Clique Vestibular

GUIA DE PROFISSÕES

DESENHO INDUSTRIAL

DESENHO INDUSTRIAL

Descrição

O desenho industrial é uma profissão que combina criatividade, habilidades técnicas e conhecimentos em design para criar produtos funcionais e esteticamente agradáveis. Os desenhistas industriais são responsáveis por projetar desde objetos do cotidiano, como eletrodomésticos e móveis, até equipamentos complexos, como veículos e máquinas industriais.

Esses profissionais trabalham em estreita colaboração com engenheiros, arquitetos e outros especialistas para desenvolver produtos que atendam às necessidades dos usuários, levando em consideração aspectos como ergonomia, usabilidade, sustentabilidade e viabilidade técnica.

Além disso, os desenhistas industriais também podem se envolver no desenvolvimento de embalagens, identidade visual de marcas e até mesmo em projetos de design de interiores. Eles utilizam ferramentas como softwares de modelagem 3D, CAD (Computer-Aided Design) e prototipagem rápida para visualizar e testar suas ideias antes da produção em larga escala.

Período de Formação

O período médio de formação na área de desenho industrial é de quatro anos, correspondendo a um curso de graduação em Design Industrial. No entanto, é importante ressaltar que a formação não se encerra com a obtenção do diploma, pois o mercado de trabalho está em constante evolução e exige atualização constante por parte dos profissionais.

Currículo do Curso

  • Desenho técnico
  • Teoria do design
  • Modelagem 3D
  • Prototipagem
  • Ergonomia
  • Materiais e processos de fabricação
  • Design de produto
  • Design de embalagens
  • Design de interiores
  • Marketing e gestão de projetos

Aptidões para Cursar

Para cursar desenho industrial, é importante ter habilidades criativas, visão espacial, capacidade de comunicação visual e interesse por tecnologia. Além disso, é necessário ter conhecimentos básicos em matemática, física e informática, pois essas disciplinas são fundamentais para o desenvolvimento de projetos na área.

Também é importante ter capacidade de trabalhar em equipe, pois os desenhistas industriais frequentemente colaboram com outros profissionais em projetos multidisciplinares. Ter habilidades de resolução de problemas e capacidade de adaptação a novas tecnologias e tendências também são características valorizadas nessa profissão.

Especializações

No campo do desenho industrial, existem diversas especializações que os profissionais podem seguir para aprimorar suas habilidades e se destacar no mercado de trabalho. Algumas das especializações comuns incluem:

  • Design de produtos eletrônicos
  • Design de móveis
  • Design de automóveis
  • Design de embalagens
  • Design de interiores
  • Design de joias

Campo de Trabalho

O campo de trabalho para os desenhistas industriais é amplo e diversificado. Eles podem atuar em empresas de diversos setores, como indústria automobilística, eletrodomésticos, móveis, brinquedos, embalagens, entre outros. Também é comum encontrar desenhistas industriais trabalhando como freelancers ou em escritórios de design.

Além disso, com a crescente preocupação com a sustentabilidade e a inovação, os desenhistas industriais têm sido cada vez mais requisitados para desenvolver produtos eco-friendly e soluções inovadoras para os desafios do mundo moderno.

Referências

No Brasil, algumas universidades se destacam na área de desenho industrial, oferecendo cursos de graduação e pós-graduação na área. Algumas delas são:

  • Universidade de São Paulo (USP)
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
  • Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Além das universidades nacionais, a Universidade de Arte e Design de Lausanne (ECAL), na Suíça, é reconhecida internacionalmente por sua excelência na formação de desenhistas industriais.

Conclusão

O desenho industrial é uma profissão que combina criatividade, habilidades técnicas e conhecimentos em design para criar produtos funcionais e esteticamente agradáveis. Os desenhistas industriais são responsáveis por projetar uma ampla variedade de produtos, desde objetos do cotidiano até equipamentos complexos.

Para cursar desenho industrial, é importante ter habilidades criativas, visão espacial e interesse por tecnologia. Além disso, é necessário ter conhecimentos básicos em matemática, física e informática. Existem diversas especializações que os profissionais podem seguir para se aprimorar na área.

O campo de trabalho para os desenhistas industriais é amplo e diversificado, com oportunidades em empresas de diversos setores. Além disso, a preocupação com a sustentabilidade e a inovação tem impulsionado a demanda por profissionais nessa área.

Portanto, se você tem interesse em design, tecnologia e criatividade, o desenho industrial pode ser uma excelente opção de carreira para você.

ONDE ESTUDAR

Nome do CursoUniversidadeSiglaCategoria administrativaVagasIDDENADECCCGrau
DESENHO INDUSTRIALUNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIAUFSMPública Federal403434Bacharelado
DESENHO INDUSTRIALUNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSEUFFPública Federal100--5-Bacharelado
DESENHO INDUSTRIALUNIVERSIDADE NOVE DE JULHOUNINOVEPrivada sem fins lucrativos140--4-Bacharelado
DESENHO INDUSTRIALUNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIROUERJPública Estadual3535-4Bacharelado
DESENHO INDUSTRIALUniversidade Pitágoras Unopar Anhanguera-Privada com fins lucrativos4043-4Bacharelado
DESENHO INDUSTRIALUNIVERSIDADE DE PASSO FUNDOUPFPrivada sem fins lucrativos25----Bacharelado