam alergias são as principais ameaças.

Como é produzido um vegetal transgênico

  • É realizado um bombardeio com microesferas cobertas com o DNA sobre milhões de células de uma planta a ser modificada que poderá criar uma nova variedade genética.
  • O DNA bombardeado é incorporado ao genoma das células da planta.
  • As células bombardeadas são selecionadas obtendo-se apenas aquelas com o gene desejado.
  • As células escolhidas iniciam a regeneração de plantas adultas.
  • As plantas adultas produzirão sementes que originarão uma nova linhagem genética.

Na realidade existe uma necessidade global de ampliação das ofertas alimentares, onde os transgênicos parecem ser uma solução. Como exemplo podemos citar que em 2030 a população mundial ultrapassará os 8 bilhões de pessoas e a agricultura não acompanhará este aumento. Hoje existem cerca de 800 milhões de pessoas, 18% da população dos países em desenvolvimento que não têm comida suficiente à mesa. Entretanto, os alertas quanto a possíveis danos provocados por intervenções dos transgênicos devem ser avaliados.

Novas discussões devem ser realizadas na tentativa de ampliar os impactos positivos e reduzir os negativos, garantindo uma harmonia entre produção e utilização destes alimentos.

OBS: Os principais alimentos transgênicos são: a soja, o milho, o algodão, a mandioca, o inhame, a batata-doce, o tabaco, o arroz, o tomate e o trigo.